Minha conta
    James Cameron critica Aquaman por falta de realismo

    Segundo cineasta, sequências debaixo d'água de Avatar serão mais reais.

    Warner Bros.

    As duas próximas sequências de Avatar — duas de cinco que chegarão aos cinemas até 2025 — serão ambientadas em um mundo aquático. De acordo com o diretor James Cameron, o realismo destas cenas é bem maior do que em Aquaman, por exemplo.

    O cineasta, que já teve experiências com sequências com água tanto em O Segredo do Abismo quanto em Titanic, criticou, em entrevista ao Yahoo (via EW), a falta de realismo no filme estrelado por Jason Momoa. Apesar de elogiar a produção, revelou que nunca faria algo como o longa da Warner Bros. por causa de sua dedicação ao realismo de engenharia.

    "Eu acho que é muito divertido", disse Cameron. "Eu acho que é um filme que eu nunca poderia ter feito. Sinceramente, eu nunca poderia ter feito essa produção porque requer essa total desconexão onírica de qualquer senso de física ou realidade. Existe em algum lugar entre uma paisagem mítica grega e uma paisagem de conto de fadas. E as pessoas simplesmente se aproximam debaixo d'água porque... Elas se impulsionam mentalmente? Eu acho? Eu não sei. Mas é legal. Você aceita em seus próprios termos. Mas passei milhares de horas debaixo d'água. Eu sou muito literal sobre [minhas cenas] subaquáticas. Precisa parecer real. E enquanto eu posso apreciar esse filme eu não me identifico com ele porque não parece real."

    Warner Bros.

    Curiosamente, o mundo de Avatar, com seres alienígenas azuis que se conectam a pássaros coloridos e árvores através do corpo, é bastante fictício. Talvez as cenas subaquáticas sejam mais relistas do que aquelas mostradas em um filme inspirado em quadrinhos.

    "E a propósito, [Aquaman] não nos ajuda com nossos problemas de realmente entender o oceano e explorar o oceano e preservar o oceano — embora eles tenham jogado algumas coisas como baleias e coisas assim para nos lembrar que estamos usando o oceano como um depósito de lixo, então eu aplaudo o filme por isso. Sim, eu não poderia ter feito esse filme. Estamos fazendo muitas sequências de Avatar debaixo d'água nas e vai ter uma sensação tão diferente."

    Fox

    Aquaman filmou suas cenas subaquáticas em um estúdio sonoro e depois adicionou efeitos de água na pós-produção. Para as sequencias de Avatar, Cameron foi pioneiro em uma técnica inédita que lhe permitiu fazer filmes de captura de movimento embaixo d'água. À título de curiosidade, Cameron já interpretou a si mesmo como diretor de um filme fictício de Aquaman na série Entourage.

    Anteriormente, o diretor de Aquaman, James Wan, comentou ao Entertainment Weekly sobre ter sentimentos competitivos sobre os filmes Avatar fazendo uma fotografia subaquática real e deu uma resposta humilde. "Acho [o que Cameron está fazendo é] incrível. A regra nº 1 é: nunca competirá com James Cameron. Ele está em um jogo totalmente diferente. E nº 2, nosso filme tem uma aparência tão diferente."

    Aquaman já tem sequência confirmada e spin-off em desenvolvimento. Enquanto isso, Avatar 2 tem previsão de estreia para 18 de dezembro de 2020.

    O próximo filme produzido por Cameron, Alita: Anjo de Combate, tem estreia marcada para o dia 14 de fevereiro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top