Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Oscar 2019: Documentários sobre impeachment de Dilma Rousseff e acidente da Chapecoense estão pré-indicados
    Por Renato Furtado — 9 de nov. de 2018 às 12:00
    facebook Tweet

    Piripkura é a outra não-ficção que representa o Brasil na lista de 166 títulos pré-nomeados à disputa.

    Conforme o ano se aproxima do fim, vão desenhando-se as disputas do Oscar, especialmente as das categorias baseadas em listas de pré-indicados. Agora, além da corrida pelo troféu de Melhor Filme Estrangeiro, a competição de Melhor Documentário também começa a tomar forma. E das 166 produções pré-nomeadas ao caneco, três têm o DNA brasileiro: O Processo, de Maria Augusta Ramos, sobre o impeachment de Dilma Rousseff; Piripkura; e Nossa Chape, dos irmãos estadunidenses Jeff e Michael Zimbalist, acerca do desastre aéreo que vitimou quase toda a equipe da Chapecoense, em 2016.

    O caminho dos títulos nacionais para repetir o feito de O Sal da Terra (indicado em 2015), no entanto, não será nada fácil. Neste ano, muitos documentários encontraram grande sucesso nas bilheterias dos Estados Unidos e com a recente ideia de fundar a categoria de Melhor Filme Popular, está claro que a Academia está mais preocupada do que nunca com a recepção de seus nomeados por parte do público. Assim, alguns dos favoritos dos espectadores de documentários, como Won’t You Be My Neighbor? e RBG, podem já ter largado na frente por uma das cinco vagas finais.

    Dentre os outros fortes concorrentes, também devem ser citados Três Estranhos Idênticos, Free Solo, Crime + Punishment, Amazing Grace, Be NaturalJane Fonda em Cinco Atos e A Valsa de Waldheim. Vale lembrar ainda que cineastas consagrados como Michael Moore (Fahrenheit 11/9) e Rithy Pahn (Túmulos Sem Nome) também estão brigando para chegar à próxima lista de corte, que será anunciada no dia 15 de dezembro. A seleção final, por sua vez, fica para o dia 22 de janeiro.

    O Oscar 2019 ocorre na noite do dia 24 de fevereiro — fique ligado na cobertura completa do AdoroCinema!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Sho'Nuff
      Foi safadagem realmente. Apesar de acéfala ela não cometeu crime algum.
    • Sho'Nuff
      Petista é povo. Até o lula molusco no dilmês e 'pouvo' também.
    • Gabriel P.
      São iguais? Então por que vc nunca bateu panela pedindo impeachment do Temer igual vc pediu o da Dilma?
    • Rafa Almeida
      Criado pelo povo? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    • Danilo
      Não basta eu escreve o que vc quer ver?! Para ser democracia tem que ter só o que te agrada?! DISSE E REPITO!!! Classifique a obrá como julgar melhor!!!
    • Sho'Nuff
      Dilma é uma das personas da política mais emblemática, contraditória e porque não surralista. E sim valido mostrarmos ao mundo aquilo que foi criado pela maioria do povo. É um caso a ser estudado de forma constante e progressiva.
    • Gabriel P.
      Não, acho que você tá precisando rever seus conceitos do que seja documentário, drama, comédia, ficção e democracia
    • Danilo
      Estou apenas sendo democrático.
    • Gabriel P.
      Poxa, mas o filme mostra imagens REAIS comprovando a farsa que foi o golpeachment e vc não enxerga nem assim??? O que vc ganhou com a vinda do vampiro corrupto, escravos pra vc chicotear?
    • Gabriel P.
      Vc tá falando do teu vampiro, aquele que vc rebolou a raba na rua implorando pra roubar o poder... tá contente em virar escravo, trouxa?
    • Rafa Almeida
      Não, isso foi um alívio. Essa anta passou dos 90% de rejeição, não tinha mais o que fazer como presidente.
    • Gabriel P.
      Vergonhoso é um processo de impeachment tão fajuto como esse ter vingado
    • Gabriel P.
      Por que drama, comédia ou ficção se é um filme documentário que só mostra cenas reais?
    • B.Boy Jc
      Só petista fanático pra acreditar nessa lorota de gopi
    • Rafa Almeida
      Ainda bem que essa cretinice de documentário sobre a anta é apenas PRÉ-indicação. Deus nos livre ver isso no Óscar, seria vergonhoso.
    • Fernanda Linhares
      entendi, mas nunca vi documentário concorrendo em outra categoria que não fosse documentário, pelo menos não me lembro.
    • Danilo
      Bem...depende muito do ponto de vista. Para ser bem democrático deveria estar em uma dessas categoria:DramaComédia Ficção rsrsrsrs Mas a explicação do Kennedy também é boa.
    • Jonathan Kennedy
      Porque mesmo sendo documentário país tem a opção de escolher também na categoria de melhor longa estrangeiro então vai do país quiser escolher um longa metragem de ficção ou não, então talvez teria mais chance de ser indicado em filme estrangeiro do que documentário.
    • Jonathan Kennedy
      Pelo menos da categoria de documentário nós brasileiros temos mais chances de ser indicado do que na categoria de melhor filme estrangeiro né que escolheram o filme errado, eles escolheram diferente escolheram o filme que não é para ir para academia o filme que não é para ser indicado. Kkkkkkkkk
    • Fernanda Linhares
      Por que na categoria errada?
    Mostrar comentários
    Back to Top