Meu AdoroCinema
Crepúsculo 10 Anos: Filmes e séries influenciados pela saga criada por Stephenie Meyer
Por Vitória Pratini — 18/11/2018 às 11:30
Atualizado
facebook Tweet

Você lembra de todos eles?

O primeiro filme da Saga Crepúsculo chegou aos cinemas em 2008, inspirado no livro de mesmo nome, publicado em 2005. O longa foi um sucesso de público, angariando uma legião de fãs e colocando os nomes de Kristen StewartRobert Pattinson na boca do povo. Mas esses não foram os únicos méritos da franquia criada por Stephenie Meyer!

Crepúsculo começou uma moda — que até hoje é seguida — e influenciou diversas obras. Para comemorar uma década da saga, o AdoroCinema preparou uma lista de filmes e séries afetados pela moda Twilight. Vem com a gente!

Romance sobrenatural

O triângulo amoroso entre a humana Bella (Stewart), o vampiro Edward (Pattinson) e o lobinho Jacob (Taylor Lautner) fez tanto sucesso que gerou uma espécie de obsessão da cultura pop por vampiros e, claro, por outros romances sobrenaturais — tanto nos livros quanto nas telonas.

Assim surgiu a menina que chega numa cidade nova e se apaixona por um anjo caído (Fallen e o ainda inédito Hush Hush); a moça que descobre que faz parte de um grupo de Caçadores de Sombras e se apaixona por um (Os Instrumentos Mortais); a que participa de uma sociedade de Vampiros e acaba vivendo um romance proibido (Academia de Vampiros); e, finalmente, que tem uma queda por, pasme, um zumbi (Meu Namorado é um Zumbi)!

Filmes adolescentes estrelados por mulheres

Além de romances com vampiros, anjos e zumbis, a moda Crepúsculo influenciou o surgimento de filmes teen estrelados por mulheres, a maioria inspirado em obras literárias e pautados em mundos distópicos. Logo chegaram às telonas Jogos Vorazes protagonizado por Katniss (Jennifer Lawrence), Divergente estrelado por Tris (Shailene Woodley) e, recentemente, Mentes Sombrias com Ruby (Amandla Stenberg) no protagonismo.

Consequentemente, as distopias também ganharam força nas telas, não só com mulheres no papel principal, como aconteceu com Maze Runner.

Fanfics

Como toda trama que arrasa quarteirão, Crepúsculo também influenciou histórias feitas por fãs, as chamadas fan fics. Uma das mais famosas se tornou uma saga de livros bestseller e uma franquia de filmes blockbusters: Cinquenta Tons de Cinza. Você sabia disso que Anastasia e Christian foram inspirados em Bella e Edward?!

Vampiros na TV

Outra grande influência da moda Crepúsculo também foram as séries de vampiros. O programa True Blood, voltado mais para adultos e inspirado no livro de Charlaine Harris, também foi lançado em 2008, com claras semelhanças à saga. Entretanto, até hoje, uma das séries mais famosas de vampiros, é The Vampire Diaries, baseada no livro homônimo. Se não for por Twilight, talvez ela nunca tivesse saído do papel. O sucesso foi tanto que gerou duas séries derivadas: The Originals e Legacies. Outra produção, desta vez menor, mas que passou no Brasil pelo Boomerang foi o show islaelense The Split.

Séries teen sobrenaturais

Depois que as séries de TV com vampiros fez um sucesso estrondoso — provando, mais uma vez, a obsessão da cultura pop pelos seres sangue-sugas —, surgiram diversas produções, também voltadas para o público adolescente, porém com outros protagonistas e coajuvantes com poderes sobrenaturais, como lobisomens, caçadores de sombras e bruxas. Algumas delas foram Teen WolfThe Secret CircleShadowhunters (versão televisiva da história de Instrumentos Mortais).

Paródias

Crepúsculo também gerou diversas paródias, algumas toscas, outras hilárias, como em Os Muppets, no programa Saturday Night Live e nas telonas, em A Saga Molusco.

 

facebook Tweet
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
Bumblebee Trailer Legendado
Detetives do Prédio Azul 2 - O Mistério Italiano Trailer Oficial
Conquistar, Amar e Viver Intensamente Trailer Legendado
O Retorno de Mary Poppins Trailer Legendado
Diamantino Trailer Legendado
Turma da Mônica - Laços Trailer
Todos os últimos trailers
Últimas notícias de cinema
Festival de Berlim 2019: Pessoas-urso ocupam a cidade nos cartazes oficiais da 69ª edição
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
quarta-feira, 19 de dezembro de 2018
Bumblebee: Transformer amarelinho conquista fãs em pré-estreia
NOTÍCIAS - Lançamentos
quarta-feira, 19 de dezembro de 2018
Dicas do Dia: Homem-Formiga e Como Ser Solteira são os destaques de hoje
NOTÍCIAS - Lançamentos
quarta-feira, 19 de dezembro de 2018
Penny Marshall, diretora de Tempo de Despertar e Quero Ser Grande, morre aos 75 anos
NOTÍCIAS - Personalidades
terça-feira, 18 de dezembro de 2018
Últimas notícias de cinema
Melhores filmes em cartaz
Bohemian Rhapsody
4,7
Diretor: Bryan Singer
Elenco: Rami Malek, Gwilym Lee, Lucy Boynton
Trailer
Aquaman
4,4
Diretor: James Wan
Elenco: Jason Momoa, Amber Heard, Willem Dafoe
Trailer
Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
4,2
Diretor: David Yates
Elenco: Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Dan Fogler
Trailer
Os Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro
Os Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro
4,2
Diretor: Fabrício Bittar
Elenco: Danilo Gentili, Léo Lins, Murilo Couto
Trailer
O Grinch
O Grinch
4,0
Diretor: Yarrow Cheney
Trailer
De Repente uma Família
De Repente uma Família
3,8
Diretor: Sean Anders
Elenco: Mark Wahlberg, Rose Byrne, Isabela Moner
Trailer
Todos os melhores filmes em cartaz
Back to Top