Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Cientista explica a viagem no tempo de Vingadores: Ultimato
    Por Roanna Azevedo — 18 de mai. de 2019 às 08:30
    facebook Tweet

    Se até agora você não tinha entendido, parabéns, esse momento é todo seu!

    Apesar de serem duas das maiores mentes brilhantes do Universo Cinematográfico Marvel (perdendo, é claro, para a Shuri de Letitia Wright, já confirmada como a pessoa mais inteligente do MCU), Tony Stark (Robert Downey Jr.) e Bruce Banner (Mark Ruffalo) precisaram da ajuda de alguns cientistas da vida real para explorar o Reino Quântico em Vingadores: Ultimato, como o Dr. Clifford Johnson. O físico é professor na University of Southern California e já trabalhou como consultor de outros projetos da Marvel, incluindo Guerra Infinita (2018), Thor: Ragnarok (2017) e Agent Carter (2015-2016).

    Já que muita gente ficou confusa sobre como a viagem no tempo em Endgame funciona, o cientista resolveu explicá-la em detalhes. Então, preste bastante atenção e não esqueça de tomar nota dos detalhes que achar mais importante, hein? 

    CUIDADO! HÁ SPOILERS DE VINGADORES: ULTIMATO AO LONGO DO TEXTO! 

    Diferentemente de De Volta para o Futuro (1985), que é inclusive motivo de piada para Scott Lang (Paul Rudd) em Ultimato, a versão de viagem no tempo do filme é baseada na teoria das cordas, na existência de multiversos e de linhas de tempo ramificadas. Segundo Johnson, a Marvel queria evitar o paradoxo que faria os personagens voltarem no tempo e mudarem o futuro com suas ações. Por isso, o trabalho dele era ajudá-la a contar a história da melhor forma possível, além de torná-la convincente.

    “Há várias teorias que tentam descrever o universo — e uma das coisas que descobrimos é que múltiplos universos saem das equações. (...) Existem esses universos múltiplos, mas eles são como objetos físicos um ao lado do outro, então pode-se imaginar que é possível ir de um para o outro. Essas conclusões são apenas nossa imaginação; não há provas de que isso seja verdade”, explicou Johnson. 

    Se a versão de viagem no tempo do filme fosse real, ela seria uma explicação mais apropriada de como esse processo poderia funcionar: quando os Vingadores voltam no tempo para recuperar as Joias do Infinito, descobrem que seu passado se torna seu futuro e, consequentemente, seu presente se transforma em seu passado. Parece confuso, mas isso significa que enquanto eles viajam pelo Reino Quântico, a vida de cada um continua de modo linear e causal, não importando em que lugar elas surjam na linha do tempo. É por isso que Tony pode conhecer seu pai, Howard Stark (John Slattery), e conversar sobre dilemas da paternidade; enquanto Steve Rogers (Chris Evans) pode retornar para viver ao lado de Peggy (Hayley Atwell).

    De acordo com o Dr. Johnson, a ciência parece apoiar essa versão, em teoria. O cientista ainda acrescenta que, se viajar no tempo for realmente possível no futuro, o universo irá buscar uma forma de garantir que tudo ocorra sem problemas. “Todas as regras do universo, incluindo a física quântica, conspirarão constantemente para não criarem paradoxos insolúveis. O universo se protegerá do absurdo. Porque, por qualquer motivo, talvez a regra mais duradoura do universo é que ele é compreensível.” 

