Minha conta
    O Ódio que Você Semeia: Diferenças entre o filme e o livro

    Olha o spoiler!

    Se você é um cinéfilo mas também é apaixonado pela literatura, 2018 foi o seu ano. Foram mais de 40 livros  adaptados para as telonas, entre eles, Para Todos os Garotos que Já Amei, Me Chame Pelo Seu NomeO Mau Exemplo de Cameron Post e Com Amor, Simon. Agora, chegou a vez de O Ódio que Você Semeia!

    Para quem não conhece, a trama gira em torno de Starr Carter (Amandla Stenberg), uma adolescente negra de dezesseis anos que presencia o assassinato de Khalil (Algee Smith), seu melhor amigo, por um policial branco. Como foi a única pessoa presente no crime, só ela pode testemunhar no tribunal, que vai decidir se o homem irá ou não a julgamento. Inicialmente, Starr não quer se manifestar, mas aos poucos vai percebendo que ela tem muito a dizer.

    Os fãs da obra original, escrita por Angie Thomas, estão satisfeitos com a adaptação do drama, mas existem algumas diferenças bem distintas entre as duas versões. Pensando nisso, o AdoroCinema decidiu listar cinco situações que mudaram na hora de adaptar a vida da jovem Starr. Mas se você ainda não viu o filme ou leu o livro, saiba que tem SPOILERS abaixo! Leia por sua conta e risco!

    UM MALUCO NO PEDAÇO

    Quem leu o livro sabe que uma das melhores partes do namoro entre Starr e Chris (K.J. Apa) é que ambos adoram a série Um Maluco no Pedaço — essa mesma que você está pensando, estrelada por Will Smith. Considerada a música-tema do casal, eles vivem cantarolando os versos criados por Smith. Após uma briga entre os dois no baile de formatura, Chris acha que é uma excelente ideia subir no palco e começar a cantar a música para sua amada. A mudança fica pelo tema. Ao invés disso, o filme optou por mostrar como Starr e seus amigos de Garden Heights, Khalil e Natasha, eram apaixonados por Harry Potter na infância.

    AQUELE QUE NÃO ESTAVA LÁ

    Um dos arcos do livro completamente excluído do longa foi o do personagem DeVante. Assim como Khalil, ele vendia drogas para o traficante King (Anthony Mackie). Porém, após divergências com o chefe, DeVante pede ajuda a Maverick (Russell Hornsby), pai de Starr, que decide esconder o jovem e levá-lo para ficar um tempo na casa de seu cunhado, Carlos (Common). Depois de um tempo, ele acaba voltando ao bairro onde é capturado por King e acaba levando uma surra — no filme, quem acaba apanhando é Seven (Lamar Johnson), o meio-irmão da protagonista. Quem aí sentiu falta de DeVante no longa? Acham que ele fez falta? 

    STARR VS HAILEY

    Briga! Briga! Briga! Sim, aquele momento em que nos sentimos vingados por todas as falas preconceituosas de Hailey (Sabrina Carpenter) chegou — porém, um pouco diferente. No livro, Starr finalmente se cansa dos comentários maldosos que a amiga faz sobre Khalil e parte pra cima dela no corredor do colégio. Já no filme, a jovem decide mostrar à amiga como os moradores negros de seu bairro são tratados pela polícia, independente de terem cometido um crime ou não. Traumatizada, Hailey é deixada no chão enquanto Starr vai embora. 

    UNIÃO DAS MINORIAS

    O trio do basquete se separou. Após a briga com Hailey, Starr e Maya (Megan Lawless) estreitam ainda mais sua amizade. A menina, que tem descendência chinesa, decide que as minorias precisam se unir, o que não fica tão evidente no longa. Infelizmente, sua personagem não tomou uma posição mais firme em relação às amigas, o que pode deixar os fãs bem decepcionados. 

    O FINAL

    Muitas lágrimas depois, chegamos ao grande final dessa adaptação — e que final! Quando todos achavam que não tinha como melhorar, o diretor George Tillman Jr. surpreende a todos e entrega um final capaz de partir o coração de todos os presentes nas salas de cinema. Enquanto na obra literária, King simplesmente é preso após os vizinhos testemunharem que ele colocou fogo na loja do pai de Starr, o longa segue o que poderia ser um final bem sombrio. Maverick e King estão prestes a entrar em confronto quando as autoridades chegam. O que ninguém esperava é que Sekani (TJ Wright), o irmão mais novo da jovem, saca uma arma e aponta para o traficante. E o que os policiais fazem? Apontam suas armas para a assustada criança. Mas graças à coragem de Starr, que se coloca na frente do pequeno, tudo dá certo no final. Que sufoco, viu?   

    BÔNUS: O BEIJO

    Muito se fala sobre o que não apareceu na adaptação, porém também é preciso analisar o contrário. Uma novidade bem bacana foi a cena tocante entre Starr e Khalil, onde ambos conversam no carro após fugirem da festa. Enquanto discutem seus gostos musicais, o inesperado acontece: eles se beijam! Sim, senhoras e senhores, a paixão de infância prevaleceu e os dois compartilharam um momento super fofo juntos — até a desgraça acontecer. Quem mais achou que #Starrlil combinava mais que #Christarr? 

    O Ódio que Você Semeia já está em cartaz em todos os cinmas do Brasil. Leia a crítica do AdoroCinema!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top