Minha conta
    Filmes de criança que fazem adultos chorarem até desidratar

    Tente não se emocionar com qualquer filme desta lista!

    Há um lugar especial para a infância na memória afetiva de um cinéfilo. Seja com fitas de VHS de animações da Disney, nos DVDs de filmes como Shrek, diante da telinha nas sessões vespertinas da TV aberta ou diante do fascínio proporcionado por uma telona nos cinemas, a experiência dos pequeninos com a cultura, e, em especial com os filmes, é muito importante. Além de entreter e divertir, filmes ajudam pessoas de todas as idades, inclusive crianças, a lidar com seus sentimentos.

    Algumas produções voltadas para crianças são tão emocionalmente impactantes que nem mesmo os adultos passam incólumes às lágrimas que elas proporcionam. Viva - A Vida É uma Festa é um desses filmes. A Pixar, muitas vezes, deveria recomendar que os espectadores dos filmes do estúdio levassem lencinhos para as sessões de seus filmes, já que eles são especialistas em fazer crianças e adultos se unirem nas lágrimas.

    Com a chegada de Viva - A Vida É uma Festa ao Telecine Play, serviço de streaming para assinantes da Rede Telecine com milhares de filmes, o AdoroCinema aproveitou para lembrar de outros filmes de criança que fizeram adultos chorarem até desidratar. Confira a lista abaixo.

    Viva - A Vida É Uma Festa

    Como já dissemos anteriormente, Disney e Pixar sabem como conquistar suas lágrimas e em Viva - A Vida É uma Festa há uma verdadeira montanha russa de emoções. No primeiro filme do estúdio dedicado à cultura latina com um elenco de vozes condizente com o contexto da trama, aborda-se temas como família, memória e saudade. Vai ser difícil segurar a emoção ao acompanhar a jornada do menino Miguel em busca de suas origens, mesmo que isso envolva transitar entre o mundo dos vivos e dos mortos. O filme venceu o Oscar de melhor canção original (por "Remember Me") e de melhor animação.

    Up - Altas Aventuras

    Outro destaque da Pixar é a animação Up - Altas Aventuras, que conquistou os corações dos fãs já no prólogo da produção vencedora do Oscar de melhor trilha sonora e melhor animação. O segmento mostra a relação entre Carl e Ellie, ainda na infância, e narra resumidamente, mas de forma intensa e bem humorada, como eles se tornaram um casal e viveram uma bela vida juntos até ele ficar viúvo e nosso coração se partir junto.

    Bambi

    A quinta animação da Disney conta com uma das mortes mais chocantes da história das animações, talvez igualada apenas pela morte de Mufasa em O Rei Leão. Trata-se do dramático abate por um caçador da amável mãe do veado Bambi. Quando o pequeno protagonista chama por sua genitora e não recebe resposta é impossível não se abater. O ex-beatle Paul McCartney, um dos ativistas pelos direitos dos animais mais conhecidos do mundo, afirma que o filme o conscientizou, ainda na infância, a defender a dignidade animal.

    Túmulo dos Vagalumes

    Túmulo dos Vagalumes é um filme tão devastador que vale a pena até se perguntar se a produção é mesmo adequada para crianças, mesmo que a classificação indicativa não impeça que os mais novos vejam o anime. A produção japonesa acompanha o vagar melancólico dos irmãos Setsuko e Seita, que ficaram órfãos após um bombardeio no Japão e precisam sobreviver no país derrotado pós-Segunda Guerra Mundial. 

    O Gigante de Ferro

    Brad Bird (Ratatouille) mostrou em O Gigante de Ferro, sua estreia como diretor, que a amizade vale a pena. O filme acompanha a dedicação e os sacrifícios que envolvem a relação entre um menino e um robô alienígena ameaçado pelo governo.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top