    Indicado ao MTV Movie & TV Awards 2019 de Melhor Filme, Vingadores: Ultimato ainda está em cartaz nos cinemas brasileiros.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Graci
      Não se apaga uma linha do tempo. Quando o Hulk pegou a jóia com a Anciã e levou para numa nova linha temporal, o universo da Anciã se ferrou para sempre. Não tem como voltar para uma linha temporal da qual se saiu; somente é possível copiar uma linha temporal (universo paralelo) e mesmo assim a cópia nunca é idêntica a original.
    • Laine S.
      mnqnnnajahajwjwjhwhwhwhwhhwhhwwhwhehheeheheheheheueueueueuhewhhwhwwhwhhwyeyeeyuuwueeyeyeyeeyywwyywyeyeheyeheeyyewywyywwuywywywwyyeyyuwuuehwhhwhwuuwh2j2jj2j2k2jj2j2j2j2jj2j2kk2k2j2kj33ii2i3kw
    • Gui Serra
      Do Capitão pode ser explicado q o Hank Pym aperfeiçoou o apetrecho e permitiu que o Capitão aparecesse em outro local diferente da máquina! Lembra q ele tinha uma particula Pym p/voltar depois de devolver as joias!
    • Gui Serra
      Na verdade a única coisa q pode mudar a realidade no filme é retirar uma joia do infinito da linha do tempo original como a Anciã explicou, por isso o Steve foi devolver ao exato local e tempo q foram retiradas, por exemplo ele devolveu p/Anciã no exato momento q o Hulk saiu com a joia do tempo!
    • Gui Serra
      O Rogers pode ter voltado com a particula Pym q ele tinha pro retorno após devolver as joias!Provavelmente ele usou essa particula para chegar em um ponto diferente da máquina (com ctza o Hank Pym pode ter aperfeiçoado o apetrecho)e se sentou no banco com o escudo pro Sam!
    • Gui Serra
      Segundo a teoria do filme a única realidade criada foi a da fuga do Loki! A Anciã mesma fala q só ramifica a linha do tempo se vc tirar uma joia do infinito dela!
    • CyclopsWasRight
      só nessa brincadeira os vingadores já criaram 3 realidades, uma com o Loki fugindo com o cubo, outra em q não existe mais o Thanos, Nebulosa e a Gamora(q foi viver no presente) e outra em q o capitão america foi viver no passado com a peggy.teria sido um plano melhor se alguns dos vingadores tipo o Thor e a Capitã Marvel fossem para o passado em 2018 lá em titã no momento em q o Thanos estava sendo retardado pela Mantis e ai matassem ele, outros vingadores poderiam pegar a joia da mente em 2012 igual aconteceu no filme mesmo(pra não ter q matar o visão) ai levassem as jóias para o presente restaurava todo mundo e depois devolvia só a jóia da mente para não mudar nenhum evento antes do estalar de dedos, enquanto as outras 5 jóias fossem destruidas ou ficassem no presente(pq se devolvessem ela o estalar iria acontecer de novo) e é claro q com isso criaria outra realidade uma em q o estalar de dedos aconteceu e depois foi desfeito Tony e a Nat não morreriam e outra realidade em q o estalar não aconteceu ninguém virou pó, Visão não morreria, mas não posso dizer o mesmo da Gamora, Loki e Heimdall kkk e a morgan talvez não nasceria tbm. esse plano criaria duas realidades a menos, mas não seria um bom filme rs.
    • CyclopsWasRight
      o unico problema é aquele fim com o capitão america, ele deveria ter voltado velho na maquina do tempo ao invés de ficar lá sentado dando a impressão como se tudo o q aconteceu em ultimato tivesse já acontecido antes, sendo q no próprio filme diz q ao voltar no tempo não altera o futuro mas sim cria uma outra realidade...
    • Ronaldo Cesar
      “Todas as regras do universo, incluindo a física quântica, conspirarão constantemente para não criarem paradoxos insolúveis. O universo se protegerá do absurdo. Porque, por qualquer motivo, talvez a regra mais duradoura do universo é que ele é compreensível.” Vi uma teoria em site Nerd, onde um usuário acredita que o Universo é como o grande corpo, e que os seres humanos são como as células, se alguém tentasse viajar para o passado, era como um câncer (uma celula fora do lugar), então o universo ia tentar obliterar a pessoa (mata-la) antes que ela fizesse um estrago com a Realidade.
