Minha conta
    X-Men: Conheça a saga da Fênix Negra

    Tudo o que você precisa saber antes da estreia de X-Men: Fênix Negra!

    X-Men: Fênix Negra pretende encerrar a franquia dos mutantes como a conhecemos nos cinemas. O filme vai trazer a ameaça mais poderosa que os heróis já enfrentaram: o lado sombrio de Jean Grey (Sophie Turner). Faltando pouco menos de uma semana para a estreia da produção, chegou a hora de descobrir (ou relembrar) tudo o que você precisa saber para assistir à produção — através dos quadrinhos da Marvel.

    O que é a Fênix Negra

    Nas HQs, Força Fênix é uma manifestação das forças cósmicas de vida, criação e destruição. Sua forma frequentemente é de uma uma ave de rapina em chamas. É mais poderosa do que muitos dos deuses no Universo Marvel e é muito versátil, escolhendo hospedeiros mortais nos quais se incorporar. O mais famoso deles foi Jean Grey.

    Hospedeira

    Nos quadrinhos criados por Chris Claremont e desenhados por Dave Cockrum e John Byrne, a Força Fênix apareceu pela primeira vez quando os X-Men retornaram de uma missão espacial. Jean Grey teria se sacrificado sua vida para pilotar um ônibus espacial e salvar seus companheiros de equipe, mesmo que isso significasse que ela seria exposta a níveis mortais de radiação.

    Entretanto, sua mente pediu por ajuda e a Força Fênix respondeu, aparecendo diante dela e oferecendo: se ela pegasse sua mão, ganharia o "desejo de seu coração". O que Jean mais queria era salvar as vidas dos X-Men e de si mesma, então segurou braço da Força Fênix.

    Assim, a Fênix se manifestou na mutante pela primeira vez, dotando-a de fantásticos poderes cósmicos além de suas habilidades telepáticas comuns. A partir daí, Jean passou a usar um novo traje verde e dourado e um novo codinome: Fênix.

    Conexão

    Quem pensa que a Fênix entrou em contato com Jean pela primeira vez no espaço, engana-se. A Força Fênix foi chamada à Terra quando sentiu que a mente de um humano transcender o reino físico, uma mente que ressoou com a energia da Fênix. Era a jovem Jean Grey, que tinha ligado telepaticamente sua mente a sua amiga que estava morrendo, Annie Richardson, para impedir que a alma de dela fosse para o próximo plano. Ao fazê-lo, a mente de Jean estava sendo arrastada para o "outro lado" com Annie. Fênix emprestou sua energia para romper a conexão e ficou atenta à jovem Jean, pois sentiu uma relação de parentesco com a jovem mutante.

    Fênix Negra

    A Fênix gradualmente assumiu o controle do corpo e mente de Jean Grey. E, claro, seus poderes. Só que uma entidade cósmica lidar com emoções humanas não funciona muito bem. A Fênix se tornou Fênix Negra ao permitir que emoções humanas obscurecessem seu julgamento — muito sob a influência do ilusionista Mastermind, membro do prestigioso e infame Hellfire Club.

    Enquanto a Fênix era a luz e a vida do universo, a Fênix Negra representava poder e destruição. Nesse estado, Fênix era a mais forte, mas também uma entidade maligna que ansiava por poder e destruição. Totalmente incontrolável, Dark Phoenix (no original) era uma força a ser reconhecida, pois não estava vinculada a uma consciência humana. Em determinado momento, a Fênix Negra voou de volta ao espaço, sua verdadeira forma de pássaro de fogo sendo vista em todo o universo.

    Utilizando seu poder recém-recuperado, a Força Fênix viajou para uma galáxia distante e comeu uma estrela, resultando em uma explosão de supernova que destruiu os planetas ao redor — um dos quais era habitado por uma espécie senciente. A Fênix acabara de cometer genocídio por um capricho, e isso chamou a atenção de um império alienígena conhecido como o Shi'ar.

    Ao voltar para a Terra, a Fênix Negra foi capturada pelos X-Men, já que o Fera tinha encontrado um meio de neutralizar o poder dela. Em um embate mental entre Professor Xavier e Fênix Negra, que aconteceu na casa que Jean Grey viveu na infância, Charles consegue chamar a mente de Jean e os dois trabalham telepaticamente para prender a Fênix nos seus próprios poderes.

    Shi'ar

    Só que o Shi'ar, liderado pela Imperatriz Lilandra Neramani, sequestrou os X-Men com a intenção de julgar Jean e a Fênix. Os mutantes, que haviam encontrado uma maneira de permitir que Jean reafirmasse sua própria personalidade sobre a Fênix, não estavam dispostos a deixá-la ser executada por algo que ela tinha feito sob a influência de um ser cósmico todo-poderoso.

    Então, na grande tradição das histórias de aventura, eles desafiaram o Shi'ar ao julgamento tradicional por combate na Lua. E foi lá que "A Saga da Fênix Negra" chegou a uma conclusão tremenda.

    O fim

    No meio tempo, a Fênix fugiu e foi perseguida por Ciclope. Através de telecinese, ela disse a ele que estava perdendo o controle de si mesma e que havia apenas uma maneira de evitar que a Fênix Negra dominasse novamente. Sem o conhecimento do rapaz, Jean usa seus poderes para ativar uma antiga arma de energia Kree atrás dela. Após uma despedida emocionante, ela ativa a arma e morre — sacrificando sua própria vida para salvar o mundo e os X-Men, pondo fim à força cósmica destrutiva conhecida como Fénix.

    Porém, durante o disparo, a Fênix consegue escapar, levantando as cinzas como Força Fênix (e não Fênix Negra) e levando o corpo de Jean para os X-Men. Ao se desculpar para eles, ela revela que se cada um doasse uma parte de si, seria o suficiente para trazer a moça de volta à vida.

    Nos cinemas

    A saga Fênix Negra já foi parcialmente adaptada para as telonas em X-Men - O Confronto Final (2006). O filme incorporou muitos elementos da Dark Phoenix (original), como Jean perdendo o controle de seus poderes, assumindo um novo traje e tendo que morrer para que o mundo pudesse ficar seguro. O que O Confronto Final omitiu foi que o poder de Jean tinha uma origem cósmica, e, claro, todas as coisas com espaço e alienígenas.

    Fênix Negra, por outro lado, manteve algumas dessas coisas. Na trama da produção, Jean Grey sofre um acidente durante uma missão espacial. Ela começa a perder o controle de seus poderes, com o surgimento da Fênix Negra, uma entidade poderosa e malígna, que assume seu corpo. Enquanto seus amigos lutam para ajudá-la, uma misteriosa alienígena (Jessica Chastain) aparece para tentar manipular a mutante.

    O diretor Simon Kinberg já revelou que Lilandra (e consequentemente Shi'ar) e o Hellfire Club (assim como Mastermind) não vão aparecer no filme, mas Jessica Chastain aparece interpretando um personagem sem nome que pode ser algum tipo de alienígena, talvez a própria encarnação da Fênix Negra controlando sua mente.

    E aí, ficou ansioso para assistir ao filme? X-Men: Fênix Negra tem estreia marcada para o dia 6 de junho.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top