Meu AdoroCinema
O que é o Aranhaverso?
Por Francisco Russo — 12/01/2019 às 09:46
facebook Tweet

Um Homem-Aranha, dois Homens-Aranhas, três Homens-Aranhas...

Tem filme novo do Homem-Aranha nos cinemas, mas bem diferente do que você está acostumado a ver. E não é só por ser em animação, mas por trazer não apenas um, mas vários heróis aracnídeos. É isso mesmo que você acabou de ler.

A origem de Homem-Aranha no Aranhaverso vem do popular arco dos quadrinhos chamado... Aranhaverso! Nele, o roteirista Dan Slott brinca com os mais de 60 anos do personagem, já retratado das mais diversas formas não apenas nas HQs, mas também em animações. A ideia era ao mesmo tempo prestar homenagem à criatividade de todos aqueles que trabalharam com o Cabeça de Teia - mesmo em suas versões mais bizarras - e, ao mesmo tempo, uni-los em uma grande aventura que explorasse especialmente uma vertente bem popular do herói aracnídeo: Miles Morales.

Miles Morales, o novo Homem-Aranha

Mas antes de entrar na história do garoto negro que se tornou Homem-Aranha, retornemos ao conceito básico da criação do Aranhaverso. Com base em uma ideia estabelecida por J. Michael Straczynski, roteirista das HQs do Aranha por mais de uma década, Slott explorou a ideia de que todos os heróis e vilões quem têm animais como a representação de seus poderes possuem um totem, relacionado a este animal. Desta forma, toda dimensão teria seu representante deste mesmo totem, cada um com características próprias do universo em que vive.

A reunião dos vários Homens-Aranha tem então início com o surgimento de Morlun, um vampiro cósmico que salta de dimensão em dimensão para se alimentar da energia totêmica deles, matando-os um a um. Nas HQs, quem inicia esta jornada é o Homem-Aranha Superior, também conhecido como a versão onde o Dr. Octopus assumiu o corpo de Peter Parker - é uma longa história... No cinema, tal posto cabe a Miles Morales.

Criado para o universo Ultimate da Marvel, onde os heróis da Casa de Ideias eram reimaginados com variações em sua história, Miles ascendeu como Homem-Aranha após Peter Parker ser morto, em sua derradeira batalha contra o Duende Verde. Logo fez imenso sucesso, não só por sua origem e características mas, também, por retomar o espírito juvenil do herói, há muito deixado de lado na fase adulta de Peter Parker. A união de ambos, tendo como gancho a proposta do Aranhaverso, foi a grande sacada dos roteiristas Phil LordRodney Rothman - o que também veio a calhar com a vontade da Sony em explorar o Cabeça de Teia de outras formas nas telonas, além de sua persona via Tom Holland no Universo Cinematográfico Marvel.

Miles Morales em ação nas ruas de Nova York

Assim surgiu Homem-Aranha no Aranhaverso, que desfila no cinema do icônico Porco-Aranha - apresentado pela primeira vez através de uma hilária paródia feita em Os Simpsons - O Filme - até o Homem-Aranha Noir, cuja dublagem na versão original cabe ao fã de quadrinhos Nicolas Cage. Tem ainda a versão inspirada em anime, a de 2099 e, é claro, Spider-Gwen, vinda da dimensão onde Peter Parker não é picado pela aranha radioativa, mas sim sua paixonite adolescente Gwen Stacy.

Nos quadrinhos, o Aranhaverso chegou ao fim após a unificação de todas as dimensões existentes na Marvel a partir da saga Guerras Secretas, o que fez com que Peter Parker e Miles Morales passassem a coexistir na mesma realidade, assim como vários dos heróis que fizeram (bastante) sucesso no período. No cinema, ainda não há confirmação de uma sequência para Homem-Aranha no Aranhaverso, mas pelo sucesso, de público e de crítica, soa como mera questão de tempo. Confira nossa crítica do filme!

Algumas das variações do Homem-Aranha no Aranhaverso
facebook Tweet
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
Como Treinar o Seu Dragão 3 Trailer Legendado
Vidro Trailer Legendado
Amigos para Sempre Trailer Legendado
O Peso do Passado Trailer Legendado
Temporada Trailer
Vingadores: Ultimato Trailer Legendado
Todos os últimos trailers
Últimas notícias de cinema
Cinebiografia de Silvio Santos ganha título oficial e data de estreia
NOTÍCIAS - Lançamentos
quinta-feira, 17 de janeiro de 2019
Eduardo e Mônica tem estreia antecipada nos cinemas
NOTÍCIAS - Negócios
quinta-feira, 17 de janeiro de 2019
RBD: Documentário ganha novo clipe ao som de "Nuestro Amor"
NOTÍCIAS - Visto na Web
quinta-feira, 17 de janeiro de 2019
Últimas notícias de cinema
Melhores filmes em cartaz
Dragon Ball Super Broly
4,6
Diretor: Tatsuya Nagamine
Trailer
Aquaman
4,5
Diretor: James Wan
Elenco: Jason Momoa, Amber Heard, Willem Dafoe
Trailer
Homem-Aranha no Aranhaverso
Homem-Aranha no Aranhaverso
4,4
Diretor: Bob Persichetti, Peter Ramsey, Rodney Rothman
Trailer
Minha Vida em Marte
Minha Vida em Marte
4,3
Diretor: Susana Garcia
Elenco: Mônica Martelli, Paulo Gustavo, Marcos Palmeira
Trailer
WiFi Ralph - Quebrando a Internet
WiFi Ralph - Quebrando a Internet
4,2
Diretor: Rich Moore, Phil Johnston
Trailer
Bumblebee
Bumblebee
4,1
Diretor: Travis Knight
Elenco: Hailee Steinfeld, John Cena, Jorge Lendeborg Jr.
Trailer
Todos os melhores filmes em cartaz
Back to Top