    • Danilo
      Volto a afirmar, pra cada vez que se estica o pano para costurar um furo, a roupa rasga em outros 2 lugares!!!
    • Jc V.
      Sim, e sofre. Mas é como o cara explica na reportagem da matéria: o universo se protege dos paradoxos, corrindo as coisas. Da mesma forma que ao contornar a pedra a agua do rio volta a se encontrar após passar por esse obstáculo. Os fluxos de tempo não interferem um no outro, e podem se unir num outro ponto futuro, como se nada tivesse acontecido. E isso que é bizarro e fantástico! Confuso né? RsrsMas é como se qdo uma pessoa voltasse no tempo (pedra), ela criasse duas linhas paralelas (dois fluxos) e quando ela volta pro presente, talvez os dois fluxos distintos se conversem...Claro, se trata de um filme de herói, então eles forçam a barra e se apoiam no absurdo deixando muita coisa passar pra que a história siga do jeito que o roteiro quer. Se olhar bem de perto, verá muitos furos (e acho que esse é o seu argumento. Se for está correto), mas levando em conta a licença poética do cinema até que dá pra deixar passar.
    • Leo Freire
      Isso que ainda não explicaram kkk quanto mais falam, mais parece que tem coisa errada
    • Eduardo N.
      O filme n tem furo, o que tem são as explicações kkk ao longo do filme fica claro q só cria uma nova realidade se MUDAR o passado, por isso á anciã fala q se tirar a joia cria uma nova timeline, pq o Dr estranho n a usaria, mudando a história e se devolver a joia de onde tirou apagaria essa realidade , corrigindo o fluxo do tempo, por isso q o Cap América volta no passado na timeline original e passa despercebido na história, por isso q quando o Loki foge com o cubo ele cria uma nova realidade q vai ser contado no Disney+. Fim de papo.
    • Danilo
      E como que o Rogers voltou para entregar o escudo se estava em outro Universo?! Entendeu a situação do 1 remendo outros furos?
    • Danilo
      Realmente uma pedra seria o pulo temporal de Thanos. Tudo que ocorreu a partir dessa pedra não sofreria algum tipo de efeito?!
    • Jc V.
      Errado. São linhas de tempo paralelas, não universos. Nos quadrinhos da Marvel há muito tempo ja trabalham com essa ideia. Com o nome de Realidades Paralelas.O problema é que o MCU resolver chamar de Multiverso, o que faz todo mundo pensar que é um conceito igual usado pela DC. Mas não é.Imagine que o Tempo é um grande rio. Em seu curso há uma pedra, então a correnteza ira se dividir em duas pra contornar essa pedra. Isso são realidadea paralelas: Duas linhas de tempo num mesmo universo (na verdade isso explode a ideia que o universo é de fato uno). No caso, a pedra é a viagem no tempo.Não explica tudo, pois é uma simplificação bem rasa. Mas acho que ajuda a pensar melhor o que aconteceu no filme.
    • Jc V.
      É como explicar o teorema de tales pra peixes. O cara fala faz parecer fácil, mas pra maioria não significa nada kk
    • Leo Freire
      É mais ou menos uma mistura dos dois, é uma viagem no tempo pra um universo paralelo onde ainda não tinha acontecido o estalo. E nesse mesmo universo pra onde eles foram nunca houve o estalar de dedos por que Thanos deixou de existir de lá, assim como a Gamora e a Nebulosa.
    • Danilo
      Bem, então eles não viajaram no tempo e sim foram para uma dimensão paralela?! Certo?! Isso explica porque o estalo do Thanos, não foi anulado quando ele viajou no tempo para a batalha, não era o Thanos que deu o estalo e sim o Thanos de uma dimensão paralela. Então o Capitão América foi para uma dimensão paralela ficou com a Peg e retornou para entregar o escudo para o Falcão?! Gente na boa... o filme é bom!!! Ponto!!! Mas pra cada vez que se estica o pano, para costurar 1 furo, abrem se outros 2 ou 3!!!
    Mostrar comentários
    Back to Top