Minha conta
    Black Mirror: Veja easter eggs e referências de Bandersnatch

    Filme interativo faz menções a episódios anteriores (e um futuro!) da série de Charlie Brooker.

    Goste ou não de Black Mirror: Bandersnatch, uma coisa é certa: o filme é um prato cheio para caçadores de easter-eggs. Pode até ter sido fácil captar as referências mais óbvias a “Metalhead”, “White Bear” e “Nosedive”, por exemplo — ou até a referência a “San Junipero” —, mas há outras escondidas a quase todos os episódios. E até a futuros episódios. Conseguiu captar?

    National Anthem

    IndieWire/Reprodução

    No final alternativo em que Pearl Ritman (Laura Evelyn) está desenvolvendo uma nova versão de Bandersnatch, uma das notícias na barra de rolagem do noticiário dá uma atualização de status sobre o ex Primeiro Ministro, Michael Callow (Rory Kinnear). A nota informa que, apesar dos pesares, ele segue bem, pois foi o vencedor da última edição do programa Celebrity Bake Off.

    Além disso, no website da Tuckersoft, há detalhes sobre o jogo “Pig in a Poke” — uma singela referência ao traumático evento do primeiro episódio da série. A descrição explica: “Quem pensaria que um passeio pelo campo seria tão divertido? Você deve escapar de flechas voadoras e abelhas gigantes, apertando o ratinho para que flores explodam ao seu redor.”

    Fifteen Million Merits

    IndieWire/Reprodução

    A marca de cigarros consumida pelo pai de Stefan é chamada “Wraight's Gold Band”. Wraith é o nome do personagem de Rupert Everett em Fifteen Million Merits. E, vale lembrar, no episódio ele é criador de um programa pornográfico chamado WraithBabes, além de juiz do show de competição “Hot Shot”.

    Há também uma menção em uma página de jornal que aparece no final de Pearl Ritman, em um anúncio de uma nova série de competição do time “15 Million Talent”, o mesmo que criou “Hot Shot.”

    White Bear

    Além do símbolo que referencia White Bear o tempo todo, há também um video game que recebe o mesmo título, e o site da Tuckersoft explica: o desafio é escapar de blocos voadores de gelo, sem se esquecer de tomar cuidado com o urso branco.

    San Junipero

    Tuckersoft é provavelmente o estágio inicial da companhia TCKR, que criou o universo de San Junipero. Além de haver um pub no mundo virtual do episódio vencedor do Emmy chamado Tucker’s, o consultório da terapeuta de Stefan se chama Saint Juniper’s Medical Practice.

    Hang the DJ + Be Right Back

    Novamente no final de Pearl Ritman, uma manchete de jornal inclui um anúncio para uma “máquina do amor futurista sendo desenvolvida pela companhia de software BRB” — uma sigla para Be Right Back.

    Qualquer semelhança com o aplicativo Coach, do episódio “Hang the DJ”, não é mera coincidência. O site da Tuckersoft leva os leitores a uma versão do app em que é possível descobrir a data de validade do seu relacionamento. Clique aqui para acessá-lo.

    Black Museum

    Começamos a desenhar uma árvore genealógica de Black Mirror. A terapeuta de Stefan, Dra. Haynes (Alice Lowe), tem o mesmo sobrenome do proprietário do obscuro museu de Black Museum, Rolo Haynes (Douglas Hodge). Sinistro...

    Referências futuras

    Além das muitas referências a episódios anteriores, há uma específica que possivelmente está entre os títulos da quinta temporada. Mais uma vez, o gancho é o final de Pearl Ritman, que mostra o título: “CEO da Grills Smithereen Billy Bauer fala de bots russos.”

    Coincidentemente, houve anúncios de filmagens de um episódio de Black Mirror chamado “Smithereens”, no início de 2018. O título provavelmente faz parte da quinta temporada, que chega à Netflix em algum momento de 2019.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top