Meu AdoroCinema
    5 filmes indicados ou premiados no Oscar que você precisa assistir
    Por Renato Furtado — 22/02/2019 às 08:27
    facebook Tweet

    Esquentando os motores para a edição 2019 do prêmio da Academia, marcado para acontecer neste domingo, dia 24.

    Todo ano, dezenas de filmes têm a honra de receber ao menos uma indicação ao Oscar, a mais cobiçada premiação do calendário cinematográfico nos Estados Unidos. Algumas delas, é claro, alcançam a glória maior, que é efetivamente conquistar uma das estatuetas. De qualquer forma, o ponto é que em meio aos 91 anos do evento, muitos títulos acabam sendo esquecidos, principalmente quando não foram nomeados às mais chamativas categorias ou se não são blockbusters.

    Por isso, como forma de esquentar os motores para a edição 2019 da premiação, o AdoroCinema separou uma lista de cinco longas que foram indicados e/ou venceram o Oscar que você precisa ver — seja por suas relevâncias, seja por que não conquistaram a atenção do público na época em que estavam em cartaz:

    Colateral

    Tom Cruise nem sempre foi conhecido apenas por ser uma estrela dos filmes de ação e, sobretudo, da franquia Missão Impossível. Havia, de fato, uma época em que o astro também acumulava à sua fama o status de concorrente às principais premiações do cinema. Indicado três vezes ao Oscar — por Nascido em 4 de JulhoJerry Maguire - A Grande ViradaMagnólia —, Cruise entregou mais uma de suas intensas e complexas performances no trágico e empolgante suspense Colateral, de Michael Mann. Nomeado às estatuetas de Melhor Ator Coadjuvante (Jamie Foxx) e Melhor Montagem no Oscar 2005, o thriller, injustamente, adquiriu a condição de obra menor dentro da filmografia do realizador de Fogo Contra Fogo, já que possui um inteligente roteiro, uma competente fotografia digital, eletrizantes cenas de perseguição e, é claro, um fantástico duelo entre Cruise e Foxx durante toda a trama.

    Cinco Graças

    Os filmes estrangeiros — aqueles não falados em inglês — também são fortes candidatos ao esquecimento do público em geral, e é por isso mesmo que uma joia rara como Cinco Graças precisa ser resgatado após sua indicação ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro em 2016. Narrando a história de cinco irmãs que precisam navegar o difícil contexto da sociedade turca — onde as mulheres, na maioria das vezes, são obrigadas a se submeter aos casamentos forçados e às vontades masculinas —, a diretora e roteirista Deniz Gamze Ergüven analisa com um olhar carinhoso e crítico a realidade na qual se insere. Dotado de nuances e de questionamentos ímpares, como define a crítica 4,5 estrelas do AdoroCinema, Cinco Graças alcança a proeza de nos emocionar e nos fazer pensar em iguais medidas.

    Minha Vida de Abobrinha

    A corrida pelo Oscar de Melhor Animação também é outra que facilita o ostracismo de determinados competidores, uma vez que a categoria é histórica e tradicionalmente dominada pelas produções de grandes estúdios, como a Pixar, a Dreamworks e a Illumination. Mas é óbvio que o mundo é muito maior do que franquias como Meu Malvado Favorito ou Toy Story, como prova a curta, porém potente animação franco-suíça Minha Vida de Abobrinha. Emocionante em seus velozes e muito reais 65 minutos de duração, o filme de Claude Barras lida com a importância da amizade na infância, a dor do luto e da perda e a necessidade de seguir em frente. Maduro e infantil ao mesmo tempo, Minha Vida de Abobrinha, nomeado à categoria de Melhor Animação de 2017, é daquelas animações feitas tanto para os filhos e as filhas, quanto para seus pais e mães.

    Corra!

    Se você ainda não viu o instigante Corra!, é sempre tempo de acessar o Telecine Play e riscar da sua lista a pendência com o vencedor da estatueta de Melhor Roteiro Original no ano passado. Realizando um agudo e ácido comentário sobre a estrutura do racismo na contemporaneidade, marcada por preconceitos mascarados por tolerâncias frágeis e dissimuladas, o suspense de Jordan Peele não só anunciou a estreia de um grande realizador, como também arrebatou as plateias com seu misto de terror, drama e comédia. Descrita pelo cineasta como um "thriller social", a inventiva obra comunica suas críticas de forma clara e precisa, mas sem perder o entretenimento de vista com suas pitadas de fantasia e de ficção científica.

    Pantera Negra 

    Ok, você provavelmente já assistiu à Pantera Negra, verdadeiro fenômeno cultural e político que arrecadou mais de US$ 1,3 bilhão ao redor do mundo; atraiu quase 7,5 milhões de espectadores no Brasil; e quebrou todos os recordes no gênero dos super-heróis na premiação da Academia. Por isso mesmo, com o longa do Universo Cinematográfico Marvel disputando 7 estatuetas nesta edição do Oscar — incluindo a de Melhor Filme com o todo-poderoso produtor Kevin Feige na disputa pela primeira vez —, é a hora perfeita para rever a aventura/show de representatividade dirigido por Ryan Coogler. E se você ainda não soltou o grito de "Wakanda, Forever!", reassistir ao blockbuster no Telecine Play é a pedida.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    • Ronaldo Cesar
      Desses só assisti o pantera negra até agora.
    • Vidamell Vida R.
      uihhuuul
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    As Panteras Trailer Legendado
    Bixa Travesty Trailer Original
    Um Dia de Chuva em Nova York Trailer Legendado
    Dora e a Cidade Perdida Trailer Legendado
    Azougue Nazaré Trailer Oficial
    Sonic  - O Filme Trailer Original Legendado (1)
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Festivais e premiações
    Globo de Ouro 2020: Ricky Gervais será apresentador pela 5ª vez
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    terça-feira, 12 de novembro de 2019
    People's Choice Awards 2019: Confira a lista de vencedores
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    segunda-feira, 11 de novembro de 2019
    Oscar 2020: Previsões do AdoroCinema para os indicados
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    sábado, 9 de novembro de 2019
    Oscar 2020: Previsões do AdoroCinema para os indicados
    Festival de Brasília 2019: Filme brasileiro multipremiado em Locarno é destaque na Mostra Competitiva
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    quinta-feira, 7 de novembro de 2019
    Festival de Brasília 2019: Filme brasileiro multipremiado em Locarno é destaque na Mostra Competitiva
    Últimas notícias de cinema Festivais e premiações
    Melhores filmes em cartaz
    Coringa
    Coringa
    4,5
    Diretor: Todd Phillips
    Elenco: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz
    Trailer
    Malévola - Dona do Mal
    Malévola - Dona do Mal
    4,0
    Diretor: Joachim Rønning
    Elenco: Angelina Jolie, Elle Fanning, Harris Dickinson
    Trailer
    Doutor Sono
    Doutor Sono
    3,9
    Diretor: Mike Flanagan
    Elenco: Ewan McGregor, Rebecca Ferguson, Kyliegh Curran
    Trailer
    A Família Addams
    3,7
    Diretor: Conrad Vernon, Greg Tiernan
    Trailer
    Invasão ao Serviço Secreto
    3,6
    Diretor: Ric Roman Waugh
    Elenco: Gerard Butler, Morgan Freeman, Lance Reddick
    Trailer
    Ela Disse, Ele Disse
    3,5
    Diretor: Cláudia Castro
    Elenco: Duda Matte, Marcus Bessa, Maisa Silva
    Trailer
    Todos os melhores filmes em cartaz
    Back to Top