Minha conta
    Festival de Cannes 2019: O que a crítica está dizendo sobre Bacurau, novo filme de Kleber Mendonça Filho

    Parece que mais uma performance fantástica de Sonia Braga vem por aí!

    Principal representante brasileiro no Festival de Cannes 2019, Bacurau já foi exibido na tradicional mostra de cinema. Sob a direção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, o longa acompanha um pequeno povoado do sertão brasileiro, que vela a perda de uma de suas moradoras mais famosas, Dona Carmelita, aos 94 anos. Porém, logo após tal morte, eles descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa.

    No geral, as críticas são mistas ou positivas, admirando o trabalho visual da produção e sua ambição crítica — apesar de apontarem certos problemas com o roteiro, em comparações com outros trabalhos de Mendonça Filho, como Aquarius e O Som ao Redor. Com elogios para a sintonia do elenco formado por Bárbara ColenUdo KierSilvero Pereira e Karine Teles, o destaque fica nos ombros de Sônia Braga.

    Veja o que os críticos pensam sobre o filme e siga acompanhando nossa cobertura do Festival de Cannes, aqui no site e em nossas redes sociais:

    AdoroCinema: "Bacurau está o tempo todo se transformando, apontando novos caminhos, rompendo com expectativas e ressignificando as imagens mostradas anteriormente. Ao espectador, cabe acompanhar a narrativa como quem tateia um caminho às escuras: aos poucos, sem certezas, aberto às inevitáveis surpresas que virão". Leia a crítica completa.

    The Hollywood Reporter: "Apesar da violência gráfica em sua parte final, a terceira narrativa de Mendonça Filho tem um tom mais leve do que seus antigos trabalhos, combinando uma comédia de pequena cidade ensolarada com uma trama de fábulas e um toque de realismo mágico. É uma mistura impressionante, talvez um pouco rica demais. Apesar de ser lindo visualmente e admirável em ambição, esse neo-faroeste nunca satisfaz como um todo." Leia a crítica completa

    Indiewire: Em alguns aspectos, Bacurau parece ser uma lógica continuação dos outros trabalhos críticos e autorais de Kleber Mendonça Filho. Ao mesmo tempo que é mais forte e inescrutável que os anteriores, ele se aprofunda em terror, quando seus fantasmas se tornam literais e seus heróis pegam em armas. Estrela de Aquarius, Sonia Braga surge sensacional, mais uma vez." Leia a crítica completa.

    The Wrap: "Fala sobre comunidades e exploração, até agitar tais pontos com sangue e músicas de ficção científica, a tal ponto que te desafia a lembrar de quais foram as questões em primeiro lugar. É perturbador e bagunçado, um sonho febril sobre um tempo perturbado no Brasil. E diverte também." Leia a crítica completa

    The Guardian: "Bacurau é um trauma alucinógeno, com um toque de Alejandro Jodorowsky ou de Pelos Caminhos do Inferno, de Ted Kotcheff. Também é um faroeste vingativo que lembra Clint Eastwood em Por um Punhado de Dólares. É um filme estranho, executado com claridade e força brutais." - Leia a crítica completa

    Variety: "Uma versão abrasileirada de Zaroff, o Caçador de Vidas, baseado em recheadas alusões a cultura e política locais, Bacurau é um daqueles raros filmes que seriam melhor se fossem mais burros ou menos ambiciosos." Leia a crítica completa.

    Screen Daily: "Bacurau pode representar uma cidade pequena, que ninguém notaria se sumisse do mapa, mas através de longas, cativantes e frenéticas sequências que são vibrantes em detalhes; Mendonça Filho e Dornelles constroem a sensação de uma cidade vital, próspera e unida. É um lugar pelo qual vale a pena lutar." Leia a crítica completa.

    Le Monde: "Um apelo à resistência num formato de faroeste que é difícil de acreditar ter sido formulado antes da última eleição presidencial no Brasil. E se o refinamento dramático de Bacurau nem sempre se eleva ao nível sagaz de sua intenção política; seu vigor e alegria selvagem carregam a narrativa." Leia a crítica completa

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top