Minha conta
    Intimidade entre Estranhos: Música de Frejat e filme Verão de 42 serviram de referência para o longa (Entrevista Exclusiva)

    O elenco do filme conta com Rafaela Mandelli, Milhem Cortaz e Gabriel Contente.

    Intimidade entre Estranhos, o mais novo filme de José Alvarenga Jr. está em cartaz nos cinemas e traz no elenco Rafaela MandelliMilhem CortazGabriel Contente como os protagonistas.

    Através do triângulo estabelecido por Maria, Horácio e Pedro, o longa traz as relações permeadas pela questão de atração e repulsão e é um projeto antigo do diretor. Em entrevista ao AdoroCinema, o diretor afirmou que a ideia surgiu após assistir Apenas uma Vez, há dez anos.

    “Eu vi Apenas Uma vez (Once) há 10 anos e pensei que queria fazer um filme parecido com aquele, mais simples, com poucas câmeras - quase um cinema novo de novo”, contou. Em seguida, a ideia foi ganhando força e contou com a ajuda de uma música do Frejat. “Fui à uma festa e encontrei o Leoni, sugeri a ele para fazermos um filme e ele escrever algumas canções. E então ele falou ‘eu fiz uma música com o frejat agora’ e me entregou. Quando cheguei em casa ouvi e e me remeteu a um prédio e um triângulo amoroso. E então, uni esta ideia ao desejo de falar de um filme chamado Verão de 42, que traz a história de um menino que se inicia sexualmente com uma mulher mais velha e coloquei algumas referências pessoais - este filme foi o ponto de partida”, concluiu.

    Em meio à solidão, depressão, alcoolismo, entre outros fatores, os personagens precisam lidar com diversos objetos que se tornam praticamente protagonistas do longa, como a piscina que fica no térreo do prédio localizado em Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

    “O ambiente ajudou muito na construção do personagem e a piscina é um quarto personagem sim. Ela representa um momento de respiro e muitas coisas acontecem ali. Os objetos de cena ajudaram tanto que eu pedi alguns objetos de cena de Maria para levar para casa e vou emoldurar e colocar na parede”, disse Rafaela.

    Segundo Alvarenga, a piscina foi colocada no filme por conta de uma vivência pessoal sua, aos 19 anos. “A piscina representa para mim um escape no filme, tanto de quem está dentro dela, quanto de quem está olhando e vivendo aquela piscina. É como se uma pessoa tivesse a vida através da piscina e a outra tivesse a vida através da pessoa que está na piscina”, revelou o diretor.

    Com diversas camadas, os personagens passeiam por muitas sensações ao longo da trama.

    "As pessoas vão se identificar que está tudo ali, em vários momentos quem está assistindo vai se identificar com aquele lugar", contou Rafaela Mandelli, completando que, para ela, é possível se identificar com os três ao mesmo tempo por conta da profundidade que eles têm.

    Ao serem questionados sobre o maior motor da trama, os artistas pontuaram a questão das relações. "São as relações que movem a trama, a de empatia, a de rejeição, a de curiosidade, de paixão, de medo, os três são muita coisa ao mesmo tempo", contou Gabriel Contente, que faz sua estreia em um longa-metragem em Intimidade entre Estranhos.

    “O denominador comum desses três personagens é a solidão. De alguma maneira eles se unem pela solidão, se encontram por isso. O Pedro tem a solidão pelo trabalho, por estar sempre tentando e não consegue, a Maria tem um lugar muito solitário por ter uma dificuldade com o Rio de Janeiro e o Horácio tem a solidão de ser realmente um menino sozinho morando naquele ambiente, isso de alguma maneira faz com que eles se aproximem, é uma carência”, disse Rafaela Mandelli.

    “Eles descobrem mundos. E não é a toa que esse título é contraditório, intimidade é uma coisa própria, de dentro, estranho é o que você não reconhece, o oposto, algo que você afasta. Acredito que, hoje em dia, nossa vida é feita desse conflito, qualquer relação tem essa coisa de atração e repulsão e a saída é viver isso - não apenas procurar a atração, mas sim estar pronto para viver essas duas possibilidades que trazem dores e trazem alegrias também”, contou o diretor.

    Cada um dos três protagonistas apresenta uma diferente maneira de solidão, com isso, José Alvarenga levanta o fato de que os personagens se afastam e se aproximam frequentemente e que, juntos, eles se ajudam nas dores. “O filme fala da solidão, mas também do resgate da companhia. Quero passar a ideia de que não importa o espaço, a relação, o encontro é capaz e levar você para qualquer lugar”, concluiu.

    Intimidade entre Estranhos estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira, dia 13 de dezembro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top