Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Mostra de Tiradentes 2019: Empate escancara polarizações e contrastes nacionais através dos conflitos agrários
    Por Renato Furtado — 20/01/2019 às 15:30
    facebook Tweet

    Segunda noite do festival mineiro trouxe o Norte do país para os holofotes.

    Leo Lara / Universo Produção

    De meados dos anos 1990 para cá, devido às leis de fomento à produção audiovisual, o Brasil finalmente ergueu-se das cinzas da Embrafilme, órgão que comandava a sétima arte no país, para adentrar o período de renascimento do nosso cinema, a famosa Retomada. Os filmes realizados nos últimos 19 anos, no entanto, tiveram como denominador comum o eixo Rio-São Paulo; já o Sul, o restante do Sudeste e o Nordeste conquistaram seus espaços mais recentemente. Mas e o Centro-Oeste e o Norte? No caso desta última região, ao menos, o documentário Empate provou ontem, 19, em pleno Largo das Forras, palco da tela Cine-Praça da Mostra de Tiradentes, que o cinema amazônico está vivo e é muito forte.

    Inteiramente produzido e rodado no Acre, o longa de Sérgio de Carvalho traz uma análise interna de um dos embates mais trágicos de todo o território nacional: o conflito por terras na região do Xapuri, localizado no Acre e na Floresta Amazônica, entre posseiros e seringueiros (aqueles que ocupam as terras e nelas vivem) e os fazendeiros locais (aqueles que as desejam desmatar para aumentar seus gados). Resgatando a memória do ambientalista Chico Mendes, assassinado há 30 anos por agropecuaristas, Empate explora as atuais lutas dos companheiros do ativista ecológico e lança luz sobre estes personagens, que compõem uma parcela historicamente subrepresentada e marginalizada do Brasil na mídia.

    Leo Lara / Universo Produção

    Para além de preservar os ideais propagados por Mendes para o futuro, o filme ainda é uma plataforma que dá voz a estes trabalhadores que seguem perdendo espaço para os interesses da indústria do desmatamento, que acabou com mais de 5 mil hectares de floresta entre 2016 e 2018. No entanto, mais do que fielmente retratar uma resistência histórica através dos "empates" — estratégia idealizada por Mendes que consiste em formar cordões humanos para proteger a mata —, o documentário também encapsula o atual panorama nacional: "O que está acontecendo no Acre é uma pequena área de estudo do que está acontecendo no Brasil", declarou a roteirista Beth Formaggini, durante o debate pós-sessão de Empate.

    Assim, por mais que tenha como foco o recrudescimento da violência no campo — apesar da ínfima diminuição dos números de mortes causadas por conflitos agrários no ano passado, os líderes dos movimentos sociais locais tornaram-se ainda mais visados (via G1) —, o documentário também escancara as polarizações, contradições, conflitos e crises em que o Brasil está mergulhado, segundo o cineasta. Isso ficou ainda mais evidente quando um homem, visivelmente alterado, dirigiu-se aos posseiros na tela com xingamentos e palavrões, afastando-se do Largo das Forras reafirmando o seguinte sobre si mesmo, aos gritos: "Eu sou fascista". Os espectadores rebateram a manifestação com sonoras vaias.

    Leo Lara / Universo Produção

    Por fim, o realizador ainda confessou à plateia que sentiu certo receio de sofrer represálias por incluir as cartelas ao fim de Empate, que recontam em palavras os acontecimentos que sucedem os eventos demonstrados no documentário, incluindo a perda de terras por parte de alguns dos personagens do filme para grandes fazendeiros. No encerramento, antes dos créditos finais, o longa aponta como os novos governos eleitos no ano passado — tanto do Acre, como do Brasil, agora comandados por Gladson Cameli (PP) e Jair Bolsonaro (PSL), respectivamente — podem agravar os conflitos agrários em decorrência de seus apoios declarados ao fomento da indústria agropecuária.

    "Ninguém solta a mão de ninguém e 'vambora', vamos fazer arte que esse é o nosso papel", finalizou de Carvalho, em mais uma quente noite na Mostra de Tiradentes 2019, onde os corpos destes brasileiros do Norte brillharam, seguindo a temática de incentivo à diversidade da 22ª edição do evento mineiro, principal guia dos debates que aqui ocorrem e da ampla programação do festival, que segue em cartaz até o próximo sábado, dia 26. Por sua vez, o documentário, que fez sua pré-estreia nacional em Tiradentes, ainda não tem previsão de estreia no circuito comercial — confira aqui a crítica 3,5 estrelas do AdoroCinema acerca de Empate.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    1917 Trailer (1) Legendado
    Jumanji: Próxima Fase Trailer Legendado
    Um Lindo Dia na Vizinhança Trailer (2) Legendado
    Luta por Justiça Trailer Legendado
    Um Espião Animal Trailer (1) Legendado
    Bloodshot Trailer (2) Legendado
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Festivais e premiações
    Festival do Rio ganha edição de verão
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
    SAG Awards 2020: Veja a lista de vencedores
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
    PGA Awards 2020: 1917 vence prêmio do sindicato dos produtores
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    domingo, 19 de janeiro de 2020
    PGA Awards 2020: 1917 vence prêmio do sindicato dos produtores
    Eddie Awards 2020: Parasita sai vitorioso no prêmio do sindicato dos editores
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    domingo, 19 de janeiro de 2020
    Eddie Awards 2020: Parasita sai vitorioso no prêmio do sindicato dos editores
    Últimas notícias de cinema Festivais e premiações
    Melhores filmes em cartaz
    Parasita
    Parasita
    4,4
    Diretor: Joon-ho Bong
    Elenco: Kang-Ho Song, Woo-sik Choi, Park So-Dam
    Trailer
    Minha Mãe É uma Peça 3
    Minha Mãe É uma Peça 3
    4,2
    Diretor: Susana Garcia
    Elenco: Paulo Gustavo, Rodrigo Pandolfo, Mariana Xavier
    Trailer
    Frozen 2
    Frozen 2
    4,2
    Diretor: Jennifer Lee, Chris Buck
    Trailer
    Jumanji: Próxima Fase
    3,9
    Diretor: Jake Kasdan
    Elenco: Dwayne Johnson, Jack Black, Kevin Hart
    Trailer
    Star Wars: A Ascensão Skywalker
    3,6
    Diretor: J.J. Abrams
    Elenco: Daisy Ridley, Adam Driver, Oscar Isaac
    Trailer
    O Escândalo
    3,3
    Diretor: Jay Roach
    Elenco: Charlize Theron, Nicole Kidman, Margot Robbie
    Trailer
    Todos os melhores filmes em cartaz
    Back to Top