Meu AdoroCinema
  • Meus amigos
  • Meus cinemas
  • Notas Express
  • Minha coleção
  • Minha conta
  • Promoções
  • Desconectar
Green Book: Herdeiro de Don Shirley fala pela primeira vez sobre polêmica do filme
Por Laysa Zanetti — 20/02/2019 às 13:19
facebook Tweet

Indicado ao Oscar, longa com Mahershala Ali tem a aprovação de um dos amigos do verdadeiro Don Shirley.

Michael Kappeyne e John Scoulios conheceram Don Shirley muitos anos depois da história apresentada em Green Book - O Guia. Mas o pianista, falecido em 2013 aos 86 anos, foi o grande mentor nas vidas de ambos, que agora falaram pela primeira vez sobre a abordagem do filme dirigido por Peter Farrelly a respeito da amizade entre o músico e Tony Lip.

Herdeiro de toda a fortuna de Shirley, avaliada entre US$ 500 mil e US$ 1 milhão, Kappeyne o conheceu por acaso quando se mudou para Nova York em 1995. Ele é um consultor financeiro que ficou encantado com a primeira performance do pianista a que assistiu, e a partir daí nasceu uma amizade movida a aulas de piano semanais.

Enquanto a família de Shirley denuncia a versão hollywoodiana da história como ofensiva e incorreta, Kappeyne e Scoulios são mais condescendentes:

"Quando assisti, olhei para o filme e fui identificando o que estava correto e o que era falso, o que era algo que Doc faria ou diria", apontou Scoulios. "Eu conhecia o cara. Mas o filme é Hollywood e roteiristas adicionam seus privilégios, digamos."

Kappeyne dá ainda mais apoio:

"É incrível", disse (via The Hollywood Reporter) a respeito da performance de Mahershala Ali. "O Dr. Shirley era uma figura muito complicada. A solidão, a arrogância — era basicamente ele lá na tela. Ele teria ficado muito satisfeito com a interpretação de Ali."

Protagonizado por Viggo Mortensen, Green Book acompanha um dos maiores fanfarrões de Nova York, que precisa de trabalho após sua discoteca, o Copacabana, fechar as portas. Ele conhece o Dr. Don Shirley, e começa a trabalhar para ele como motorista em uma turnê pelo sul segregacionista. Enquanto os dois se chocam no início, um vínculo finalmente cresce à medida que a viagem se desenrola.

A maior parte da polêmica do filme gira em torno do grande envolvimento de familiares de Tony Vallelonga e a total ausência dos descendentes de coprotagonista. O filho de Tony Lip, Nick, é um dos roteiristas e produtores do filme, e mergulhou a obra em mais polêmicas após declarações controversas e problemáticas.

A respeito de uma das cenas mais discutidas do filme, em que Tony ensina o pianista a comer frango frito, Kappeyne comenta: "É claro que o Dr. Shirley comia. Mas ele não iria ceder ao estereótipo na frente de Tony."

Ainda assim, ambos se surpreenderam com a cena em que Shirley é preso após a cena de sexo. Ambos dizem que jamais suspeitaram de que ele pudesse ser gay: "Ele era um homem muito privado em vários aspectos", finaliza Kappeyne.

facebook Tweet
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
Rocketman Trailer (2) Legendado
Godzilla II: Rei dos Monstros Trailer (1) Legendado
Ma Trailer (2) Legendado
Anos 90 Trailer (2) Legendado
Dias Vazios Trailer Oficial
Homem-Aranha: Longe de Casa Trailer (3) Legendado
Todos os últimos trailers
Últimas notícias de cinema
Últimas notícias de cinema
Melhores filmes em cartaz
Vingadores: Ultimato
4,8
Diretor: Joe Russo, Anthony Russo
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo
Trailer
John Wick 3 - Parabellum
4,4
Diretor: Chad Stahelski
Elenco: Keanu Reeves, Halle Berry, Laurence Fishburne
Trailer
Kardec
4,3
Diretor: Wagner de Assis
Elenco: Leonardo Medeiros, Guilherme Piva, Genézio de Barros
Trailer
Aladdin
Aladdin
4,2
Diretor: Guy Ritchie
Elenco: Will Smith, Mena Massoud, Naomi Scott
Trailer
Pokémon: Detetive Pikachu
Pokémon: Detetive Pikachu
4,0
Diretor: Rob Letterman
Elenco: Justice Smith, Kathryn Newton, Bill Nighy
Trailer
UglyDolls
UglyDolls
3,3
Diretor: Kelly Asbury
Trailer
Todos os melhores filmes em cartaz
Back to Top