Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Viúva Negra: Lucrécia Martel conta por que recusou convite da Marvel
    Por Renato Furtado — 13/12/2018 às 12:00
    facebook Tweet

    Nem todo diretor aprecia um envolvimento tão pesado de um estúdio como é na Casa das Ideias.

    Jeff Spicer/Getty Images

    Responsável por aclamados títulos recentes do cinema latino-americano como O Pântano e Zama, Lucrécia Martel é uma das realizadoras mais importantes do cenário da sétima arte local. Sua relevância e suas habilidades chamaram, curiosamente, a atenção da Marvel, que tentou contar com a diretora argentina em Viúva Negra antes de finalmente contratar Cate Shortland (Lore). E por que Martel recusou o convite? Por causa das cenas de ação (via Indiewire):

    "Recebi um e-mail da Marvel para uma reunião [...] A Marvel e outras produtoras estão tentando trazer mais mulheres para a direção... O que eles me disseram na reunião foi 'nós precisamos de uma diretora porque queremos alguém que esteja preocupada com o desenvolvimento da personagem de Scarlett Johansson [...] Mas eles também me disseram, 'Não se preocupe com as cenas de ação, nós tomamos conta disso'. E eu pensei que adoraria conhecer Scarlett Johansson, mas que também adoraria dirigir as cenas de ação", contou a cineasta.

    O motivo para Martel ter declinado a proposta teve a ver, portanto, com uma parcela de sexismo da Marvel, na visão da diretora: "Os estúdios estão interessados em mulheres na direção mas eles ainda acham que as cenas de ação devem ser feitas por homens. E a primeira coisa que pedi a eles foi se poderíamos mudar os efeitos especiais porque tem muitos lasers. Isso é horrível. Além disso, a trilha sonora dos filmes da Marvel é bem horrenda. Talvez nós não concordemos neste ponto mas é realmente difícil ver um filme da Marvel. É doloroso para os ouvidos".

    Assim, não será dessa vez que veremos Martel fazer o salto para o cinema de blockbusters. É importante também acompanhar de perto a ressalva levantada pela cineasta: será que a Marvel e as outras companhias realmente não confiam nas mulheres que contratam para as cenas de ação? Ou as sequências do tipo são realizadas, em todas as produções, por equipes autônomas? Em tempos de conquista de poder feminino na indústria, é preciso prestar atenção nesta questão.

