Minha conta
    Mostra de Tiradentes 2019: A Rosa Azul de Novalis é o destaque da penúltima e política noite do festival

    Um Filme de Verão também fez sua estreia na competição pelo troféu da Mostra Aurora.

    A noite de ontem, 25, foi de encerramento da Mostra Aurora, mas também da elevação da temperatura política da 22ª Mostra de Tiradentes. Dedicando a sessão do aclamado, tragicômico, subversivo e chocante A Rosa Azul de Novalis — leia aqui a crítica do AdoroCinema — ao ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL), atualmente em autoexílio por causa das ameaças de morte que recebeu, o diretor Rodrigo Carneiro definiu seu filme como uma resposta ao "contexto político ideologicamente nefasto" do Brasil, em uma semana de tragédias: o brutal assassinato de uma travesti em Campinas, e o novo rompimento de uma barragem em Minas Gerais, desta vez nos arredores de Brumadinho, pouco mais de três anos após o desastre de Mariana.

    Fazendo jus à temática da edição 2019 do festival mineiro, "Corpos Adiante", A Rosa Azul de Novalis arrancou aplausos da plateia presente na Cine-Tenda pela representação LGBTQ promovida pelo personagem principal, Marcelo Diorio, uma figura excêntrica e carismática que protagoniza uma narrativa sobre uma temática tabu: o ânus. Unindo-se às outras obras competidoras pelo prêmio da Mostra Aurora, o docudrama de Carneiro e Gustavo Vinagre colocou em pauta novamente a questão da homossexualidade, analisando-a partir do singular protagonista da trama, que relembra memórias de sua infância e até mesmo de suas possíveis vidas passadas. "Contra os preconceitos escancarados de nossos tempos, A Rosa Azul de Novalis desafia e ataca o imaginário heteronormativo e homofóbico", diz nossa crítica.

    Guia da 22ª Mostra de Tiradentes

    O último filme da noite de sexta-feira, Um Filme de Verão, toma uma rota completamente diferente da de seu predecessor e joga luz sobre as vidas das juventudes periféricas do Rio de Janeiro, retratando seus sonhos e as dificuldades que enfrentam no contexto de uma cidade em crise política e de segurança, principalmente. Também parte ficção e parte documentário, ainda que à sua própria maneira, a estreia de Jo Serfaty na direção agradou ao público e trouxe o imaginário carioca para o grande palco do festival mineiro. A comédia dramática sobre quatro amigos explora "a favela como um centro de efervescência artística e afetiva: os protagonistas têm um espírito criador implacável que só os faz ser ainda mais cativantes e encantadores aos nossos olhos", aponta a crítica 3 estrelas do AdoroCinema.

    Com a corrida pelo título de melhor filme completamente embaralhada a julgar pelas reações positivas da plateia à maioria dos filmes apresentados, torna-se praticamente impossível prever quem será o grande vencedor da Mostra de Tiradentes — de uma forma ou de outra, A Rosa Azul de Novalis, Tremor IêA Rainha Nzinga Chegou e Um Filme de Verão parecem ter mais chances, com DesvioSeus Ossos e Seus OlhosVermelha correndo por fora, levando em consideração as reações da plateia. Confira toda a retrospectiva do festival no nosso Guia da Mostra de Tiradentes, incluindo todas as críticas dos filmes que compuseram as mostras Aurora e Olhos Livres. Hoje à noite, os vencedores serão anunciados na Cine-Tenda — por isso mesmo, continue ligado na reta final da cobertura completa do AdoroCinema!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top