Meu AdoroCinema
  • Meus amigos
  • Meus cinemas
  • Notas Express
  • Minha coleção
  • Minha conta
  • Promoções
  • Desconectar
A Morte Te Dá Parabéns 2, Boneca Russa e outras produções que brincam com o looping temporal
Por Ygor Palopoli — 24/02/2019 às 09:37
facebook Tweet

E pensar que tudo começou com uma marmota.

Universal Pictures

O mesmo dia, o mesmo filme, a mesma premissa. Parece até título de filme argentino, mas é apenas uma piada curta para falar sobre um fenômeno que cada vez mais tem sido explorado na indústria cinematográfica, com diversas vertentes e variantes: o looping temporal. 

Não importa se você é uma pessoa que simplesmente curte assistir a uns filmes de vez em quando ou se é alguém que se denomina "cinéfilo de carteirinha": pense com a gente se alguma vez você já assistiu a algum filme que contasse com uma narrativa envolvendo uma pessoa fadada a repetir o mesmo dia várias vezes. Nem precisa dizer, sabemos que a resposta provavelmente será "sim". 

Todavia, por mais que esta introdução pareça estar tomando um rumo desnecessariamente crítico à adoção exacerbada do dispositivo de looping temporal, isso não é algo ruim! Afinal de contas, contanto que a temática da repetição seja adotada com as devidas alterações necessárias para que não entremos em nosso próprio looping — com o perdão do trocadilho — de enredos parecidos, vale de tudo! O próprio A Morte Te Dá Parabéns arrecadou 30 vezes mais do que custou, assim como a série Boneca Russa foi bastante elogiada pelos portais e revistas mundo afora em pleno 2019.

Sem mais delongas, preparamos aqui uma lista com algumas das produções do cinema e da TV que bebem da mesma fonte criativa do looping temporal, e conseguiram render histórias bem interessantes e diferentes entre si. Vamos lá? 

Feitiço do Tempo 
Feitiço do Tempo.

Provavelmente o filme mais debatido quando se trata deste nicho específico, Feitiço do Tempo conta a história de um repórter de televisão (Bill Murray) que vai cobrir o "animador" Dia da Marmota, festa tradicional compartilhada por norte-americanos e canadenses, e se vê preso no mesmo dia várias vezes. Ele aproveita para fazer tudo o que sempre quis, mas eventualmente acaba se cansando. Quem nunca, não é mesmo? 

Primer
Streemit / Reprodução
Primer.

Neste caso, é bem possível que você desista no meio da trama depois de tantas informações jogadas com pouco tempo de assimilação. Mas se você for um daqueles espectadores corajosos que gostam de ser desafiados, esse é o seu filme. Feito de maneira independente, Primer narra a trajetória de um cientista que tenta voltar no tempo. Parece simples. Parece. 

A Morte Te Dá Parabéns (1 e 2) 
Universal
A Morte Te Dá Parabéns.

Adaptando a temática da repetição a uma história de terror e suspense, A Morte Te Dá Parabéns acerta em trazer uma abordagem despretensiosa, cuja maior qualidade é justamente não se levar a sério. Depois de obter um retorno muito positivo nas salas de cinema, a Universal encomendou rapidamente a continuação, que chegou aos cinemas nesta semana. 

Como Se Fosse a Primeira Vez
Columbia Pictures
Como se Fosse a Primeira Vez.

Ok, podemos explicar. Não existe um looping temporal propriamente dito no filme de 2003 estrelado por Adam Sandler e Drew Barrymore, mas Como Se Fosse a Primeira Vez apresenta uma proposta interessante ao nos mostrar o outro lado da moeda. E se a pessoa para quem o dia está sempre se repetindo não fosse você, e sim alguém que você ama? À primeira vista pode até parecer uma premissa bizarra, mas funciona. E muito bem. 

No Limite do Amanhã 
Warner Bros Entertainment
No Limite do Amanhã.

Você vê que um subgênero voltou com tudo quando Tom CruiseEmily Blunt protagonizam um filme usando-o como fórmula. No maior estilo blockbuster, No Limite do Amanhã nos apresenta ao soldado Bill Cage (Cruise), que na intenção de vencer uma guerra contra alienígenas, acaba morrendo. O problema (ou solução?) é que, tal qual um jogo de Atari, ele sempre ganha uma nova chance para derrotá-los. Mas suas fichas não vão durar para sempre, não é mesmo?

Antes que Eu Vá
Fox
Antes Que Eu Vá.

