Minha conta
    O que sabemos (até agora!) sobre o prelúdio de Game of Thrones

    A Longa Noite, Naomi Watts, mortos-vivos e os Filhos da Floresta.

    Game of Thrones pode até estar chegando ao fim, mas o universo criado por George R.R. Martin é grande demais para se acabar em oito temporadas. É tanto que a HBO, indisposta a abandonar a sua galinha dos ovos de ouro, planejou cinco séries derivadas do drama assinado por David Benioff e D.B. Weiss. E chegou a hora de conhecer um pouco melhor da única que está mais perto de realmente ganhar as telas.

    Foi em maio de 2017 que a HBO anunciou que estava pensando em quatro possíveis spin-offs de Game of Thrones, e na mesma época George R.R. Martin revelou que nenhum deles se passaria após a série principal — todos seriam ambientados antes. Mas quão antes?

    O piloto selecionado para ser filmado trata-se do produzido por Jane Goldman (X-Men: Primeira Classe, Kingsman - Serviço Secreto), e se passa milhares de anos antes dos eventos correntes da série principal.

    A sinopse oficial descreve:

    "Ambientada centenas de anos antes dos eventos de Game of Thrones, a série vai narrar o declínio do mundo, da Era de Ouro dos heróis aos seus momentos mais obscuros. E apenas uma coisa é certa: dos segredos horripilantes da história de Westeros à verdadeira origem dos Caminhantes Brancos, aos mistérios do Leste e às lendas dos Stark... não são as histórias que julgamos conhecer."

    O que é?

    Apesar de enigmática, a sinopse está descrevendo a Era dos Heróis, que aconteceu 10 mil anos antes da ascensão do Rei Robert. Trata-se do período de formação de Westeros, desde quando os Primeiros Homens chegaram e fizeram um pacto com os Filhos da Floresta até a chegada dos Ândalos.

    O maior dos acontecimentos da Era dos Heróis é a Longa Noite, um inverno que durou uma geração inteira e que guardou um período de escuridão em todo o Mundo Conhecido, espalhando fome e terror. E, de fato, o título que George R.R. Martin havia divulgado é The Long Night, antes de ele precisar se retratar e explicar que era apenas um título "provisório." Até ele levou bronca da HBO...

    Foi neste período de escuridão que, segundo a história, surgiram as criaturas conhecidas como Outros, vindas dos cantos mais longínquos do norte, das Terras do Sempre Inverno. São eles os Caminhantes Brancos, com suas espadas de gelo e a capacidade de "ressuscitar" os mortos para lutar, formando um exército de wights.

    Os Filhos da Floresta e os Primeiros Homens conseguiram conter o avanço dos Outros quando descobriram que obsidiana — ou vidro de dragão — era capaz de matá-los. A primeira geração da Patrulha da Noite foi a responsável por impedí-los de tomar o continente, após a construção da Muralha, supostamente liderada por Brandon Stark — conhecido historicamente como Bran, o Construtor.

    Quem está no elenco?

    As únicas duas escalações feitas até agora são Naomi Watts, descrita como "uma socialite que esconde um segredo", e o novato Josh Whitehouse. Não se sabe quem eles vão interpretar.

    Uma das teorias mais fortes sugere que a personagem de Watts está ligada à origem da família Lannister. Assim, ela poderia interpretar Lady Casterly ou uma versão feminina de Lann, o Esperto — fundador da Casa Lannister e responsável por roubar o Rochedo da família Casterly.

    Já Whitehouse deve interpretar Bran, o Construtor. Trata-se do lendário fundador da Casa Stark, figura repetida em dezenas de histórias, cuja fama circula por todos os sete reinos. A ele é atribuída não apenas a construção da Muralha, mas também do castelo de Ponta Tempestade.

    Filhos da Floresta, Primeiros Homens e Ândalos

    O que quer dizer cada um destes termos? Ainda que já tenham sido mencionados na série, vale lembrar.

    Os Filhos da Floresta são as criaturas que moram para Além da Muralhas, seres repletos de magia e conhecedores de Westeros. São, de fato, os primeiros moradores do continente, que já residiam lá antes da chegada dos Primeiros Homens, que atravessaram o Braço de Dorne (uma ponte natural que ligava Westeros a Essos) 12 mil anos antes da Conquista de Aegon. 

    Quando os Primeiros Homens chegaram, vindos provavelmente do local atualmente conhecido como o Grande Mar Dothraki, guerrearam com os Filhos da Floresta durante séculos. As duas raças selaram um pacto no Olho de Deus, determinando que os Primeiros Homens ficariam com o domínio das regiões costeiras e montanhosas, mas que as florestas sempre pertenceriam aos Filhos. Para selar o acordo, os Filhos da Floresta marcaram um rosto no tronco de cada Represeiro da ilha, que ficou conhecida como a Ilha das Caras.

    A paz reinou até a chegada dos Ândalos, que ocorreu cerca de seis mil anos depois da chegada dos Primeiros Homens. Trata-se de uma chegada extremamente invasiva, que tentou forçar novos costumes e uma nova religião (a Fé dos Sete) aos povos que já viviam de forma pacífica no continente.

    Os novos invasores foram os responsáveis por empurrar os Filhos da Floresta para os recantos mais distantes do Norte, para Além da Muralha, e por destrur grande parte dos pequenos reinados estabelecidos pelos Primeiros Homens — o Rochedo Casterly, o Ninho da Águia, entre outros. Apenas um local permaneceu intocado: Winterfell, onde continuou dominando a religião dos Velhos Deuses, apesar da imposição da Fé dos Sete, graças à resistência dos Reis do Inverno, da família Stark.

    E o que tudo isso significa?

    Todos estes elementos devem se misturar na série "ainda sem título", mas vale lembrar que a descrição sugere que aquilo que julgamos conhecer a respeito deste período não é exatamente a verdade da atração. Por isso, só resta esperar.

    The Long Night deve chegar às telas somente após 2020.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top