Minha conta
    Festival de Berlim 2020 anuncia mudanças na programação e confirma delegado brasileiro

    O cinema nacional tende a ser bem representado com a presença de Eduardo Valente.

    Com a entrada do diretor artístico Carlo Chatrian e a diretora executiva Mariette Rissenbeek, o Festival de Berlim já apresenta suas primeiras mudanças para a 70ª edição. 

    Os novos organizadores anunciaram a estreia de uma nova mostra competitiva, batizada "Encontros". "O século XXI, com suas transformações tecnológicas e econômicas, mudou a produção de cinema de muitas formas, tornando os limites entre ficção e documentário, entre ensaios e gêneros, menos estáveis e mais porosos. A Berlinale se compromete a impulsionar o mercado e descobrir novas visões cinematográficas, por isso decidiu criar uma nova seção competitiva na qual, ao lado da competição internacional, vai representar este mundo em transformação", afirma o comunicado oficial.

    Além disso, duas mostras paralelas serão extintas: Culinary Cinema, destinada aos filmes relacionados a comida, e NATIVe, voltada a produções de temática indígena. Chatrian garante que os títulos que integrariam estas seções serão assimilados às demais mostras.

    Outra mudança diz respeito ao número de delegados internacionais. O novo comitê de seleção restringiu o número de delegados, passando de mais de vinte pessoas a apenas sete representantes dos cinco continentes. Eduardo Valente, interlocutor do cinema brasileiro, mantém a sua função na Berlinale, o que deve garantir a forte presença das produções nacionais nas próximas edições.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top