Minha conta
    Mickey Mouse 90 Anos: 10 fatos sobre o camundongo mais amado do mundo que você não sabia

    "Só espero que nunca percamos de vista uma coisa - tudo foi iniciado por um rato” -  Walt Disney.

    Parabéns, Mickey Mouse! Há 90 anos, nascia essa figura muito querida mundialmente. Criado por Walt Disney, o camundongo teve sua primeira aparição oficial no dia 18 de novembro de 1928, no lançamento de seu primeiro curta, O Vapor Willie.

    Naquela época, o que ninguém imaginava - talvez nem o próprio criador - eram as proporções que o ratinho ganharia ao longo desses anos. Desenhado por Walt Disney e pelo animador Ub Iwerks, o personagem já ganhou o coração de diversas gerações por meio de seus HQs, desenhos para a TV, curtas e filmes para o cinema. Isso sem contar o imenso parque de diversões, o Walt Disney World (que, por sinal, no início se chamaria Mickeyland), na Flórida, e seus diversos produtos licenciados.

    Além de O Vapor Willie, a primeira vez que Mickey apareceu foi no mesmo ano, no desenho animado Avião Maluco, já a sua aparição em cores aconteceu em 1935, em The Band Concert. Como protagonista de um filme, estrelou Fantasia, em 1940, mas há 14 anos Mickey não aparece em um longa.

    Mesmo com tantos anos de existência, ainda há curiosidades de Mickey Mouse que muita gente não sabe como, por exemplo, seu nome completo! Em homenagem ao personagem, o AdoroCinema selecionou 10 fatos do camundongo mais amado do mundo que você não sabia!

    1) O verdadeiro nome

    No início, o personagem se chamaria Mortimer. No entanto, a esposa de Walt Disney, Lilian, não gostou da ideia e o convenceu a trocar por Mickey Mouse (bem melhor, né?). Oficialmente, seu nome completo é Michael Theodore Mouse. Fora isso, o ator Mickey Rooney já disse em algumas entrevistas que a inspiração do nome do rato veio após seu encontro com Walt.

    2) Mickey é uma evolução de um… coelho!

    Tudo começou, na verdade, com o seu antecessor Oswald, O Coelho Sortudo, criado por Walt Disney e Ub Iwerks. Na época, a Disney ainda era uma pequena parte do estúdio Universal Pictures, e a surpresa veio quando foi renegociar seu contrato e Charles Mintz havia roubado o personagem bem sucedido na época. Foi então que Walt e Ub criaram o camundongo mais amado do mundo. Os direitos sobre Oswald foram readquiridos pela companhia em 2006.

    3) Calçada da Fama de Hollywood

    Em 1978, Mickey ganhou um presente especial de 50 anos: se tornou o primeiro personagem de desenho animado a ter sua própria estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

    4) Armário recheado

    Incluindo a roupa utilizada no filme Fantasia, uniforme de pirata e de Papai Noel, Mickey Mouse possui 175 looks do dia em seu guarda-roupas.

    5) Primeiras palavras

    Mickey não falava até 1929, quando estreou o filme The Karnival Kid. O personagem se tornou o primeiro de uma animação a falar na história com as palavras: “Hot dog”.

    7) A voz do Mickey

    Walt Disney era o responsável pelas vozes de Mickey e Minnie até 1946, quando sua voz começou a ser prejudicada por causa do hábito de fumar. Disney contratou Wayne Allwine para dublar o Mickey, em 1977, e Russi Taylor para dar voz à Minnie, em 1986 - os atores se apaixonaram e casaram em 1991.

    8) Ligação com a lei dos direitos autorais nos EUA

    Na época de criação do Mickey, a lei de direito autoral dos Estados Unidos definia um período de 56 anos para que um artista tivesse exclusividade na exploração de sua obra. Antes que o personagem caísse em domínio público, a lei foi mudada mais quatro vezes, por pressão da Disney. Por isso, se não fosse Mickey Mouse, os artistas teriam muito menos tempo de exclusividade de suas criações artísticas no país.

    9) Anatomia de Mickey

    O famoso ratinho tem cerca de 70cm e pesa algo em torno de 10kg. Os desenhos originais do Mickey não incluem suas luvas. As luvas foram adicionadas em 1929 para que as pessoas consigam diferenciar seu braço das mãos. Além disso, o personagem só tem quatro dedos pois Walt Disney acreditava que cinco dedos eram demais para um rato.

    9) Não é qualquer um que pode se fantasiar de Mickey

    Quem se veste de Mickey nos parques da Disney não podem ter mais de 1,52, portanto, normalmente são mulheres. Ser pago para se vestir e colocar sorrisos nos rostos das crianças pode ser um trabalho árduo, precisa passar por treinamento intensivo. Aquele que deseja ser o famoso ratinho precisa passar horas praticando seus movimentos e maneirismos, aprendendo como ele expressa certas emoções, além de ser capaz de copiar perfeitamente seu autógrafo.

    10) O casamento de Mickey e Minnie

    Segundo Walt, Mickey e Minnie são casados oficialmente casados desde 1933. A primeira aparição de Minnie ao lado de Mickey foi em 1929, no episódio A Dança do Celeiro (The Barn Dance).

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top