Minha conta
    Vingadores - Ultimato: Diretores e roteiristas têm visões diferentes sobre o que aconteceu com o Capitão América

    De que lado você está?

    Atenção! Contém spoilers de Vingadores: Ultimato.

    Vingadores: Ultimato é um grande filme em mais de um sentido. Além de reunir um enorme elenco de astros do Universo Cinematográfico Marvel e de ser um sucesso de bilheteria — ultrapassando os US$ 2 bilhões de arrecadação em duas semanas —, é um longa com tantos detalhes intrincados de roteiro que até mesmo as pessoas que trabalharam diretamente na criação da obra parecem não concordar 100%.

    Quando o assunto é viagem no tempo, afinal de contas, é de se esperar que exista uma grande repercussão. O mesmo acontece com os fãs, que se dedicam em amplos debates em fóruns na internet a entender exatamente o que a retirada das Joias do Infinito de suas linhas temporais causou com a realidade que já havia sido estabelecida nos 21 filmes anteriores da saga. É uma explicação dada pela Anciã (Tilda Swinton) quando ela encontra o Professor Hulk (Mark Ruffalo) na Nova York de 2012: cada Joia retirada cria um novo "braço de realidade", que é apagado depois que for feita a devolução ao mesmo local e na mesma data em que havia sido retirada. Mas o que aconteceu quando Steve Rogers (Chris Evans) resolveu ficar no passado e viver feliz para sempre com Peggy Carter (Hayley Atwell)?

    Para os roteiristas do filme, a decisão de Rogers significa simplesmente que existem dois Capitães América na mesma realidade, um bem mais velho que o outro.

    "Não somos especialistas em viagens no tempo, mas a Anciã determina especificamente que, quando você tira uma Joia do Infinito da timeline, cria uma nova timeline", explica o roteirista Christopher Markus em entrevista ao Fandango. "Então, Steve voltar no tempo e simplesmente ficar lá não criaria uma nova linha do tempo", afirma, declarando que rejeita a teoria de o velho Steve vir de uma outra realidade.

    "Eu acredito que existe simplesmente um período na História do Mundo, entre de meados de 1948 até agora, em que há dois Steve Rogers. E, de qualquer forma, por uma grande parte desse tempo, um deles está congelado. Então não é como se eles fossem cruzar seus caminhos."

    Vingadores - Ultimato: Entenda como o ano em que o filme se passa influencia o Universo Cinematográfico Marvel

    Concorda com os roteiristas do filme? Porque os diretores, não.

    Em uma sessão de perguntas e respostas que aconteceu recentemente na China, os diretores JoeAnthony Russo disseram especificamente que a decisão de Steve permanecer no passado cria, sim, uma ramificação.

    "A viagem no tempo neste mundo criou uma realidade alternativa. [O segundo Steve] viveu uma vida completamente diferente naquele mundo. Não sabemos exatamente como foi a vida dele, mas gostaria de acreditar que ele ainda ajudou muitos outros quando eles estavam necessitados naquele mundo", contou um dos irmãos (via SlashFilm).

    "Sim, houve dois Capitães América naquela realidade. É como o Hulk disse, o que aconteceu no passado já aconteceu. Se você voltar, simplesmente cria uma nova realidade. Os personagens neste filme criaram uma outra linha temporal quando voltaram, mas esta não teve efeito no universo principal. O que aconteceu nos últimos 22 filmes ainda é canônico."

    Por isso, para os Russo, tanto a explicação de Hulk quanto a explicação da Anciã são válidas.

    "Você não pode mudar o futuro simplesmente indo para o passado. Mas é possível criar um futuro alternativo. Não é efeito borboleta. Toda decisão que você faz no passado poderia potencialmente criar uma linha temporal nova. Por exemplo, o Capitão velho no fim do mundo viveu sua vida de casado em um universo diferente do principal. Ele teve que dar outro salto para o primário no final [do filme] para dar o escudo a Sam."

    Bom, isso é... interessante? Confuso? Se nem eles chegam a um consenso, imagina o público! Né?!

    Curiosamente, o mais recente trailer de Homem-Aranha: Longe de Casa (que traz spoilers de Vingadores: Ultimato) revela que o personagem Quentin Beck, o Mysterio (Jake Gyllenhaal) é de uma realidade alternativa. Quando finalmente consegue fazer contato com Peter Parker (Tom Holland), Nick Fury (Samuel L. Jackson) explica que Beck "é da Terra, mas não da nossa", estabelecendo que o estalar abriu um buraco na nossa dimensão e confirmando a existência de um multiverso.

    Este multiverso pode ser a porta para uma nova gama de possibilidades para o futuro do UCM — lembrando que o segundo filme solo do Amigão da Vizinhança é o que encerra oficialmente a Fase 3 da Marvel. O multiverso pode ser a porta de entrada para os novos heróis que serão vistos em Os Eternos e Shang-Chi, e pode ser também, em um futuro ainda mais distante, uma forma de introduzir os X-Men ou o Quarteto Fantástico.

    O que você acha?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top