Minha conta
    Animais Fantásticos: Referências a Harry Potter em Os Crimes de Grindelwald

    Começou o esquenta para uma das estreias mais esperadas do ano!

    J.K. Rowling está expandindo o universo Harry Potter através da franquia Animais Fantásticos. Isso tudo sem esquecer o passado. Ou no caso, o futuro.

    A sequência do spin-off, Os Crimes de Grindelwald, que se passa anos antes das aventuras do bruxinho que sobreviveu, chega aos cinemas na próxima quinta-feira (15). O filme traz uma série de referências aos longas estrelados por Daniel Radcliffe e aos livros de Rowling. Confira 14 dessas referências abaixo.

    1. Alvo Dumbledore

    Warner Bros.

    O maior bruxo de todos os tempos, Alvo Dumbledore, tem papel importante em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald. Na trama, o personagem ainda não é diretor de Hogwarts, mas um jovem professor de Defesa Contra as Artes das Trevas (ao contrário dos livros de "Harry Potter", no qual ele é professor de Transfiguração). Desta vez, Dumbledore é interpretado por Jude Law, que traz uma nuance diferente para o personagem, e expõe seu relacionamento como mentor de Newt (Eddie Redmayne) e interesse amoroso/inimigo de Grindelwald (Johnny Depp).

    2. Gerardo Grindelwald

    Warner Bros.

    Um dos maiores vilões do mundo bruxo — antes de Voldemort — que defendia a supremacia dos seres mágicos sobre os trouxas, é um dos principais personagens de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald. Lembra que Gerardo Grindelwald (no inglês, Gellert Grindelwald) já tinha sido citado em Harry Potter e as Relíquias da Morte, no livro que Rita Skeeter escreveu sobre o passado de Dumbledore?

    Os dois bruxos foram amigos inseparáveis, com interesse em buscar as Relíquias da Morte. Só que, quando o irmão de Alvo, Aberforth (Ciarán Hinds), confrontou os dois sobre suas perturbadoras visões de mundo, os três duelaram, resultando na morte de Ariana, irmã caçula dos Dumbledore. Isso resultou no fim da amizade (e amor) de Alvo e Gerardo.

    Tudo o que você precisa saber sobre o personagem de Johnny Depp em Animais Fantásticos

    3. Varinha das Varinhas

    Warner Bros.

    Falando em Relíquias da Morte, uma velha conhecida também aparece no filme: a Varinha das Varinhas. O item, que na saga Harry Potter pertence a Dumbledore, na época de Animais Fantásticos está na posse de Grindelwald, que a pegou de Gregorovith.

    Na batalha entre Dumbledore e Grindelwald, que deve acontecer um dos últimos filmes da franquia Animais Fantásticos, Alvo não mata Gerardo, mas rouba sua varinha e o prende em Nurmengard. Posteriormente, quando Voldemort (Ralph Fiennes) está a procura das Relíquias, ele invade a prisão e questiona Grindelwald sobre a localização da Varinha das Varinhas. No filme de As Relíquias da Morte, o personagem revela onde o item está — no túmulo de Dumbledore —; já no livro, ele continua fiel a seu amigo/amado e não diz onde o objeto está.

    4. Hogwarts

    Warner Bros.

    Assim como o professor, quem dá as caras também é a própria Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Vemos alguns dos gramados da escola, assim como os corredores e a sala de Defesa Contra as Artes das Trevas, onde Dumbledore ensina. Nostalgia certa para os fãs!

    5. Bicho-papão

    Warner Bros.

    Uma das aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas de Dumbledore traz um curioso método de ensino — já conhecido pelos fãs de Harry Potter. O professor coloca os alunos em frente a um Bicho-papão, a fim de que eles enfrentem seus maiores medos e aprendam o feitiço Riddikulus.

    Na saga Harry Potter, em O Prisioneiro de Azkaban, o professor Lupin (David Thewlis) usa essa técnica em sua aula de Defesa Contra as Artes das Trevas, gerando a cômica cena na qual Neville (Matthew Lewis) imagina o professor Snape (Alan Rickman) — seu maior medo — usando as roupas de sua avó.

    6. Espelho de Osejed

    Warner Bros.

