Minha conta
    Woody Allen processa Amazon por quebra de contrato

    O diretor alega, na ação de US$ 68 milhões, que a companhia rescindiu o acordo sem nenhuma base sólida.

    O imbróglio envolvendo o diretor Woody Allen e a Amazon Studios, que engavetou o lançamento de A Rainy Day in New York, mais recente trabalho do realizador, ganha mais uma camada. De acordo com informações da Variety, o diretor e roteirista de 83 anos entrou com uma ação judicial de US$ 68 milhões contra a subdivisão de entretenimento audiovisual da companhia de Jeff Bezos, alegando que o estúdio quebrou um contrato que previa a estreia da dramédia supracitada e a produção de mais três obras a partir de uma "denúncia infundada, feita há 25 anos".

    A "denúncia infundada" à qual Allen se refere é o complexo caso no qual sua filha adotiva, Dylan Farrow, o acasou de abuso sexual, um crime que teria acontecido nos idos de 1992, época em que a acusante tinha sete anos de idade. A controvérsia contemporânea ao redor da queixa — que foi investigada por uma junta de médicos especializada em abuso infantil e pelo Serviço Social de Nova Iorque e posteriormente arquivada por falta de evidências que comprovassem os supostos atos de Allen — foi potencializada pela eclosão do movimento #MeToo, formado por ondas de denúncias de mulheres que sofreram abusos e assédios sexuais em Hollywood e iniciado a partir da revelação das décadas de crimes sexuais cometidos pelo ex-produtor Harvey Weinstein.

    Dylan, que retornou à mídia para manter suas denúncias contra o pai adotivo, deu o pontapé inicial em um levante de repúdio ao realizador, cujos primeiros efeito foram a suspensão por tempo indeterminado do lançamento de A Rainy Day in New York e uma espécie de revisionismo da filmografia do cineasta. Allen, por sua vez, mantém sua defesa, tendo acusado a mãe de Dylan, a atriz Mia Farrow, de abuso psicológico e manipulação, um argumento que foi sustentado por Moses Farrow, irmão mais velho da acusante. A polêmica — da qual a Amazon (e o público em geral) já tinha ciência antes de firmar contrato com o cineasta, de acordo com o texto da ação judicial movida por Allen — segue em aberto.

    A Amazon ainda não se pronunciou oficialmente acerca do processo aberto pelo realizador.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Filha dá detalhes de suposto abuso sexual de Woody Allen
    • Dylan Farrow, filha de Woody Allen, critica Blake Lively e Justin Timberlake por terem trabalhado com seu pai
    • Timothée Chalamet doa cachê de seu trabalho com Woody Allen para movimento Time's Up
    • Woody Allen se pronuncia sobre as acusações de abuso sexual de sua filha, Dylan Farrow
    • Woody Allen tem contrato para mais três filmes com a Amazon
    • Michael Caine diz que não trabalharia com Woody Allen novamente
    • Cate Blanchett comenta acusações contra Woody Allen: "Se o caso precisa ser reaberto, apoio a investigação jurídica"
    • Javier Bardem defende Woody Allen e se diz chocado com tratamento dado ao cineasta
    • Moses Farrow, filho de Mia Farrow, acusa mãe de abuso psicológico e defende Woody Allen
    • Woody Allen afirma que deveria ser uma referência para o movimento #MeToo
    • A Rainy Day in New York: Novo filme de Woody Allen provavelmente jamais será lançado
    • Esposa de Woody Allen, Soon-Yi Previn quebra o silêncio sobre acusações de assédio e criação abusiva da mãe, Mia Farrow
    • 1 ano sem Woody Allen no cinema: Será o fim? (Análise)
    Comentários
    Back to Top