Minha conta
    Vingadores - Ultimato: O que significa o título da nova aventura da Marvel (Análise)

    É preciso prestar atenção no que diz Kevin Feige.

    Quando revelou que Guerra Infinita seria adaptada para o cinema, a Marvel logo dividiu a saga em dois filmes dos Vingadores, nomeados em partes 1 e 2. Posteriormente, Vingadores 4 teve seu título alterado para algo enigmático, escondido do público para que os fãs não se assustassem - especialmente antes de saber do icônico estalar de dedos de Thanos.

    Com o estrondoso sucesso de Vingadores: Guerra Infinitaquarta maior bilheteria em todos os tempos, a ansiedade pelo título (e o trailer) de Vingadores 4 aumentou a cada dia. Em junho, Kevin Feige já dizia que o título apenas seria revelado ao término do ano, após o lançamento do trailer de Capitã Marvel. Ele não estava mentindo.

    Dias após a divulgação do trailer da aventura estrelada por Brie Larson - e um dia antes do trailer de Homem-Aranha: Longe de Casa -, a espera chegou ao fim. No original, Vingadores 4 se chama Endgame; no Brasil, Ultimato. Mas o que isso significa?

    É bom lembrar que, desde Guerra Infinita, Endgame era um dos títulos mais cotados, muito porque o Dr. Estranho usa este termo ao explicar a Tony Stark o porquê de entregar a Thanos a Pedra do Tempo. "Estamos no fim do jogo agora", ele diz, após analisar milhares de possibilidades no futuro da batalha contra o titã louco. Entregar a joia e permitir o estalar de dedos seria a única alternativa possível de vitória.

    Entretanto, esta não foi a primeira vez que o termo surgiu em um filme dos Vingadores: "Aquilo lá em cima? Aquilo é o fim do jogo", disse Tony Stark pouco antes da batalha final de Era de Ultron. Ou seja, trata-se de um termo orgânico à franquia como um todo.

    Soma-se a isso mais dois fatores: Kevin Feige várias vezes disse que o Universo Cinematográfico Marvel será bem diferente após Vingadores 4 - ou seja, Endgame seria um divisor de águas entre as duas eras. Da mesma forma, e não por acaso, apenas os Vingadores originais foram "poupados" por Thanos. Para Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Thor, Viúva Negra e Gavião Arqueiro, este será o fim do jogo. Algum deles sobreviverá ao que está por vir?

    Diante de tal conjuntura, Endgame não só é um título coerente com o que foi construído ao longo de 10 anos de Universo Cinematográfico Marvel como, também, aponta para o futuro. A grande dúvida é acerca da versão brasileira do título, Ultimato. Por mais que traga a sensação de urgência, que combina com o momento trágico dos sobreviventes, deixa de lado todo o histórico em torno de Fim de Jogo. Soa, também, como um título mais pobre e menos significativo que em sua versão original.

    O porquê de tal mudança, provavelmente, apenas saberemos em 25 de abril, quando Vingadores: Ultimato estrear nos cinemas brasileiros.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top