    Dentro de Hogwarts, na sala de Dumbledore, vemos o Espelho de Osejed — que mostra o mais profundo desejo de quem olha para ele. Em A Pedra Filosofal, Harry encontrou o espelho durante suas aventuras noturnas com a Capa de Invisibilidade e viu seus pais - que nunca conheceu. Já em Animais Fantásticos 2, Dumbledore encara o espelho e vê seu amado, o bruxo das trevas Gerardo Grindelwald, com quem viveu uma amizade, parceria e romance na juventude.

    7. Ariana Dumbledore

    Warner Bros.

    Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald também traz uma referência à irmã mais nova de Alvo, Ariana Dumbledore — apesar de não citar ou comprovar a teoria de que ela fosse uma Obscurial, como Credence Barebone (Ezra Miller). Acontece em uma cena emotiva na qual Dumbledore conversa com Leta Lestrange (Zoe Kravitz).

    A saga Harry Potter — pelo menos os livros — descrevem que Ariana foi atacada por um grupo de vizinhos trouxas aos seis anos de idade, que a viram produzindo feitiços no quintal de casa. O trauma teria feito com que sua magia ficasse incontrolável e causasse explosões. Em seus acessos de raiva, ela teria causado a morte de sua mãe. Posteriormente, ao tentar interceder em um duelo entre Alvo, Abeforth e Grindelwald, a jovem fora morta acidentalmente, no "fogo cruzado".

    Animais Fantásticos e Onde Habitam: Teoria sugere surpreendente ligação entre os Obscurus e a saga Harry Potter

    8. Minerva McGonagall

    Warner Bros.

    Alvo Dumbledore não é o único personagem clássico da saga Harry Potter a aparecer em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald. A professora Minerva McGonagall, que ensina Transfiguração para Harry, Rony e Hermione, também dá as caras no filme. Anteriormente interpretada por Maggie Smith, agora a personagem é vivida por Fiona Glascott.

    A questão é que sua aparição é uma quebra no canon do universo Harry Potter. Os livros de Harry Potter de fato só ofereceram dicas sobre o passado de Minerva McGonagall. Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, McGonagall é perguntada quanto tempo ensinou em Hogwarts e a resposta é "trinta e nove anos". Dado que o quinto ano de Harry na escola se passaria em 1995, isso significa que ela começou a ensinar em Hogwarts em 1956.

    O site Pottermore — escrito por Rowling — e um conto publicado pela autora trazem uma história de origem considerável para McGonagall, revelando sua herança escocesa como mestiça, quando ela se apaixonou por um trouxa, foi aluna de Dumbledore em Hogwarts e até mesmo como começou sua carreira de professora. McGonagall teria se formado na Escola de Magia e Bruxaria com notas altas e trabalhado brevemente para o Ministério da Magia. Enojada pelo preconceito contra os trouxas que encontrou no Ministério, ela decidiu, depois de 2 anos, candidatar-se a um emprego de professora em Hogwarts. Entre A Ordem da Fênix e o site Pottermore, é possível descobrir que McGonagall nasceu em 1935. Isso significa que Minerva não teria nem nascido na época em que Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald se passa, em 1927. Muito menos ser professora de Hogwarts na ocasião.

    9. Nicolau Flamel

    Warner Bros.

    Outro nome importante da saga Harry Potter é Nicolau Flamel o famoso alquimista, detentor da Pedra Filosofal, artefato que lhe concede o elixir da vida.

    Citado em A Pedra Filosofal, o personagem aparece pela primeira vez nas telonas em Os Crimes de Grindelwald, interpretado pelo ator chileno veterano Brontis Jodorowsky. Já com possivelmente centenas de anos, o bruxo — que é amigo de Dumbledore — está bastante envelhecido e frágil, sem sair de casa há anos, mas não deixou de ser um grande feiticeiro. É em seu lar que ele guarda a pedra filosofal.

    Na saga Harry Potter, Voldemort buscava o artefato para se tornar imortal, e o objeto estava sendo guardado em Hogwarts. Harry, Rony e Hermione seguem Quirrell — imaginando que era Snape — e Voldemort no alçapão e o bruxinho acaba conseguindo pegar a Pedra Filosofal através do Espelho de Ojesed.

