Meu AdoroCinema
Marighella: "O Brasil tem esse poder de apagar sua História", diz Bruno Gagliasso sobre importância do filme (Exclusivo)
Por Redação — 19/02/2019 às 10:52
facebook Tweet

O AdoroCinema bateu um papo com Seu Jorge, Bruno Gagliasso e Wagner Moura durante o Festival de Berlim 2019

Lançado no Festival de Berlim 2019 fora de competição, Marighella é a cinebiografia do ex-deputado, poeta e guerrilheiro Carlos Marighella. Presente no Festival, o AdoroCinema bateu um papo exclusivo com o diretor Wagner Moura os atores, que incluem Seu Jorge no papel principal e Bruno Gagliasso no papel de antagonista, Lúcio.

Para Moura, uma das grandes dificuldades na concepção do projeto foi a captação: "Quando eu comecei a pensar neste filme, não imaginava que, em 2012, seria tão difícil a captação. Evidentemente, foi difícil pela natureza do filme [...], do Marighella e por eu ser um artista identificado com a esquerda", constatou.

Radical, o filme baseado na biografia escrita por Mário Magalhães ainda não tem data de lançamento no Brasil, mas a produtora Andrea Barata Ribeiro afirma que a distribuição vai acontecer. "Nós vamos batalhar e, se precisar, faremos um lançamento independente. Vamos fazer o que for preciso. Vamos lançar Marighella no Brasil."

Em sua crítica, o AdoroCinema destacou:

"O filme busca estruturar, através de seus confrontos binários (uma montagem paralela expõe as diferenças entre capitalismo e comunismo), uma importante disputa de narrativas. Nos tempos em que historiadores e jornalistas de WhatsApp discutem se o nazismo foi de esquerda ou direita, se a Terra é redonda ou plana, Marighella contrapõe de forma clara os discursos de ambas as partes: enquanto os comunistas afirmam ter pego em armas para libertar a população do regime ditatorial, os militares dizem ter tomado o poder para salvar esta mesma população dos comunistas. Enquanto Lúcio afirma que a polícia age em nome do orgulho patriótico, personagens se referem ao guerrilheiro como aquele que 'realmente amou o Brasil'. Ao final da trama, aliás, apenas um grupo estará cantando o Hino brasileiro a plenos pulmões."

Festival de Berlim 2019: "Temos não só o direito, mas a obrigação de resistir", explica Wagner Moura sobre Marighella

Nos sets, um dos pedidos de Moura para Seu Jorge era que ele tentasse imprimir a presença marcante do seu personagem: "Ele falava: 'Jorge, eu preciso muito que você chegue ao set e crie um estado de atenção. Marighella era um homem notável, ele chegava em qualquer lugar e as pessoas percebiam que chegou alguém especial'. Foi muito intenso, foi uma cascata dentro daquilo que [Wagner Moura] entrendia e do que ele queria contar sobre o Marighella."

"Queria que o filme chegasse nas pessoas pelas quais [ele] lutou", continou o diretor. "Farei um esforço extra para levar o filme a favelas, movimentos sociais, acampamentos, periferias. O que importa é aquilo funcionar, de um modo geral, com coerência. O que sai da boca dos personagens no filme é coerente com quem eles foram."

Dando vida ao investigador Lúcio, Gagliasso se emocionou contando que o filme será muito importante para sua filha, Titi, no futuro. O ator também explicou por que considera importante que a história de Marighella seja contada:

"Meu maior desafio de carreira foi dar vida ao Lúcio. Acho que toda História tem sua escória, e eu faço essa escória", afirmou. "O Brasil tem esse poder de apagar sua História, e não podemos fazer isso. Fazer arte hoje é um ato político", finalizou. 

Confira a entrevista na íntegra no vídeo acima.

facebook Tweet
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
Dumbo Trailer Legendado
Vox Lux - O Preço da Fama Trailer Legendado
Suspíria - A Dança do Medo Trailer Legendado
Gloria Bell Trailer Legendado
Happy Hour - Verdades e Consequências Trailer Oficial
Shazam! Trailer Legendado
Todos os últimos trailers
Notícias de cinema Entrevistas
SXSW 2019: "Amazônia é a assistente de direção do filme", diz diretor de documentário brasileiro que vem encantando os gringos (Entrevista Exclusiva)
NOTÍCIAS - Entrevistas
terça-feira, 12 de março de 2019
SXSW 2019: "Amazônia é a assistente de direção do filme", diz diretor de documentário brasileiro que vem encantando os gringos (Entrevista Exclusiva)
Shazam!: Zachary Levi fala sobre o tom mais leve do filme e sua ligação com o Universo Estendido DC (Entrevista Exclusiva)
NOTÍCIAS - Entrevistas
terça-feira, 12 de março de 2019
Shazam!: Zachary Levi fala sobre o tom mais leve do filme e sua ligação com o Universo Estendido DC (Entrevista Exclusiva)
Últimas notícias de cinema Entrevistas
Filmes da semana
de 21/03/2019
A Cinco Passos de Você
A Cinco Passos de Você
Diretor: Justin Baldoni
Elenco: Haley Lu Richardson, Cole Sprouse, Moises Arias
Trailer
Nós
Nós
Diretor: Jordan Peele
Elenco: Lupita Nyong'o, Winston Duke, Elisabeth Moss
Trailer
Chorar de Rir
Chorar de Rir
Diretor: Toniko Melo
Elenco: Leandro Hassum, Monique Alfradique, Otávio Müller
Trailer
Cine Holliúdy 2 - A Chibata Sideral
Cine Holliúdy 2 - A Chibata Sideral
Diretor: Halder Gomes
Elenco: Edmilson Filho, Miriam Freeland, Ariclenes Barroso
Trailer
O Retorno de Ben
O Retorno de Ben
Diretor: Peter Hedges
Elenco: Julia Roberts, Lucas Hedges, Courtney B. Vance
Trailer
Um Banho de Vida
Um Banho de Vida
Diretor: Gilles Lellouche
Elenco: Mathieu Amalric, Guillaume Canet, Benoît Poelvoorde
Trailer
Lançamentos da semana
Back to Top