Meu AdoroCinema
Conheça Olivia Colman, a vencedora do Oscar por A Favorita
Por Nathália Gonçalves — 09/03/2019 às 08:23
facebook Tweet

Rainha Anne nos cinemas e, em breve, Rainha Elizabeth na Netflix, a atriz é queridinha da TV britânica.

No domingo do OscarOlivia Colman surpreendeu o mundo ao vencer a categoria de melhor atriz por sua performance em A Favorita. Apesar da indicação pelo papel da Rainha Anne ter sido sua primeira vez na premiação, muito antes de seu discurso divertido e desengonçado conquistar os corações dos cinéfilos, a atriz já brilhava há anos em produções britânicas de sucesso.

De rainha em A Favorita à rainha em The Crown, relembre a trajetória que levou Colman até o prêmio máximo da indústria cinematográfica!

Peep Show (2003–2015)

Nascida na cidade de Norwich, na Inglaterra, Sarah Caroline Olivia Colman se apaixonou pela atuação ainda em peças da escola, mas decidiu ir para a faculdade se formar como professora, com medo de que seu sonho de atuar fosse inalcançável. Estudando na Universidade de Cambridge, ela entrou para o prestigiado clube de drama da faculdade, onde conheceu seu marido, Ed Sinclair, e também David Mitchell e Robert Webb, com quem trabalhou mais tarde.

Colman eventualmente decidiu investir em seu sonho, se transferindo para a faculdade de teatro na Bristol's Old Vic. Por anos, ela conciliou a atuação com trabalhos de faxineira e secretária, até que os amigos Mitchell e Webb a ofereceram uma oportunidade de participar da série da BBC, Bruiser, em 2000. Porém, sua carreira deslanchou mesmo em outra colaboração com os comediantes: Peep Show, onde ela interpretou Sophie Chapman de 2003 à 2015.

A partir daí, a atriz fez pequenas participações em séries de sucesso como a produção original de The Office, Green WingSkins e Doctor Who. No cinema, ela interpretou a policial Doris Thatcher em Chumbo Grosso e logo começou a se arriscar em dramas como Tiranossauro e A Dama de Ferro, no qual interpretou Carol Thatcher, a filha da famosa Primeira-ministra vivida por Meryl Streep.

Broadchurch (2013–2017)

Em 2013, ela conquistou seu maior papel até então. Ela interpretou a detetive Ellie Miller no drama policial Broadchurch, no qual contracenou com David Tennant e Jodie Whittaker. O papel não só a estabeleceu de vez como uma atriz dramática, mas também lhe rendeu um BAFTA e indicações à inúmeros prêmios britânicos.

The Night Manager (2016)

Seu sucesso continuou em 2016 quando ela estrelou a minissérie de espionagem The Night Manager, ao lado de Tom Hiddleston e Hugh Laurie. Sua interpretação rendeu um Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante, assim como indicações ao Emmy, ao Critics Choice Awards e ao Satellite Awards. No mesmo ano, Colman ainda participou de Fleabag, a comédia de sucesso de Phoebe Waller-Bridge, que retornou à Amazon em 4 de março para sua segunda temporada.

A Favorita (2018)

Cimentando sua carreira internacional de uma vez por todas, a atriz retomou sua parceria com Yorgos Lanthimos em A Favorita, o diretor já havia trabalhado com ela em O Lagosta. Ela venceu o Oscar, o BAFTA e o Globo de Ouro de melhor atriz por sua atuação. Em seu discurso do BAFTA, a atriz ainda destacou a importância de suas colegas de cena, Emma Stone e Rachel Weisz, que segundo Colman são tão protagonistas do filme quanto ela. Quem não ama uma rainha humilde?

The Crown (2016 - presente)

Com participações recentes em produções como a série de TV de Les MisérablesWatership Down e Assassinato no Expresso do Oriente, a atriz segue uma carreira frutífera no papel da Rainha Elizabeth II na terceira temporada de The Crown, substituindo Claire Foy. Unindo o sucesso que o drama histórico teve em suas temporadas anteriores ao crescente estrelato da atriz, há de se esperar que ainda vejamos muito mais de Olivia Colman em premiações daqui para frente.

A Favorita segue em cartaz nos cinemas brasileiros.

facebook Tweet
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
MIB: Homens de Preto – Internacional Trailer Inédito Legendado
Patrocinado
Atentado ao Hotel Taj Mahal Trailer (2) Legendado
A Menina e o Leão Trailer Legendado
Amanda Trailer Legendado
A Sombra do Pai Trailer
Mademoiselle Paradis Trailer Legendado
Todos os últimos trailers
Notícias de cinema Personalidades
Vingadores - Ultimato: Mark Ruffalo faz agradecimento melancólico aos fãs
NOTÍCIAS - Personalidades
quinta-feira, 25 de abril de 2019
5 atores que foram feitos para seus papéis
NOTÍCIAS - Personalidades
quinta-feira, 25 de abril de 2019
Will Smith faz aparição surpresa no Coachella
NOTÍCIAS - Personalidades
segunda-feira, 22 de abril de 2019
Will Smith faz aparição surpresa no Coachella
Roman Polanski processa Academia e pede reintegração após expulsão
NOTÍCIAS - Personalidades
segunda-feira, 22 de abril de 2019
Roman Polanski processa Academia e pede reintegração após expulsão
Últimas notícias de cinema Personalidades
Filmes mais esperados
Filmes mais esperados
Back to Top