Minha conta
    Capitã Marvel: Relembre a trajetória do Tesseract no Universo Cinematográfico Marvel

    Tudo o que você precisa saber para entender como a Joia do Espaço se encaixa no filme de Carol Danvers e na história das outras produções do estúdio.

    Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Capitã Marvel.

    Um elemento que é constante no Universo Cinematográfico Marvel é a presença das Joias do Infinito. Em Capitã Marvel, não foi diferente.

    Ambientado nos anos 90, o filme coloca o Tesseract, que contém a Joia do Espaço, no meio da linha temporal do UCM. Se você ficou confuso sobre como o item se encaixa na história dos outros filmes, não se preocupe, o AdoroCinema dá uma ajudinha. Confira abaixo!

    Mas estejam novamente avisados para possíveis spoilers.

    via GIPHY

    1940 Ι Capitão América: O Primeiro Vingador

    Marvel

    Primeiro, vamos recapitular onde tudo começou. O cubo azul foi a primeira Joia do Infinito a aparecer no UCM, em 2011, em Capitão América: O Primeiro Vingador. Johann Schmidt, o Caveira Vermelha (Hugo Weaving) disse que o Tesseract já foi a "joia do tesouro de Odin (Anthony Hopkins)". Mas a caixa de alguma forma escapou de Asgard e encontrou o caminho para Terra, onde foi mantida escondida até que a Caveira Vermelha a encontrou durante a Segunda Guerra Mundial. Considerado "indigno" ao tocar o Tesseract, Schmidt foi enviado ao espaço, indo parar em Vormir para guardar a Joia da Alma — como vimos em Vingadores: Guerra Infinita.

    Ainda na década de 1940, Steve Rogers (Chris Evans) bateu um avião no oceano com o Tesseract a bordo. Enquanto Rogers só foi encontrado 70 anos depois, o Tesseract ressurgiu bem antes disso, tendo sido descoberto pelo pai de Tony, Howard Stark (Dominic Cooper) durante as buscas infrutíferas por Steve.

    Marvel

    Stark e os outros membros fundadores da S.H.I.E.L.D. em seguida, iniciaram o Projeto P.E.G.A.S.U.S., onde eles estudaram o Tesseract em uma instalação de pesquisa subterrânea ultrassecreta, um local não especificado no Deserto de Mojave. Este local aparece no primeiro Vingadores (e explode!), e em Capitã Marvel, quando Carol Danvers (Brie Larson) e Nick Fury (Samuel L. Jackson) vão à procura de informações.

    1989 - 1995 Ι Capitã Marvel

    Marvel

    Era lá que a Dr. Wendy Lawson (Annette Bening) — também conhecida como Mar-Vell — trabalhava no projeto P.E.G.A.S.U.S., usando a energia do Tesseract para construir um motor superpotente. Assim, é de se imaginar que Stark deu a Lawson o Tesseract em algum momento antes de 1989. Quando o motor que ela construiu explode, Carol Danvers absorve toda a força da explosão e se torna superpoderosa com a mesma luz azul que impulsiona o Tesseract.

    via GIPHY

    Eventualmente no filme descobrimos que Lawson havia escondido o Tesseract em uma nave orbitando a Terra. Após o grande confronto do filme, a gata Goose engole o cubo. Ele só volta a aparecer na cena pós-crédito, quando a Flerken cospe o item como uma bola de pelo no escritório de Fury dos anos 90. Ou seja, o Tesseract esteve na posse da S.H.I.E.L.D. desde que Stark o encontrou no oceano na década de 1940.

    2011 Ι Thor

    O Tesseract já havia dado as caras em uma foto em uma cena de Homem de Ferro (primeiro filme do Universo Cinematográfico Marvel), quando Tony (Robert Downey Jr.) vê anotações de seu pai. Então, volta a aparecer na sequência pós-créditos do primeiro Thor

    Marvel

    Nick Fury — agora chefe de S.H.I.E.L.D. e assustado com a chegada de Thor (Chris Hemsworth) na Terra — apresenta ao Dr. Erik Selvig (Stellan Skarsgård) o cubo. Na ocasião, Selvig já está sob a influência de Loki (Tom Hiddleston) quando afirma estar interessado em trabalhar em um projeto envolvendo o Tesseract. Depois, o item foi movido para a Instalação da Missão Conjunta para Energia Escura no Deserto de Mojave, onde Fury colocou Clint Barton (Jeremy Renner) de guarda para proteger Selvig e o Tesseract.

    2012 Ι Os Vingadores

    Se você está se questionando como Nick Fury e os outros agentes da S.H.I.E.L.D. mantiveram algo tão poderoso como o Tesseract escondido na Terra por tanto tempo, sem ninguém estar procurando por ele nesse meio tempo, eis a resposta. O primeiro Vingadores mostrou que ocasionalmente o cubo fica dormente.

    Um dos membros dos Chitauri diz a Thanos (Josh Brolin) que o Tesseract despertou. Loki, trabalhando para o Titã Louco, abriu um portal para os Chitauri invadirem a Terra. Mais especificamente Nova York. Você lembrava que ele era próximo assim do vilão de Guerra Infinita?!

    Logo depois que os Vingadores vencem a batalha, Thor e Loki (agora preso) usam os poderes do Tesseract para voltar a Asgard.

    Marvel

    2017 Ι Thor: Ragnarok

    Esse tempo todo, de 2012 a 2017, o cubo esteve presente na sala do tesouro de Odin. Quando Hela (Cate Blanchett) invade Asgard em Thor: Ragnarok, ela faz uma breve pausa para prestar atenção ao seu poder e para mostrar para o público que o Tesseract continua lá. Então, quando Asgard, em ruínas, é evacuada, Loki furtivamente rouba o item.

    2017 Ι Vingadores: Guerra Infinita

    Isso nos leva à última peça do quebra-cabeça sobre a Joia do Espaço. No final de Thor: Ragnarok, a nave dos refugiados Asgardianos é atacada por Thanos e seus capangas, evento que continua no início de Vingadores: Guerra Infinita. Para salvar a vida de Thor, Loki oferece o Tesseract como uma moeda de troca, ao mesmo tempo em que espera enganar o Titã Louco. Infelizmente, isso não é o suficiente para salvar sua vida.

    Marvel

    Thanos, então, retira a Joia do Espaço do Tesseract e o coloca em sua Manopla do Infinito. Já sabemos o que acontece depois, já que o vilão consegue todas as demais joias, estala os dedos e acaba com metade dos habitantes do universo.

    2018 Ι Vingadores: Ultimato

    Apesar de aparentemente dormente, a Manopla do Infinito ainda contém as Pedras. Será interessante ver o que acontece quando Carol Danvers — cujos poderes foram concedidos pela Joia do Espaço — encontrar o Manopla de Thanos em Vingadores: Ultimato. Será um benefício ou um perigo pata ela?

    Marvel

    Capitã Marvel está em cartaz nos cinemas. Já Vingadores: Ultimato tem estreia marcada para o dia 25 de abril.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top