Feitiço do Tempo encontra Meninas Malvadas. A grande virada de Antes que Eu Vá é justamente tirar a auréola dos bons protagonistas e trazer uma pessoa de caráter...duvidoso. Samantha Kingston (Zoey Deutch) encarna uma jovem mesquinha com a vida ideal e invejada por todos. Pouco tempo antes de morrer, contudo, ela tem a chance de mudar os acontecimentos de sua última semana — e, claro, toda sua vida. 

Nu
Netflix
Nu.

Todo mundo ama uma farofa de vez em quando, e Nu, da Netflix, talvez seja o exemplo mais farofeiro desta lista! Acompanhando os passos de Rob Anderson (Marlon Wayans), a comédia mostra um rapaz que se recusou a crescer (metaforicamente) e assumir responsabilidades. Até que ele se encontra na delicada situação de acordar sempre no dia do seu casamento, pelado no elevador (literalmente).

Buffy - A Caça-Vampiros
Buffy, a Caça-Vampiros.

Buffy - A Caça-Vampiros não fez (quase) nada de errado, muitos diriam. Definitivamente, uma das melhores coisas que a série de 1992 nos proporcionou foi aquele episódio da sexta temporada em que Jonathon (Danny Strong) faz um feitiço que cria um looping temporal e Buffy (Sarah Michelle Gellar) acaba em um problema tão estranho e complexo que mal daria para explicar em um parágrafo. Em resumo, ela tem muito trabalho para desfazer a mandinga.

Supernatural 
Warner
Supernatural.

Antes de atingir incontáveis temporadas de qualidade duvidosa, a série Supernatural veio com um episódio bem interessante em seu terceiro ano. Depois que Dean (Jensen Ackles) leva um tiro e morre, seu irmão Sam (Jared Padalecki) percebe que está vivendo aquele mesmo dia assim que acorda e começa a bolar uma estratégia para salvar seu querido parceiro de aventuras. Acho que não precisamos dizer o que acontece no final. 

Boneca Russa
Netflix
Boneca Russa.

Você foi convidada para uma festa. E toda vez que tenta sair dela, você morre. É bom torcer para que, pelo menos, tenha muita comida, né? Por mais que Boneca Russa pareça apresentar uma ideia sem muitas novidades, ou até mesmo pouco desenvolvida, o seriado surpreende ao tratar de temas que vão muito além da tragédia do looping temporal, tornando o processo do eterno retorno — alô, Nietzsche! — um mero pano de fundo. 

E aí, qual é sua obra preferida nessa lista? Conta pra gente! Só não esquece de conferir que dia é hoje. Vai que...

facebook Tweet
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
Assista ao trailer legendado
Patrocinado
Toy Story 4 Trailer Dublado
Casal Improvável Trailer Legendado
Graças a Deus Trailer Legendado
Deslembro Teaser Legendado
Espírito Jovem Trailer Legendado
Todos os últimos trailers
Últimas notícias de cinema
Manual de viagens do Homem-Aranha: 4 dicas para ter uma viagem de super-herói
NOTÍCIAS - Visto na Web
terça-feira, 11 de junho de 2019
Patrocinado
Tessa Thompson diz que Homens de Preto venceriam Thanos numa briga
NOTÍCIAS - Visto na Web
terça-feira, 18 de junho de 2019
Homem-Aranha - Longe de Casa: Nick Fury busca por novos Vingadores em comercial
NOTÍCIAS - Visto na Web
terça-feira, 18 de junho de 2019
Últimas notícias de cinema
Melhores filmes em cartaz
Vingadores: Ultimato
4,7
Diretor: Joe Russo, Anthony Russo
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo
Trailer
Aladdin
Aladdin
4,4
Diretor: Guy Ritchie
Elenco: Will Smith, Mena Massoud, Naomi Scott
Trailer
John Wick 3 - Parabellum
4,4
Diretor: Chad Stahelski
Elenco: Keanu Reeves, Halle Berry, Laurence Fishburne
Trailer
Kardec
Kardec
4,2
Diretor: Wagner de Assis
Elenco: Leonardo Medeiros, Guilherme Piva, Genézio de Barros
Trailer
Godzilla II: Rei dos Monstros
Godzilla II: Rei dos Monstros
4,1
Diretor: Michael Dougherty
Elenco: Kyle Chandler, Vera Farmiga, Millie Bobby Brown
Trailer
Rocketman
Rocketman
4,1
Diretor: Dexter Fletcher
Elenco: Taron Egerton, Jamie Bell, Richard Madden
Trailer
Todos os melhores filmes em cartaz
Back to Top