Minha conta
    Com a estreia de Dor e Glória, Pedro Almodóvar é tema de curso de cinema em São Paulo

    Revisitando o diretor das comédias escrachadas e dos melodramas queer.

    A carreira do espanhol Pedro Almodóvar se transformou bastante desde os anos 1980 até os dias de hoje. Após começar com comédias trash no estilo de Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão, refinou seu estilo em comédia de personagens fortes a exemplo de Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, antes de passar ao melodrama de Tudo Sobre Minha Mãe e ao suspense erótico de A Pele que Habito.

    Em 2019, ele traz ao cinema aquele que considera seu filme "mais pessoal": Dor e Glória, versão fictícia de sua história de vida. Antonio Banderas, ator-fetiche de Almodóvar, interpreta o alter-ego do cineasta, no papel de um diretor em fim de carreira que reencontra um amor de antigamente e começa a repensar os erros e acertos de sua trajetória. Penélope CruzCecilia RothLeonardo Sbaraglia também compõem o elenco.

    Dor e Glória será apresentado na competição oficial do Festival de Cannes, entre os dias 14 e 25 de maio, disputando a Palma de Ouro com as novas obras de Quentin Tarantino, Terrence Malick, Ken Loach, os irmãos Dardenne e os brasileiros Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, entre outros. A estreia nos cinemas brasileiros está marcada para 13 de junho.

    No momento em que o cineasta efetua um apanhado sobre a própria carreira, o Instituto de Cinema, em São Paulo, oferece um curso de cinema sobre Pedro Almodóvar entre os dias 24 e 27 de junho. Ministrados por Bruno Carmelo, crítico do AdoroCinema, os quatro encontros discutem o estilo, a temática, as transformações e questões de moralidade e política na filmografia do autor.

    Para mais informações sobre datas e locais, consulte o site oficial do Instituto de Cinema.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top