    Animais Fantásticos: Conheça os detalhes da casa de Nicolas Flamel em Os Crimes de Grindelwald

    10. Lestrange

    Warner Bros.

    Certamente você se lembra do sobrenome Lestrange, quase sempre ligado ao lado das trevas. Na saga Harry Potter, a mais famosa da família é Belatrix Lestrange (Helena Bonham Carter), prima de Sirius Black (Gary Oldman), Comensal da Morte devota de Voldemort.

    Em Os Crimes de Grindelwald, conhecemos Leta Lestrange, interpretada por Zoe Kravitz. Sofrendo bullying na escola pelo estigma de seu sobrenome, ela acaba ficando amiga de Newt Scamander. Parece que eles se afastam, e Leta se torna noiva do irmão de Newt, Theseus (Callum Turner). Ainda assim, como vimos em Animais Fantásticos e Onde Habitam, mas o magizoologista ainda carrega uma foto da moça em sua maleta.

    11. Nagini

    Warner Bros.

    Outro nome curioso de Os Crimes de Grindelwald é Nagini, conhecida pelos fãs por ser a serpente fiel de Voldemort. No novo filme, ela aparece como uma humana, interpretada por Claudia Kim. Ela é uma das atrações do circo bruxo, de Skender (Ólafur Darri Ólafsson), ao lado de Credence. 

    Aqui, a personagem é uma Maledictus, portadora de uma maldição de sangue, que passa de mãe para filha. Ela é condenada a se transformar em uma cobra todos os dias, até que, eventualmente, não conseguirá voltar a sua forma humana e ficará serpente para sempre. Sua condição é diferente de um Animago - o bruxo se transforma em um animal por escolha própria — e até mesmo de um lobisomem — que não tem escolha mas pode acometer tanto homens quanto mulheres, enquanto Maledictus só acontece com mulheres.

    Animais Fantásticos: Conheça Claudia Kim, a atriz que será Nagini em Os Crimes de Grindelwald

    12. Testrálios

    Warner Bros.

    Uma das principais criaturas mágicas do universo Harry Potter finalmente apareceu no novo Animais Fantásticos: os Testrálios. Cavalos pretos, com corpos esqueléticos e asas de morcego, esses animais são visíveis somente para quem viu a morte. Apesar de serem considerados dóceis pelo Ministério da Magia, eles podem ser domados e, inclusive, carregam as carruagens que levam os alunos do trem até Hogwarts.

    Na saga Harry Potter, eles só são vistos por Harry após ele testemunhar a morte de Cedrico Diggory (Robert Pattinson), e por Luna Lovegood (Evanna Lynch), que viu sua mãe morrer. Já em Os Crimes de Grindelwald, eles são responsáveis por levar a carruagem que transporta Grindelwald de uma prisão para outra.

    13. Chave de Portal

    Warner Bros.

    Os meios de transporte dos bruxos no universo criado por J.K. Rowling variam de carruagens puxadas por testrálios, vassouras, aparatação e até pó de flu. Tem uma, muito citada desde O Cálice de Fogo, que volta a aparecer na franquia: a Chave de Portal. Um objeto comum que é encantado para levar, de forma instantânea, qualquer um que o toque para um lugar pré-determinado. Foi o que levou Harry e Cedrico para o cemitério onde estava Voldemort após o fim da terceira prova do Torneio Tribruxo.

    14. Voto Perpétuo

    Warner Bros.

    O Voto Perpétuo é um feitiço que prende um bruxo a uma promessa. Caso ele não a cumpra, ele morre. Essa situação foi vista em O Enigma do Príncipe, quando Narcissa Malfoy (Helen McCrory) faz Severo Snape prometer proteger Draco (Tom Felton) da missão que recebera de Voldemort: matar Dumbledore. Agora, ela volta a aparecer, envolvendo Yusuf Kama (William Nadylam).

    Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald tem estreia marcada para o dia 15 de novembro. O AdoroCinema conversou com o elenco a convite da Warner Bros. Em breve, você confere aqui as entrevistas. Enquanto isso, leia a nossa crítica.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top