Minha conta
    Mostra SP 2018: 10 bons filmes para aproveitar a última semana da maratona

    Dicas com o selo de aprovação do AdoroCinema!

    Metade da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo já foi, rendendo surpresas e decepções aos cinéfilos que se mudaram temporariamente para as salas de cinema da capital paulista. Antes do início do evento o AdoroCinema fez uma lista com 15 títulos imperdíveis e agora é a hora de olhar para aqueles que não estavam necessariamente entre os mais esperados, mas deixaram excelente impressão nos críticos que acompanham a 42ª Mostra. Vamos de dicas para a reta final do festival, que vai até dia 31 de outubro.

    Culpa - suspense dinamarquês sobre um policial que precisa resolver um sequestro sem sair da central de chamadas de emergência.

    "Ao contrário dos blockbusters que colocam seu público em posição passiva, como receptores de estímulos, este projeto solicita nossa atenção para cada nova peça do amplo quebra-cabeça. Retornamos ao cinema como storytelling, e não como espetáculo: os personagens contam a história ao mesmo tempo a Asger e ao espectador, que tentam juntos desvendar o crime em tempo real.", diz o texto de Bruno Carmelo.

    Ainda tem sessão dia 29/10.

    Winnie - documentário sobre Winnie Mandela, esposa de Nelson Mandela envolvida em várias controvérsias.

    "O documentário [...] apresenta uma visão diferente da que é exibida de Nelson ao mundo - nem pior, nem melhor: apenas necessária para vermos que Winnie exerceu um papel que ainda não foi totalmente reconhecido.", diz a crítica de Barbara Demerov.

    Ainda tem sessão dia 27/10.

    A Madeline de Madeline - Madeline passa por uma montanha-russa de sensações quando torna-se estrela de uma peça que guarda muitas similaridades com sua vida.

    "A Madeline de Madeline expõe uma perspectiva bem interessante do que é fazer arte e do que pode ter consistência suficiente para se tornar tal.", diz a crítica de Barbara Demerov.

    Ainda tem sessões nos dias 28/10 e 29/10.

    A Peônia - um viajante e seu melhor amigo começam a se sentir perseguidos.

    "Estamos no território do faz de conta, onde a história muda diante dos nossos olhos, sem a preocupação de constituir um fato. Simon André interpreta o protagonista com um tom ao mesmo tempo sonhador e naturalista, como um homem idoso na fronteira entre a sabedoria e a insanidade.", diz a crítica de Bruno Carmelo.

    Ainda tem sessões nos dias 26/10 e 30/10.

    Eu Não Me Importo se Entrarmos Para a História Como Bárbaros - comédia política romena em que uma realizadora se esforça para montar espetáculo sobre esquecido massacre antissemita perpetrado pelos soldados do país na Segunda Guerra.

    "Ao mesmo tempo em que gira em torno de uma reencenação obsessiva e subversiva do passado, no entanto, Eu Não me Importo se Entrarmos para a História Como Bárbaros lança farpas no homem do presente, talvez até mais racista e conservador que seus parentes de outra geração.", diz a crítica.

    Ainda tem sessão hoje, dia 25/10.

    Piedade - drama grego sobre um homem que só consegue ficar feliz quando está infeliz.

    "O filme é conduzido com um cinismo atroz destinado a questionar as nossas convenções diante da dor alheia. Por mais amoral (ou imoral?) que seja, o filme serve para provocar, através do desconforto, uma reflexão sobre um conteúdo de ordem afetiva.", diz a crítica de Bruno Carmelo.

    Ainda tem sessões nos dias 28/10 e 30/10.

    A Guerra de Anna - Anna é uma pequena sobrevivente da perseguição aos judeus que se refugia na chaminé de um comandante nazista.

    "Por mais que seja esperta e rápida em suas ideias, Anna também é uma órfã que de um dia para o outro não tem mais uma base, tampouco o afeto humano. É avassalador acompanhar seu dia a dia, seja procurando por água, comida, ou tendo que matar animais para sobreviver.", diz a crítica de Barbara Demerov.

    Ainda tem sessões nos dias 27/10 e 28/10.

    Limonada - enfermeira romena busca o "american dream" se casando com um estadunidense e indo para a terra do "Tio Sam" com o filho.

    "... a diretora consegue embutir um louvável humanismo na história de brutalidade, atacando a ilusão de uma nação perfeita ao invés do caráter de seus indivíduos em particular. Em outras palavras, critica-se um sistema corrupto, e não necessariamente as peças que o compõe.", diz a crítica de Bruno Carmelo.

    Ainda tem sessão dia 30/10.

    Las Sandinistas - documentário sobre a forte presença feminina na Frente Sandinista de Libertação Nacional, que com enorme apoio popular libertou a Nicarágua da dinastia cruel da família Somoza na década de 1970.

    Ainda tem sessões nos dias 26/10 e 30/10.

    Túmulos Sem Nome - documentário em que duras lembranças do genocídio cambojano promovido pelo Regime do Khmer Vermelho misturam-se aos esforços de auxílio às almas perdidas das vítimas, que sofrem pela distância da família e pela falta de uma cerimônia fúnebre.

    Ainda tem sessões hoje, dia 25, e nos dias 26/10 e 28/10.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top