Minha conta
    SXSW 2019: Elenco dos sonhos de The Beach Bum e rock girl power com Elisabeth Moss dominam segundo dia do festival

    Matthew McConaughey, Isla Fisher e Martin Lawrence foram ovacionados no filme de Harmony Korine e Her Smell conquistou o público com suas roqueiras anos 90 e ótima trilha sonora original.

    Entre as centenas de atrações diárias do SXSW, o tapete vermelho do Paramount Theatre foi certamente um dos destinos mais procurados para a estreia mundial de The Beach Bum no sábado (9). O elenco de estrelas fez fãs se acotovelarem por fotos com gente como Matthew McConaugheyIsla Fisher e Martin Lawrence.

    O novo filme de Harmony Korine (Kids, Spring Breakers) é uma comédia despudorada e por vezes contemplativa sobre um estilo de vida bastante específico: o das pessoas que vivem à beira da praia. A atmosfera de Miami foi a escolhida para falar de uma "América cósmica", nas palavras do diretor. "Os tempos estão muito difíceis atualmente e quis fazer este filme sobre uma América que temos visto pouco e também falar sobre a eterna busca por alegria, por viver o momento", completou Korine.

    Getty Images

    No longa, McConaughey vive o protagonista Moondog, um escritor em eterna busca por inspiração, mas que é melhor ainda descrito como "alguém de outra dimensão" pela personagem de Isla Fisher. Para o ator, o mais impressionante do personagem é o desapego: "Cada coisa que a vida dá a ele é uma frase a mais para escrever e continuar o trabalho", contou ele. Na sessão de perguntas e respostas, Korine disse também que o roteiro surgiu da observação de pessoas que vivem em casas-barco e de sua "corajosa falta de ambição". 

    Além dos atores presentes na exibição, Zac Efron, Jonah Hill Snoop Dogg são outros nomes famosos que trabalham no filme, muitas vezes contracenando com não-atores. Para fazer o clima rústico saltar da tela e contagiar o público, a diretora de casting LaShawnna Stanley teve a missão de encontrar os personagens perfeitos para se misturar ao elenco 100% hollywoodiano: "Trouxe pessoas reais, do vendedor de sorvete até as strippers e gogo girls", explicou. 

    Getty Images

    Saindo da praia para os palcos do grunge nos anos 90, Her Smell é a nova parceria de Elisabeth Moss com o diretor Alex Ross Perry, com quem já havia trabalhado em Rainha do Mundo (2015). Desta vez, a atriz premiada de The Handmaid's Tale produz e protagoniza o filme sobre uma roqueira drogada às voltas com a maternidade e com surtos de estrelismo que afetam todos ao redor. 

    Além da ótima trilha sonora original, a antipatia em relação à protagonista chama a atenção logo nos primeiros minutos e a direção não se afasta de assumir a personagem como alguém desagradável. Para Moss, no entanto, não há nada de especial no processo de estudo de uma personagem "insuportável": "Eu foquei nela e na sua história, a roqueira vinha em segundo plano", explicou.

    Por outro lado, para o diretor a música era o objetivo final: "Queria fazer um filme sobre música e percebi que não havia um filme sobre o grunge anos 90 com essa perspectiva". Para chegar ao resultado do filme, o elenco inexperiente recebeu um grande treinamento para tocar instrumentos musicais. Tanto Moss quanto as demais atrizes - Gayle Rankin, Cara Delevingne, Ashley Benson, Agnes DeynnGayle Rankin - contaram com uma consultoria especial. Moss, por exemplo, canta, toca guitarra e piano, já Cara Delevingne encara guitarra e bateria. 

    Apesar da dinâmica com pitadas de loucura da banda Becky Something lembrar outros grupos da década de 90, a história é 100% ficção. Dividido em atos que fazem recortes na biografia do grupo, o filme exigiu uma dedicação diferente do elenco. "Não tem improviso nem bagunça, o filme funciona como cinco peças de teatro, ou cinco atos", explicou Gayle Rankin (Glow). Moss confessou que foi um texto difícil de decorar, mas a dupla de atrizes garante que se dedicou ao extremo: "É um filme sobre mulheres e música e queríamos respeitar isso". 

    A segunda noite do festival ainda trouxe a estreia mundial da comédia Casal Improvável, com Seth Rogen e Charlize Theron, e exibiu trechos inéditos de Good Omens, nova série apocalíptica da Amazon Prime Video com David TennantMichael Sheen e Jon Hamm. Continue acompanhando a cobertura do AdoroCinema nas redes sociais: siga @AdoroCinema no Twitter e no Instagram!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top