Minha conta
    Mostra SP 2018: Vencedores de diversos festivais internacionais compõem lista de filmes desta edição

    Mais de 300 títulos de 58 países serão apresentados ao público entre 18 e 31 de outubro.

    A seleção de filmes da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, assim como a lista completa de convidados e homenageados, foi apresentada à imprensa na manhã deste sábado (06). Segundo o que a diretora do festival Renata de Almeida afirmou no evento, a palavra é o que caracteriza esta edição. E, como da mesma forma que o pôster assinado por Laurie Anderson apresenta, a capital paulistana será ocupada, mais uma vez, pelo diálogo entre diferentes olhares que se conectam no final.

    Cerca de 330 filmes entre curtas, longas e projetos em realidade virtual do mundo inteiro serão apresentados entre os dias 18 e 31 de outubro. Com uma programação que destacará longas vencedores de diversos festivais do mundo, tão aguardados quanto elogiados, e que continuará dando espaço para diretoras mulheres (presentes em 90 produções dentro da programação), a 42ª Mostra promete ser forte do início ao fim. A Favorita, de Yorgos Lanthimos (vencedor do prêmio do júri no Festival de Veneza) abrirá a maratona cinéfila, e Roma, filme de Alfonso Cuáron para a Netflix que também foi vencedor em Veneza, será apresentado na sessão de encerramento.

    Outras produções premiadas como Uma Terra Imaginada, de Siew Hua Yeo (Festival de Locarno), e o romeno Não Me Toque (Festival de Berlim), integram a programação. O novo filme de Lars Von Trier, A Casa que Jack Construiu, também será apresentado ao público – juntamente com outros três longas do diretor ao longo das duas semanas de festival.

    Dentre os homenageados desta edição, estão o iraniano Jafar Panahi, cujo longa 3 Faces (ganhador de Melhor Roteiro em Cannes) também entra na programação; o diretor Hirokazu Kore-eda, que receberá o Prêmio Humanidade; e Nelson Mandela, cujo centenário acontece este ano. Quatro produções ligadas ao ativista serão apresentadas, incluindo o documentário O Estado Contra Mandela e os Outros.

    O evento para a imprensa foi encerrado com a exibição do sensível Assunto de Família, dirigido por Kore-eda e o grande vencedor da Palma de Ouro de Cannes deste ano. Leia a crítica completa do AdoroCinema clicando aqui.

    Confira a lista completa de convidados, homenageados, filmes selecionados por categoria e mais no site oficial da 42ª Mostra.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top