Meu AdoroCinema
    Entenda como Homem de Ferro quase levou a Marvel à falência
    Por Ygor Palopoli — 10/02/2019 às 09:27
    facebook Tweet

    Haja grana, hein, Tony Stark?

    Marvel

    Se você é do tipo de pessoa que adora acompanhar filmes de heróis e que há cerca de 10 anos estava circulando pelas salas de cinema procurando o que assistir, deve se lembrar muito bem de um certo frenesi quando Homem de Ferro foi lançado, em 2008. 

    Na época, a onda de filmes de heróis estava só começando e a DC, concorrente da Marvel, já estava na frente e se preparava para lançar Batman: O Cavaleiro das Trevas. Tentando não ficar para trás, a Casa das Ideias também decidiu produzir obras cinematográficas voltadas para adaptações de seus principais personagens dos quadrinhos. 

    Hoje, olhando para a grande importância de Homem de Ferro no Universo Cinematográfico Marvel, é difícil imaginar que a empresa cogitou não lançar o filme. Mas o que poucos sabem é que sua produção envolveu uma aposta de risco. 

    Voltando mais um pouco no tempo, ao ano de 1996, a Marvel declarou falência após alguns investimentos em empresas que não vingaram e foi obrigada a vender o direito de adaptação de alguns de seus heróis para que pudesse pagar suas dívidas e seguir no mercado. A ação resultou na migração do Homem-Aranha para a Sony e na ida dos X-Men para a Fox. Outros personagens, na época menos conhecidos, permaneceram com a Marvel, como Capitão América, Homem de Ferro e Thor

    Quando X-Men e Homem-Aranha foram lançados nos cinemas em 2000 e 2002, respectivamente, os principais chefes da Marvel perceberam que neste nicho havia uma grande oportunidade de prosperar novamente e recuperar seu lugar no mercado. A empresa procurou, então, um estúdio interessado em financiar a proposta do filme do Homem de Ferro, mas companhias como a Warner Bros. e a New Line recusaram, afirmando que estavam com medo de não receber um retorno positivo nas bilheterias.

    Ansiosos para lançar o longa o quanto antes, os produtores executivos da Marvel tiveram uma ideia ousada: pedir empréstimo para um dos maiores bancos do mundo e deixar 10 de seus principais heróis como garantia. Assim, US $520 milhões foram adquiridos sob uma cláusula contratual de que personagens como Doutor Estranho, Pantera Negra, Hulk, Viúva Negra, entre outros, serviriam como respaldo financeiro caso a aventura dirigida por Jon Favreau não rendesse o esperado.

    Mesmo considerando que Homem de Ferro poderia não arrecadar nem perto do necessário para cobrir a soma dos custos de produção, a Marvel seguiu em frente e felizmente emplacou um sucesso absoluto, iniciando o UCM e consagrando também o astro Robert Downey Jr. como um dos atores mais queridos da atualidade.

