Minha conta
    Oscar 2021: Entenda como os vencedores são escolhidos

    Um sistema muito mais complicado do que deveria ser, né não?

    A 93ª edição do Oscar acontecerá em 25 de abril e, com ela, teremos o fim da temporada de premiações em 2021. A noite mais glamurosa de Hollywood reunirá os maiores nomes da indústria em um só lugar, a fim de celebrar os melhores filmes do último ano.

    Os indicados, que serão indicados na próxima semana, esperam ansiosamente a hora da sua categoria ser chamada, finalmente descobrindo se levarão a tão esperada vitória para casa. Nós espectadores teremos 3 horas para celebrar nossos favoritos, mas para os membros da Academia, a jornada até o grande dia é longa...

    Aquecimento Oscar 2021: Os filmes que esperamos ver entre os indicados da premiação

    Todo ano, o anúncio dos indicados e ganhadores não agrada a todo mundo, certas vezes causando polêmica. Então, o AdoroCinema resolveu responder a grande pergunta: "Como funciona a votação pro Oscar?" Para explicar direito, outras questões também devem ser solucionadas, vamos lá:

    Quem vota?

    A Academia conta com mais de oito mil membros (uma estimativa, já que o número oficial não é divulgado), divididos em 17 grupos, cada um relacionado a um tipo de capacitação, como direção, atuação ou figurino. Assim, cada integrante vota na categoria do seu grupo. Os figurinistas votam na categoria de Melhor Figurino, os diretores votam na de Melhor Direção, e assim vai. Porém, duas categorias recebem votos de todos os oito mil membros: Melhor Filme e Melhor Animação.

    Em 2020, a Academia anunciou que havia atingido a meta de diversidade dentre os votantes: foram 45% mulheres e 36% não-brancos estão entre os 819 integrantes que foram convidados no último ano.

    Como são escolhidos os indicados?

    Os membros de cada grupo indicam para a categoria de sua competência. Então, pegando como exemplo a categoria de Melhor Atriz, todos os integrantes fazem um ranking das suas cinco performances favoritas. Aí, a contagem é feita até que as cinco mais eleitas em 1º lugar sejam selecionadas. Estas serão as finalistas.

    Quando se fala na nomeação de Melhor Filme, a categoria é a que pode ter o maior número de opções, de cinco a dez. Os membros da Academia selecionam cinco longas que eles consideram os melhores do ano, e são escolhidos os títulos que passam da barreira de 5% dos votos - por volta de 400 votos nesta edição. Se mais de dez conseguirem alcançar esta meta, aqueles que angariaram mais votos se tornam finalistas. 

    Como são escolhidos os vencedores?

    Agora, é aqui que as coisas ficam mais complicadas, especialmente quando falamos na escolha do Melhor Filme. Nas outras categorias, cada membro dentro de seu grupo vota em um vencedor, e quem recebe mais votos ganha. Uma simples votação (duh). Porém, para eleger o melhor longa-metragem do ano, a Academia usa um tipo de votação chamado preferential balloting system - sistema de votação preferencial.

    Isso quer dizer que todos os integrantes montam seus rankings individuais dos filmes indicados do ano, do melhor para o pior. A Academia conta a quantidade de primeiros lugares que cada nomeado recebe, e se algum ultrapassar 50% dos votos - ou seja, o melhor longa na visão de mais da metade dos integrantes -, este é automaticamente o vencedor. No entanto, é difícil que um número tão grande de pessoas concorde com algo tão subjetivo como arte. 

    Nossas apostas dos filmes indicados para o Oscar e a temporada de premiações de 2021

    Sem uma unanimidade, a Academia compila uma lista com os primeiros lugares do ranking de cada membro, e usa o sistema de votação preferencial para achar seu vencedor. Assim, o último colocado da lista é excluído, e seus votos vão para o segundo colocado. Este processo é repetido até que um dos indicados receba metade dos votos mais um. Com essa realocação de votos, o primeiro e segundo lugar estão sempre mudando, e o primeiro título que alcançar a meta - normalmente os longas que eram o segundo ou terceiro colocados na lista original -, será o grande vencedor. Esse tipo de votação é feito para que o ganhador seja aquele aprovado pelo maior número de votantes, e não necessariamente aquele que é considerado o melhor pelo maior número de votantes.

    A.M.P.A.S/REX/SHUTTERSTOCK

    É por isso que, às vezes, o vencedor não é aquele que causa mais emoção, que move mais pessoas, mas aquele que é bom. Não necessariamente o melhor na maioria das listas, mas um dos melhores para garantir o segundo ou terceiro lugar. Em 2016 por exemplo, Spotlight - Segredos Revelados ganhou a estatueta de Melhor Filme enquanto concorria com Mad Max: Estrada da FúriaO Regresso - longas que têm maior mérito cinematográfico na perspectiva de certos grupos, porém não são favoritos da maioria.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top