    Viúva Negra deve ser lançado em 2020.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Jonathan Kennedy
      Ele detonou a Marvel. Nunca mais.
    • James Benson
      xiu!
    • James Benson
      Marvel não deixa doente mental dirigir seus filmes... 'a trilha sonora dos filmes da marvel é bem horrenda' só com essa frase ela nunca chegaria nem perto do cinema pra assistir aos filmes... A existência dela é um insulto.digo, a Marvel já deixou um doente mental entrar sem querer... Waititi.
    • jppedroalves
      na verdade a Ryan Coogler não muita liberdade criativa só pq a visão dele se encaixava no todo, e sim pq os produtores brancos, privilegiados e milionários não tinham noção nenhuma do que fazer em Wakanda, seria horrível se o filme tivesse sido entregue na mão de uma produtor/diretor branco, não pq eu ache que diretores brancos não teria competência pra fazer um bom filme, mas que na verdade não da pra escrever e mostrar verdade numa coisa que você nunca passou, então deram todo a liberdade pro Ryan fazer o que ele sabe fazer de melhor, falar de forma verossímil sobre assuntos delicados. e o msm se encaixa em viúva Negra deram um filme na mão de uma diretora pq assim o filme condis mais com a realidade, mas não querem deixar a mulher dirigir as cenas de Ação pq ela sabe escrever e dirigir bem mulheres mas as cenas de Ação não. como se tivesse deixado o Ryan Coogler dirigir apenas o desenvolvimento dos personagens.
    • Danilo
      Falei bosta?! Disse que a Marvel não concede liberdade na obra, concordo plenamente com isso. O diretor faz o que quiser, desde que essas decisões seja a mesma da Marvel. Isso é um fato e sempre foi assim! Leu as entrevistas de Jon Favreau? sabia que ele estava cotado para dirigir Vingadores, mas começou a falar que meu Homem de Ferro não combina com magia, não combina com Thor espirraram ele fora. Quer caso mais claro que o do Edgar Wright?! Ele ficou teimando em fazer o Homem Formiga do jeitinho que ele queria, foi demitido a 2 semanas de se começar as gravações. O cerne da questão é não foram sexista com a Martel, ela tinha uma visão que não se encaixava na Marvel. a visão que Ryan Coogler tinha para Wakanda, a visão que ele tinha para o Pantera Negra se encaixava, foi por isso que ele pode fazer o que fez!! Agora seria muito fácil me chamarem para um entrevista, falarem que eu não preciso me preocupar com as cenas de ação, eu falar mal do que já foi feito (É doloroso para os ouvidos) eu não querer seguir as diretrizes e depois sair falando que Marvel é xenofóbica porque disse que brasileiro não sabe dirigir cenas de ação?! Muletinha muito boa, não acha?!
    • Igor Tarcízio
      Falou pouco, mas falou bosta. Não tem nada a ver com diretores quererem se apropriar dos personagens. A realidade é que a Marvel quer sim pontuar com a sociedade colocando diretoras mulheres, mas não concede liberdade na obra. Um dos diretores que teve grandes discussões e conseguiu ter quase pleno controle do filme foi Ryan Coogler, que dirigiu um dos melhores, senão o melhor, filme da Marvel dos últimos tempos: Pantera Negra.
    • Danilo
      a primeira coisa que pedi a eles foi se poderíamos mudar os efeitos especiais porque tem muitos lasers. Isso é horrível. Além disso, a trilha sonora dos filmes da Marvel é bem horrenda ?!!! Sério mesmo ?!!! Se o problema fosse só mulher dirigindo as cenas de ação era só pedir posso dirigir uma e colocamos no Youtube para ver as reações, se o pessoal gostar dirijo todas ok? O problema não é sexismo!!! O problema é que o Marvel Studios não tem o menor puder em tesouraria as asinhas de diretores que querem se apropriar dos personagens e imprimir uma visão pessoal que não condiz com o todo!!! Simples assim!!!
    • Vidamell Vida R.
      é verdade.....
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Um Crime para Dois Trailer Legendado
    Má Educação Trailer Original
    Emma Trailer Legendado
    The Vast of Night Trailer Original
    Dolittle Trailer Dublado
    Velozes & Furiosos 9 Trailer Legendado
    Todos os últimos trailers
    Últimas notícias de cinema
    Sessão da Tarde: Encantada e Lara Croft são os destaques da semana
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    segunda-feira, 1 de junho de 2020
    Mulher-Maravilha 1984: Diretora comenta sobre romance entre heroína e Cheetah
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    segunda-feira, 1 de junho de 2020
    The Batman: Detalhes do batmóvel de Robert Pattinson são revelados
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    segunda-feira, 1 de junho de 2020
    Últimas notícias de cinema
    Melhores filmes em cartaz
    O Destino Bate à sua Porta
    3,5
    Diretor: Bob Rafelson
    Elenco: Jack Nicholson, Jessica Lange, John Colicos
    Amanhã
    Diretor: Cyril Dion, Mélanie Laurent
    Elenco: Mélanie Laurent, Cyril Dion, Jeremy Rifkin
    Trailer
    O Homem Por Trás de "Q"
    3,2
    Diretor: Richard Mervyn
    Elenco: Michael Apted, Pierce Brosnan, Martin Campbell
    O Negócio é Fofoca
    O Negócio é Fofoca
    3,1
    Diretor: Melanie Mayron
    Elenco: Christy Carlson Romano, Keri Lynn Pratt, Katey Sagal
    A House in the Sky
    A House in the Sky
    Elenco: Rooney Mara
    Confronto Final
    Confronto Final
    3,4
    Diretor: Keoni Waxman
    Elenco: Steven Seagal, Victor Webster, Tzi Ma
    Trailer
    Todos os melhores filmes em cartaz
    Back to Top