Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Crepúsculo 10 Anos: Filmes e séries influenciados pela saga criada por Stephenie Meyer
    Por Vitória Pratini — 18 de nov. de 2018 às 11:30
    Atualizado 18 de nov. de 2018 às 15:36
    facebook Tweet

    Você lembra de todos eles?

    O primeiro filme da Saga Crepúsculo chegou aos cinemas em 2008, inspirado no livro de mesmo nome, publicado em 2005. O longa foi um sucesso de público, angariando uma legião de fãs e colocando os nomes de Kristen StewartRobert Pattinson na boca do povo. Mas esses não foram os únicos méritos da franquia criada por Stephenie Meyer!

    Crepúsculo começou uma moda — que até hoje é seguida — e influenciou diversas obras. Para comemorar uma década da saga, o AdoroCinema preparou uma lista de filmes e séries afetados pela moda Twilight. Vem com a gente!

    Romance sobrenatural

    O triângulo amoroso entre a humana Bella (Stewart), o vampiro Edward (Pattinson) e o lobinho Jacob (Taylor Lautner) fez tanto sucesso que gerou uma espécie de obsessão da cultura pop por vampiros e, claro, por outros romances sobrenaturais — tanto nos livros quanto nas telonas.

    Assim surgiu a menina que chega numa cidade nova e se apaixona por um anjo caído (Fallen e o ainda inédito Hush Hush); a moça que descobre que faz parte de um grupo de Caçadores de Sombras e se apaixona por um (Os Instrumentos Mortais); a que participa de uma sociedade de Vampiros e acaba vivendo um romance proibido (Academia de Vampiros); e, finalmente, que tem uma queda por, pasme, um zumbi (Meu Namorado é um Zumbi)!

    Filmes adolescentes estrelados por mulheres

    Além de romances com vampiros, anjos e zumbis, a moda Crepúsculo influenciou o surgimento de filmes teen estrelados por mulheres, a maioria inspirado em obras literárias e pautados em mundos distópicos. Logo chegaram às telonas Jogos Vorazes protagonizado por Katniss (Jennifer Lawrence), Divergente estrelado por Tris (Shailene Woodley) e, recentemente, Mentes Sombrias com Ruby (Amandla Stenberg) no protagonismo.

    Consequentemente, as distopias também ganharam força nas telas, não só com mulheres no papel principal, como aconteceu com Maze Runner.

    Fanfics

    Como toda trama que arrasa quarteirão, Crepúsculo também influenciou histórias feitas por fãs, as chamadas fan fics. Uma das mais famosas se tornou uma saga de livros bestseller e uma franquia de filmes blockbusters: Cinquenta Tons de Cinza. Você sabia disso que Anastasia e Christian foram inspirados em Bella e Edward?!

    Vampiros na TV

    Outra grande influência da moda Crepúsculo também foram as séries de vampiros. O programa True Blood, voltado mais para adultos e inspirado no livro de Charlaine Harris, também foi lançado em 2008, com claras semelhanças à saga. Entretanto, até hoje, uma das séries mais famosas de vampiros, é The Vampire Diaries, baseada no livro homônimo. Se não for por Twilight, talvez ela nunca tivesse saído do papel. O sucesso foi tanto que gerou duas séries derivadas: The Originals e Legacies. Outra produção, desta vez menor, mas que passou no Brasil pelo Boomerang foi o show islaelense The Split.

    Séries teen sobrenaturais

    Depois que as séries de TV com vampiros fez um sucesso estrondoso — provando, mais uma vez, a obsessão da cultura pop pelos seres sangue-sugas —, surgiram diversas produções, também voltadas para o público adolescente, porém com outros protagonistas e coajuvantes com poderes sobrenaturais, como lobisomens, caçadores de sombras e bruxas. Algumas delas foram Teen WolfThe Secret CircleShadowhunters (versão televisiva da história de Instrumentos Mortais).

    Paródias

    Crepúsculo também gerou diversas paródias, algumas toscas, outras hilárias, como em Os Muppets, no programa Saturday Night Live e nas telonas, em A Saga Molusco.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Karun D.
      entrem
    • Arthur Oliveira Souza
      E pensar que essa merd@ inspirou tanta coisa. Enquanto obras de arte como os filmes do Nolan,Kubrick,Villeneuve e Martin Scorsese custam a se tornarem populares. Realmente,a humanidade está bitolada mesmo.
    • Vidamell Vida R.
      um dia eu faço uma Fanfic famosa.
    Mostrar comentários
    Back to Top