Minha conta
    Capitã Marvel: O que a trilha sonora anos 90 diz sobre a heroína

    Ela é do rock, bebê!

    Piloto da Força Aérea, cat person e atual habitante de Hala, capital do Império Kree: há realmente algumas coisas que já sabemos sobre Carol Danvers (Brie Larson), seja através da saga da personagem nos quadrinhos, seja através de materiais de divulgação de seu filme solo, mas obviamente vamos conhecê-la muito melhor depois do longa chegar aos cinemas esta semana! 

    Capitã Marvel estreia dia 7 de março no Brasil e, seguindo o legado de mixtapes começado em Guardiões da Galáxia, aqui a Marvel também capricha na trilha sonora para fazer público e personagem se conectarem ainda mais. A seleção de músicas é precisa e demonstra inclusive um cuidado em ultrapassar a barreira do idioma, já que são sucessos mundialmente conhecidos.

    Para se preparar para a experiência completa no cinema (e cantar junto!), o AdoroCinema selecionou cinco músicas marcantes da trilha de Capitã Marvel e conta para você o que cada uma diz sobre a personagem e sua trajetória. 

    "I'm Only Happy When it Rains", Garbage 

    Capitã Marvel se passa em 1995, época em que a voz de Shirley Manson se tornou mundialmente famosa após o lançamento do primeiro álbum do Garbage. Se a letra fala sobre uma garota, digamos assim, que gosta de um bom drama e não se abala quando as coisas ficam complicadas (ou quando chove!), no filme ela acompanha a persistência de Carol Danvers mesmo quando a jornada se torna solitária e o mundo parece duvidar de sua capacidade para chegar lá. E, sim, ela também é teimosa — e no bom sentido da palavra.

    "Come as you are", Nirvana

    Quem estiver atento vai notar que o hino do grunge é a única canção com vocal masculino tocada em todo o filme. "Come as you are" surge num vinil e acompanha uma espécie de mergulho interior da personagem. O som cai como uma luva, especialmente considerando que Danvers demonstra ser uma grande fã de Janis Joplin e de Guns 'n Roses ao longo do filme. É claro que ela ia curtir a banda de Kurt Cobain também! 

    "Waterfall", TLC

    Também há espaço para R&B na trilha de Capitã Marvel com o som do trio TLC. "Waterfalls" embala uma das cenas de diálogo entre Carol e Nick Fury (Samuel L. Jackson) no carro e demonstra uma espécie de cabo de guerra entre os dois: enquanto ele tenta entender quem é esta mulher que literalmente caiu do céu e o que ela está disposta a fazer, ela deixa bem claro que não vai aceitar termos diferentes dos que têm em mente. A canção, que fala de temas duros de forma suave, vai exatamente ao encontro da situação, com ambos sendo bastante diretos, mas ainda assim amistosos em seus posicionamentos. 

    Para completar, ainda há um segundo momento R&B quando Fury cantarola "Mr. Postman", das The Marvelletes. A semelhança do nome do grupo com o nome da empresa Marvel ainda é um easter egg simpático! 

    "Just a Girl", No Doubt

    O papo reto de Gwen Stefani sobre isolamento feminino chegou às rádios também em 1995, mas alguns meses depois que a história do filme se passa. Seria esquisito se a música surgisse como uma trilha incidental, dentro de algum estabelecimento ou no rádio de alguém, mas em off ela acaba se tornando um complemento perfeito, tanto pela mensagem quanto pela bela dose de ironia que acrescenta. Chega a ser engraçado chamá-la de "apenas uma garota" assistindo as dificuldades que Carol Danvers enfrentou de cabeça erguida antes mesmo de adquirir poderes. Quando a gente vê aqueles punhos pegando fogo, então, é realmente hilário!

    "Celebrity Skin", Hole

    Cuidado com o que você deseja porque... Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Obrigado por ceder a frase aí, Homem-Aranha! A música fala sobre conquistas e sobre alcançar o estrelato, mas ainda se mantendo fiel aos seus princípios e com os pés fincados no chão. "Não vou me vender barato", entoa Courtney Love ao final da canção, que aparece não só na trilha, mas também num dos comerciais de TV do filme. Com a Capitã Marvel já chegando com status de celebridade no MCU, seria esse um recado de que ela vai se manter humilde em possíveis futuras aparições? Ou que vai precisar desse lembrete para não entrar em conflitos desnecessários daqui para frente? 

    A superpoderosa heroína começa seu show em Capitã Marvel, com a vencedora do Oscar Brie Larson dando vida à personagem. Que outras músicas você colocaria na playlist dela se pudesse? Conte aqui embaixo nos comentários!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top