Minha conta
    FICI 2018: Festival Internacional de Cinema Infantil começa com sessão de Tito e os Pássaros e outros filmes brasileiros

    Após passar por São Paulo, evento agora chega ao Rio de Janeiro, Niterói e Aracaju.

    Boa notícia para os amantes de cinema infantojuvenil, moradores do Rio de Janeiro, Niterói e Aracaju!

    Começou nesta sexta-feira (19), nas três cidades, o 16º Festival Internacional de Cinema Infantil. O evento, que já passou por São Paulo no mês de setembro e teve cobertura do AdoroCinema, reúne cerca de 100 filmes de 26 países, desde curtas até médias e longas-metragens, de origens nacional e internacional.

    Voltado para o público infantojuvenil, o festival conta com exibições de filmes inéditos, como o alemão Amigos Alienígenas — previsto para chegar em circuito nacional no dia 25 de outubro —, o chinês Aventuras dos Brinquedos, e os brasileiros Tito e os Pássaros, Sobre RodasA Tropa de Trapo na Selva do Arco-Íris e Os Under Undergrounds, o Começo — estes ainda sem previsão de estreia no Brasil.

    Além das pré-estreias, o FICI contará com sessões de acessibilidade — com audiodescrição, legenda descritiva e LIBRAS — de O Touro Ferdinando, do diretor brasileiro Carlos Saldanha, que concorreu ao Oscar 2018.

    Outro destaque são as exibições com dublagem ao vivo. Todos os anos, o festival seleciona de três a sete filmes internacionais, que recebem dublagem exclusiva para o FICI, ou são dublados por profissionais simultaneamente às projeções. Este ano, as produções selecionadas para essa sessão foram Meu Amigo é uma Girafa, da Alemanha, e Superhamster, da Finlândia. O AdoroCinema acompanhará uma dessas apresentações e, em breve, você confere aqui e nos nossos stories, no Instagram, como foi essa experiência.

    Além disso, o festival possui sessões de debates, com as presenças de diretores, e o projeto "A Tela Na Sala de Aula", na qual mais de 35 mil alunos da rede pública poderão assistir a programação do evento. Sem contar que os finalistas do 11º Prêmio Brasil de Cinema Infantil, realizado durante a FICI em São Paulo, poderão ser vistos em três mostras diferentes do evento. Vale indicar que todos os filmes finalistas na categoria animação são dirigidos por mulheres.

    O AdoroCinema já assistiu a alguns dos longas-metragens apresentados no FICI, tanto inéditos quando alguns que já passaram pelo circuito comercial e voltam a ser exibidos nas telonas. Não deixe de conferir a crítica de cada um deles nos links: Tito e os Pássaros, A Raposa Má, O Touro Ferdinando, Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas, Gaby Estrella, e Os Incríveis 2.

    No Rio de Janeiro, em Niterói (RJ) e em Aracaju (SE), o FICI vai até o dia 28 de outubro. A programação completa você confere aqui. Em Natal (RN) e Salvador (BA), o festival acontece entre o dias 26 de outubro e 4 de novembro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top