    E se Homem de Ferro não tivesse sido lançado? Você acha que isso mudaria muita coisa? Conta pra gente! 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Carlos Oliveira
      Mas Blade só rendeu 86 milhões de lucro.Num universo hollywoodiano não é muita coisa.
    • Magno C
      e estranho mesmo todo mundo esquece de blade
    • Magno C
      salva nao foi muito né, a Disney comprou então alguma coisa nao deu certo financeiramente
    • Jonathan Kennedy
      Se não tivesse sido lançado, perderíamos o universo compartilhado.
    • Danilo
      Diminuindo o Homem Aranha a Sony consegui lucrar um montão com o Aranhaverso como um todo imagine se tivessem colocado ele no niven que merece?! A Disney chegou a cancelar X Men e Quarteto no quadrinhos só para não promover os filmes indiretamente.
    • Luiz B
      Falou falou e nada disse
    • Danilo
      Já lembrei de alguns desses fatos, em vários comentários. Muitos defendiam que Wolverine deveria voltar no tempo e impedir a venda dos direitos, eu lembrava que ele tinha que levar um caminhão de dinheiro porque a Marvel tava falida e na base do 1 é 3 e 2 por 5.Também quando a WB/DC estava estudo a possibilidade de viabilidade em fazer um DCU eu comentava que para lançar o Homem de Ferro a Marvel teve que penhorar até o escudo do Capitão América e o martelo do Thor conseguiu um império cinematográfico!!! E olha que só tinha ficado a rapa do tacho!!! E a WB/DC sempre teve os TOPs a disposição!!!
    • Dayvid Machado
      É bem possível que queiram fazer o famoso caminho do herói com o Aranha no MCU, começando como mais um na multidão e com o tempo ganhando seu próprio espaço.
    • Jor Ge
      O homem de ferro acertou em tudo,no designer,na historia e principalmente na escolha de Robert Downey Jr. e assim a Marvel foi salva!
    • Samuelson
      Vou ter que concordar com você hein. A Marvel diminuiu muito o Homem-Aranha um personagem que na minha opinião e tão importante quanto o Superman é para a DC. Achei a escolha do ator certeira mas a forma como o personagem é abordado como uma criança indefesa, sempre em segundo lugar e que não me agradou muito. Agradeço demais ao Sam Raimi que entregou aquela trilogia fod@, até hoje considerado um dos melhores dentro do universo Marvel (apesar de algumas derrapadas no terceiro filme).
    • Gibran Felipe Cobra Teske
      Vocês esqueceram que foi o filme do Blade que salvou a Marvel da falênciasem ele não teríamos o X-Men: O filme e a trilogia do Sam Raimi
    • Paulo.
      Até por não levar a Marvel muito a sério eu consigo me divertir com alguns filmes criticados como Thor Ragnarok e Homem-Formiga e a Vespa
    • Nicholas
      Não é perfeito mesmo, filmes mediocres como os do Thor, personagens sub aproveitados, filmes que estão lá apenas pra preencher buraco (Homem-formiga e a Vespa), tia may virou a milf do mcu pra todo mundo chipar, homem-aranha ficando de lado em seu proprio filme pq td mundo so liga se o tony stark ta vivo e n sei oq, sendo q o personagem é maior q todo esse mcu,
    • Paulo.
      Fãs da Marvel devem agradecer pela Warner não ter aceitado o projeto hein. O MCU não é perfeito mas é coeso, a Warner certamente teria cagado tudo.Mas como ela detém os direitos dos meus personagens favoritos, só me resta torcer para que tenha aprendido com os erros e que daqui pra frente seja só sucesso.
    • Jerrytha
      Assistindo Dragon Ball Super Broly somente legenda esta cópia do site aqui: YESSERIES9.BLOGSPOT.COM
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Malévola - Dona do Mal Trailer Legendado
    Patrocinado
    El Camino: A Breaking Bad Film Trailer Legendado
    A Luz no Fim do Mundo Trailer Legendado
    O Enigma da Rosa Trailer (2) Legendado
    Desafio de um Campeão Trailer Legendado
    Dolittle Trailer Dublado
    Todos os últimos trailers
    Últimas notícias de cinema
    10 atuações marcantes de Fernanda Montenegro
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quarta-feira, 16 de outubro de 2019
    Últimas notícias de cinema
    Melhores filmes em cartaz
    Coringa
    4,6
    Diretor: Todd Phillips
    Elenco: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz
    Trailer
    Divaldo - O Mensageiro da Paz
    4,4
    Diretor: Clovis Mello
    Elenco: Bruno Garcia (I), Regiane Alves, Ghilherme Lobo
    Trailer
    Rambo: Até o Fim
    4,4
    Diretor: Adrian Grunberg
    Elenco: Sylvester Stallone, Yvette Monreal, Adriana Barraza
    Trailer
    It - Capítulo 2
    It - Capítulo 2
    4,0
    Diretor: Andy Muschietti
    Elenco: Bill Skarsgård, James McAvoy, Jessica Chastain
    Trailer
    Bacurau
    Bacurau
    3,9
    Diretor: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles
    Elenco: Sônia Braga, Udo Kier, Barbara Colen
    Trailer
    Abominável
    Abominável
    3,9
    Diretor: Jill Culton, Todd Wilderman
    Trailer
    Todos os melhores filmes em cartaz
    Back to Top