Minha conta
    After: Diferenças entre o filme e o livro

    Spoilers à vista!

    After chegou aos cinemas brasileiros na última quinta-feira (11/04), trazendo alegria para os fãs de #Hessa. O longa, estrelado por Josephine Langford e Hero Fiennes Tiffin, acompanha Tessa Young (Langford), uma jovem de 18 anos que acabou de entrar na faculdade, deixando para trás o namorado do colégio. Ela tenta fazer com que o relacionamento à distância dê certo, porém, tudo muda quando o rude e rebelde Hardin Scott (Tiffin) entra em cena. 

    Os fãs da obra original, escrita por Anna Todd, estão satisfeitos com a adaptação do romance, mas existem algumas diferenças bem marcantes entre as duas versões. Pensando nisso, o AdoroCinema decidiu listar cinco situações que mudaram na hora de adaptar a vida do jovem casal. Mas se você ainda não viu o filme ou leu o livro, saiba que tem SPOILERS abaixo! Leia por sua conta e risco!

    BEIJA! BEIJA!

    Quem leu os livros com certeza estava esperando que todas as cenas picantes fossem mostradas no longa. A classificação indicativa de 14 anos suavizou a maior parte do filme, mas não se desesperem, a paixão entre o casal está lá — um pouco alterada —, mas continua lá. Um dos momentos mais aguardados é o primeiro beijo dos protagonistas. Na obra literária, Tessa está fugindo de um estudante bêbado quando acaba entrando no quarto de Hardin. Lá, também um pouco afetada pela bebida, a jovem toma coragem e agarra o menino. 

    Já no filme, os acontecimentos seguem uma linha temporal diferente. Após tentar se manter afastada do bad boy, ela termina caminhando pelo mato com Hardin até a famosa cena do lago. Os dois não resistem e se entregam um ao outro. Calma gente, só rola o beijo mesmo — e outras coisinhas também...   

    FOGO NO PARQUINHO

    Zed (Samuel Larsen) é um obstáculo para o relacionamento de Hardin e Tessa nos livros. Responsável por várias brigas do casal, ele estava sempre espreitando, tentando conquistar o coração da jovem — essas interações são praticamente nulas no filme. Durante a festa da fogueira, Noah (Dylan Arnold) ainda assume o posto de namorado e acompanha Tessa (no livro ela vai com Zed) e durante uma brincadeira entre os jovens, Hardin surta e cai no soco com um deles.

    Sem Zed para impulsionar os conflitos no longa, fica a cargo de Jace (Swen Temmel) — que quase não tem participação no primeiro livro — e Molly (Inanna Sarkis) infernizar a vida do casal. 

    MAS E AS BRIGAS?

    Que não é só de amor que esses dois vivem, todo fã sabe. As brigas entre Hardin e Tessa são parte fundamental dos livros, o que torna o relacionamento do casal tão intenso. Mas na obra da autora, Carol Young também tinha muito o que falar para ela. De personalidade forte e geniosa, a mãe da jovem não aprovava o relacionamento e as escolhas da filha — e fazia questão de falar isso.

    No filme, a personagem interpretada por Selma Blair (que recentemente foi diagnosticada com esclerose múltipla) continua controladora mas, ao mesmo tempo, passiva. As duas inclusive dividem um momento bem mãe e filha, quando Tessa volta para casa após descobrir todo o plano da aposta. 

    CANCELA OS PATINS

    Hardin não namorava — ele deixou isso bem claro logo que conheceu Tessa. Mas com o passar do tempo, os dois foram descobrindo como fazer o relacionamento dar certo. Uma dessas tentativas terminou em uma pista de patinação no gelo. Alterando a cena original (e muito bem, diga-se de passagem), o casal tem vários momentos capazes de arrancar os mais diversos suspiros: desde um piquenique no jardim do campus da faculdade, a uma escapadinha pela biblioteca — seguida de uma perseguição pelo segurança do local — e terminando com juras de amor, cercados pela fauna marinha de um aquário. 

    A APOSTA

    Por último e mais importante, a aposta. Toda a revelação foi executada no filme da mesma forma que foi descrita no livro. Porém, a aposta em si foi alterada para não gerar tanto desconforto aos espectadores. Recapitulando: na obra de Anna Todd, Hardin aposta tirar a virgindade da moça (o que acontece), mas os amigos exigem provas e o que o bonito faz? Leva o lençol sujo pra todo mundo ver. 

    Para a situação ser mais palatável nas telonas, ele "apenas" diz que fará com que a jovem se apaixone por ele. Em ambas as situações, Tessa descobre todo o plano e foge. Como gancho para uma possível sequência, uma das professoras entrega um trabalho de Hardin para Tessa, que soa mais como um pedido de desculpas. Ela termina de ler a carta perto do lago onde se beijaram pela primeira vez e a cena termina com Hardin sentando atrás dela. 

    Com direção de Jenny Gage, After já está em cartaz em todos os cinmas do Brasil. Leia a crítica do AdoroCinema

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top