Minha conta
    Capitã Marvel: Fã brasileira organiza campanha e leva crianças para ver o filme de Brie Larson nos cinemas

    A iniciativa envolveu dezenas de alunos de escolas públicas de Minas Gerais.

    Nem todo mundo tem poderes como Carol Danvers (Brie Larson), mas qualquer um pode ser herói da vida real — através de pequenas ações. Uma fã brasileira decidiu organizar uma campanha online, a fim de levar várias crianças para conferir Capitã Marvel.

    Com o apoio da família e de amigos, Mayra Belizário lançou uma campanha de apadrinhamento online. Cada doação de 20 reais seria o suficiente para pagar ingresso e alimentação de um jovem aluno de uma escola pública, localizada num bairro humilde de Minas Gerais. Em entrevista para o AdoroCinema, a jovem contou que a inspiração veio ao trabalhar num colégio, onde percebeu a importância da representatividade para os pequenos.

    "Esperava conseguir levar em torno de 15 a 20 meninas, mas conseguimos fechar uma sessão exclusiva. O momento que mais ficou na minha cabeça foi quando eu vi uma das meninas admirando o pôster do filme. Ela disse que, um dia, seria forte como a Carol. Acho importante que essas meninas tenham a chance de ver Capitã Marvel, que possam enxergar além da realidade que vivem. Que acreditem em seus sonhos. E que saibam como é permitido gostar de super-herói, de querer se vestir e lutar como um. Todas nós podemos — e devemos — sentir que nos encaixamos no lugar que quisermos ocupar."

    Visualizar esta foto no Instagram.

    A ideia era tentar levar algumas meninas pra assistir Capitã Marvel, sabem como é, eu amo super-heróis e já ouvi mto por aí que isso é coisa de homem, coisa de criança... Aliás, as pessoas dizem muito isso. Elas dizem a ponto de te fazer questionar se vc não é mesmo aquele pontinho fora da curva. Coisa boa é que o mundo, ou boa parte dele, tem tentado mudar. Também é bem verdade que essa onda de consciência acabou despertando a intolerância feroz de muita gente privilegiada por aí, mas eu não vim até aqui falar dessas pessoas. Eu vim falar daquelas meninas que eu queria levar pro cinema, pra que elas pudessem ver uma mulher ocupando um lugar que sempre foi de um homem, pra que elas pudessem ver que existe um mundo de infinitas possibilidades pra elas e pra que elas acreditassem que elas merecem respeito seja qual for o lugar que elas ocupem. Lancei a campanha. Lancei com o intuito de conseguir fechar uma van e ir ao cinema com elas... Eu pensei: “poxa já imaginou que bacana se a galera topasse me ajudar a levar umas 15, 20 meninas no cinema?” Foram muitas as pessoas que vieram falar comigo, eu cheguei a me assustar com essa corrente do bem que a gente fez, me peguei chorando com doações recebidas. É muito bom sentir que as pessoas se importam, que elas querem que o mundo melhore, que elas amam sim o próximo, e se importam, e são solidárias a eles. Isso aqui é sobre as diversas pessoas que me ajudaram a transformar o sonho de uma van, em dois ônibus e uma sessão inteira só pra essa galerinha. É sobre os funcionários do cinema que prepararam tudo com tanto carinho e com tanta atenção. É sobre minha mãe, minhas primas e meus amigos, que embarcaram comigo nessa e não saíram do meu lado durante essa manhã inteira, pra que nada saísse errado. É sobre o Sander que atendeu um pedido de socorro e ajudou no transporte dessas crianças de todas as maneiras pra tentar baratear o custo pra mim. É sobre o Alisson, que abraçou minha ideia logo no primeiro momento e abriu as portas da escola pra que eu pudesse levar as alunas de lá. É, acima de tudo, sobre essas crianças, a maioria mulheres. [Continua nos comentários]

    Uma publicação compartilhada por Mayra Belizário (@mabelizario) em

    Inicialmente, o plano era levar apenas meninas, tanto que a campanha foi intitulada como Apadrinhe uma Marvelinda. Pelo sucesso da ação, Mayra foi capaz cerca de 80 alunos presentes na escola, durante um sábado letivo, inclusive meninos. "Não tínhamos motivo para não levá-los. Algumas crianças nunca tinham ido ao shopping, outras não sabiam como o cinema funcionava. Tudo era motivo de festa. Eles saíram gritando 'obrigado' pela janela do ônibus. Me fizeram acreditar que valeu a pena."

    Após compartilhar o sucesso de sua iniciativa nas redes sociais, Mayra recebeu várias mensagens de apoio. Inclusive, algumas pessoas afirmam que decidiram se inspirar na ideia, planejando ações semelhantes em suas cidades. Agora, ela cogita repetir a ideia no lançamento de Vingadores: Ultimato, que estreia no Brasil em 25 de abril. O único problema? Parece que a aguardada reunião de heróis não terá a participação do grande favorito dos pequenos apadrinhados pela jovem: a gata Goose!

    via GIPHY

    Vale lembrar que essa não é a primeira vez que esse tipo de ação celebra produções do Universo Cinematográfico Marvel. Durante o lançamento de Pantera Negra, vários grupos promoveram “rolezinhos” incentivando a ida de pessoas negras ao cinema. Já em anos anteriores, celebridades como Taraji P. HensonKristen Bell promoveram sessões gratuitas de Estrelas Além do Tempo e Com Amor, Simon; respectivamente, espalhando mensagens contra preconceito racial e homofobia.

    Filme mais visto no Brasil em 2019, leia a crítica do AdoroCinema sobre Capitã Marvel e confira nossa entrevista exclusiva com Brie Larson.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top