Meu AdoroCinema
    Oscar 2019: Entenda como os vencedores são escolhidos
    Por Caqui Bandeira — 23/02/2019 às 08:58
    facebook Tweet

    Um sistema muito mais complicado do que deveria ser, né não?

    A 91ª edição do Oscar está chegando, e com ela o fim da temporada de premiações. A noite mais glamurosa de Hollywood reunirá os maiores nomes da indústria em um só lugar, a fim de celebrar os melhores filmes de 2018. Os indicados, anunciados no dia 22 de janeiro, esperam ansiosamente a hora da sua categoria ser chamada, finalmente descobrindo se levarão a tão esperada vitória para casa. Nós espectadores teremos 3 horas para celebrar nossos favoritos, mas para os membros da Academia, a jornada até o grande dia é longa e complicada.

    Todo ano, o anúncio dos indicados e ganhadores não agrada a todo mundo, certas vezes causando polêmica. Então, o Adorocinema resolveu responder a grande pergunta: "Como funciona a votação pro Oscar?" Para explicar direito, outras questões também devem ser solucionadas, então vamos lá:

    Quem vota?

    A Academia conta com oito mil membros (uma estimativa, já que o número oficial não é divulgado), divididos em 17 grupos, cada um relacionado a um tipo de capacitação, como atuação ou figurino. Assim, cada integrante vota na categoria do seu grupo. Os figurinistas votam na categoria de Melhor Figurino, os diretores votam na de Melhor Direção, e assim vai. Porém, duas categorias recebem votos de todos os oito mil membros: Melhor Filme e Melhor Animação.

    Como são escolhidos os indicados?
    Variety

    Os membros de cada grupo indicam para a categoria de sua competência. Então, pegando como exemplo a categoria de Melhor Atriz, todos os integrantes fazem um ranking das suas cinco performances favoritas. Aí, a contagem é feita até que as cinco mais eleitas em 1º lugar sejam selecionadas. Estas serão as finalistas. 

    Quando se fala na nomeação de Melhor Filme, a categoria é a que pode ter o maior número de opções, de cinco a dez. Os membros da Academia selecionam cinco longas que eles consideram os melhores do ano, e são escolhidos os títulos que passam da barreira de 5% dos votos - por volta de 400 votos nesta edição. Se mais de dez conseguirem alcançar esta meta, aqueles que angariaram mais votos se tornam finalistas. 

    Como são escolhidos os vencedores?

    Agora, é aqui que as coisas ficam mais complicadas, especialmente quando falamos na escolha do Melhor Filme. Nas outras categorias, cada membro dentro de seu grupo vota em um vencedor, e quem recebe mais votos ganha. Uma simples votação (duh). Porém, para eleger o melhor longa-metragem do ano, a Academia usa um tipo de votação chamado preferential balloting system - sistema de votação preferencial.

    Oscar 2019: Saiba quem são os brasileiros que votam na premiação

    Isso quer dizer que todos os integrantes montam seus rankings individuais dos filmes indicados do ano, do melhor para o pior. A Academia conta a quantidade de primeiros lugares que cada nomeado recebe, e se algum ultrapassar 50% dos votos - ou seja, o melhor longa na visão de mais da metade dos integrantes -, este é automaticamente o vencedor. No entanto, é difícil que um número tão grande de pessoas concorde com algo tão subjetivo como arte. 

    Sem uma unanimidade, a Academia compila uma lista com os primeiros lugares do ranking de cada membro, e usa o sistema de votação preferencial para achar seu vencedor. Assim, o último colocado da lista é excluído, e seus votos vão para o segundo colocado. Este processo é repetido até que um dos indicados receba metade dos votos mais um. Com essa realocação de votos, o primeiro e segundo lugar estão sempre mudando, e o primeiro título que alcançar a meta - normalmente os longas que eram o segundo ou terceiro colocados na lista original -, será o grande vencedor. Esse tipo de votação é feito para que o ganhador seja aquele aprovado pelo maior número de votantes, e não necessariamente aquele que é considerado o melhor pelo maior número de votantes.

    A.M.P.A.S/REX/SHUTTERSTOCK

    É por isso que, às vezes, o vencedor não é aquele que causa mais emoção, que move mais pessoas, mas aquele que é bom. Não necessariamente o melhor na maioria das listas, mas um dos melhores para garantir o segundo ou terceiro lugar. Em 2016 por exemplo, Spotlight - Segredos Revelados ganhou a estatueta de Melhor Filme enquanto concorria com Mad Max: Estrada da FúriaO Regresso - longas que têm maior mérito cinematográfico na perspectiva de certos grupos, porém não são favoritos da maioria.

    O Oscar 2019 acontece amanhã, dia 24. Fique ligado na cobertura completa do AdoroCinema.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Ronaldo Cesar
      Pensava que as pessoas que eram filiadas a academia indicavam os filmes, e desses filiados a academia Sorteava 100 ou 50 pessoas pra votar em cada categoria e todos os selecionados escolhiam o melhor filme.
    • Luis M. Rodrigues
      Tem um errinho no final. Está dizendo que Spotlight ganhou como melhor filme em 2015, mas isso foi em 2016.
    • Vidamell Vida R.
      Negócio loko
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Ad Astra Trailer Legendado
    Hebe - A Estrela do Brasil Trailer (1)
    Abominável Trailer Dublado
    Predadores Assassinos Trailer Legendado
    Sócrates Trailer (2)
    Sereia Predadora Trailer Original
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Festivais e premiações
    Festival do Rio abre financiamento coletivo para conseguir realizar o evento
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    quarta-feira, 18 de setembro de 2019
    Brad Pitt não fará campanha pelo Oscar por Era uma Vez em... Hollywood e Ad Astra
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    terça-feira, 17 de setembro de 2019
    Festival de Toronto 2019: "Queria falar em Três Verões sobre o que a gente não via na Lava-Jato", afirma a diretora Sandra Kogut  (Entrevista exclusiva)
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    segunda-feira, 16 de setembro de 2019
    Festival de Toronto 2019: "Queria falar em Três Verões sobre o que a gente não via na Lava-Jato", afirma a diretora Sandra Kogut (Entrevista exclusiva)
    Festival de Toronto 2019: Jojo Rabbit e The Cave são premiados pelo público
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    segunda-feira, 16 de setembro de 2019
    Festival de Toronto 2019: Jojo Rabbit e The Cave são premiados pelo público
    Últimas notícias de cinema Festivais e premiações
    Melhores filmes em cartaz
    O Rei Leão
    O Rei Leão
    4,4
    Diretor: Jon Favreau
    Trailer
    Divaldo - O Mensageiro da Paz
    Divaldo - O Mensageiro da Paz
    4,4
    Diretor: Clovis Mello
    Elenco: Bruno Garcia (I), Regiane Alves, Ghilherme Lobo
    Trailer
    Rambo: Até o Fim
    Rambo: Até o Fim
    4,2
    Diretor: Adrian Grunberg
    Elenco: Sylvester Stallone, Paz Vega, Sergio Peris-Mencheta
    Trailer
    It - Capítulo 2
    4,0
    Diretor: Andy Muschietti
    Elenco: Bill Skarsgård, James McAvoy, Jessica Chastain
    Trailer
    Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw
    4,0
    Diretor: David Leitch
    Elenco: Dwayne Johnson, Jason Statham, Idris Elba
    Trailer
    Turma da Mônica - Laços
    4,0
    Diretor: Daniel Rezende
    Elenco: Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo
    Trailer
    Todos os melhores filmes em cartaz
    Back to Top