Minha conta
    Conheça Olivia Colman, a vencedora do Oscar por A Favorita

    Rainha Anne nos cinemas e, em breve, Rainha Elizabeth na Netflix, a atriz é queridinha da TV britânica.

    No domingo do OscarOlivia Colman surpreendeu o mundo ao vencer a categoria de melhor atriz por sua performance em A Favorita. Apesar da indicação pelo papel da Rainha Anne ter sido sua primeira vez na premiação, muito antes de seu discurso divertido e desengonçado conquistar os corações dos cinéfilos, a atriz já brilhava há anos em produções britânicas de sucesso.

    De rainha em A Favorita à rainha em The Crown, relembre a trajetória que levou Colman até o prêmio máximo da indústria cinematográfica!

    Nascida na cidade de Norwich, na Inglaterra, Sarah Caroline Olivia Colman se apaixonou pela atuação ainda em peças da escola, mas decidiu ir para a faculdade se formar como professora, com medo de que seu sonho de atuar fosse inalcançável. Estudando na Universidade de Cambridge, ela entrou para o prestigiado clube de drama da faculdade, onde conheceu seu marido, Ed Sinclair, e também David Mitchell e Robert Webb, com quem trabalhou mais tarde.

    Colman eventualmente decidiu investir em seu sonho, se transferindo para a faculdade de teatro na Bristol's Old Vic. Por anos, ela conciliou a atuação com trabalhos de faxineira e secretária, até que os amigos Mitchell e Webb a ofereceram uma oportunidade de participar da série da BBC, Bruiser, em 2000. Porém, sua carreira deslanchou mesmo em outra colaboração com os comediantes: Peep Show, onde ela interpretou Sophie Chapman de 2003 à 2015.

    A partir daí, a atriz fez pequenas participações em séries de sucesso como a produção original de The Office, Green WingSkins e Doctor Who. No cinema, ela interpretou a policial Doris Thatcher em Chumbo Grosso e logo começou a se arriscar em dramas como Tiranossauro e A Dama de Ferro, no qual interpretou Carol Thatcher, a filha da famosa Primeira-ministra vivida por Meryl Streep.

    Em 2013, ela conquistou seu maior papel até então. Ela interpretou a detetive Ellie Miller no drama policial Broadchurch, no qual contracenou com David Tennant e Jodie Whittaker. O papel não só a estabeleceu de vez como uma atriz dramática, mas também lhe rendeu um BAFTA e indicações à inúmeros prêmios britânicos.

    Seu sucesso continuou em 2016 quando ela estrelou a minissérie de espionagem The Night Manager, ao lado de Tom Hiddleston e Hugh Laurie. Sua interpretação rendeu um Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante, assim como indicações ao Emmy, ao Critics Choice Awards e ao Satellite Awards. No mesmo ano, Colman ainda participou de Fleabag, a comédia de sucesso de Phoebe Waller-Bridge, que retornou à Amazon em 4 de março para sua segunda temporada.

    Cimentando sua carreira internacional de uma vez por todas, a atriz retomou sua parceria com Yorgos Lanthimos em A Favorita, o diretor já havia trabalhado com ela em O Lagosta. Ela venceu o Oscar, o BAFTA e o Globo de Ouro de melhor atriz por sua atuação. Em seu discurso do BAFTA, a atriz ainda destacou a importância de suas colegas de cena, Emma Stone e Rachel Weisz, que segundo Colman são tão protagonistas do filme quanto ela. Quem não ama uma rainha humilde?

    Com participações recentes em produções como a série de TV de Les MisérablesWatership Down e Assassinato no Expresso do Oriente, a atriz segue uma carreira frutífera no papel da Rainha Elizabeth II na terceira temporada de The Crown, substituindo Claire Foy. Unindo o sucesso que o drama histórico teve em suas temporadas anteriores ao crescente estrelato da atriz, há de se esperar que ainda vejamos muito mais de Olivia Colman em premiações daqui para frente.

    A Favorita segue em cartaz nos cinemas brasileiros.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top