Apesar do sucesso, Bird Box acaba de se envolver em outra polêmica. Depois de inspirar um perigoso desafio online que mostra como o ser humano não tem limites, a Netflix está sendo acusada de usar cenas de uma tragédia real na produção.
O evento em questão foi o acidente ferroviário de Lac-Mégantic de 2013, quando um trem, formado por 73 vagões transportando petróleo, descarrilhou e foi parar numa cidade do Canadá, causando uma gigante explosão. No total, 47 pessoas foram mortas e 30 prédios locais ficaram destruídos, incluindo a biblioteca municipal.
Imagens da tragédia apareceram em noticiários retratados em Bird Box, quando jornalistas falam sobre a súbita doença que a vítima querer se matar, de forma violenta, apenas com um olhar. A prefeita de Lac-Mégantic, Julie Morin, fez uma crítica pública pelo uso de tais cenas: "Tenham certeza que vamos investigar isso e o povo está ao nosso lado." Por enquanto, a plataforma não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas fontes da BBC afirmam que a Netflix não tem planos de eliminar tais sequências do filme estrelado por Sandra Bullock.
[ATUALIZAÇÃO] A Netflix anunciou que comprou licença para usar tais cenas pela agência Pond 5 — que se desculpou pelo ocorrido e contou que tal conteúdo foi usado fora de contexto. Por sua vez, a Netflix confirmou que não pretende tirar o respectivo trecho do filme, mas terá maior preocupação para mudar tais atitudes no futuro. [ATUALIZAÇÃO]
Recentemente, outra atração original da Netflix também foi acusada de usar imagens de tal tragédia: a série canadense Travelers. Uma das produtoras responsáveis pelo programa, a Peacock Alley Entertainment pediu desculpas em uma declaração, dizendo que não tinham conhecimento sobre a origem de tais cenas. Eles pretendem substituir o material e afirmam que nunca desejaram desonrar o trágico evento.
Dirigido por Susanne Bier, Bird Box segue no catálogo da Netflix. Leia a crítica do AdoroCinema e confira nossa entrevista exclusiva com Sandra Bullock e Trevante Rhodes.