Minha conta
    David Cronenberg revela que está considerando se aposentar do cinema

    O Barão do Sangue pode não voltar a dirigir filmes.

    Vittorio Zunino Celotto

    Afastado das telonas desde 2014, quando lançou o drama Mapas para as Estrelas, o realizador canadense David Cronenberg (Senhores do Crime) revelou que pode ampliar tal hiato. E em caráter definitivo. Em entrevista à Entertainment Weekly, o diretor de clássicos como A MoscaVideodrome - A Síndrome do Vídeo declarou que está considerando se aposentar das telonas e migrar para outras formas narrativas, mais longas:

    "Escrevi um romance [Consumed, de 2014] e gostei muito disso. Acho que existem coisas que você pode fazer na literatura que você não pode fazer no cinema. Acabo de voltar do Festival de Veneza e estive em um painel com Spike Lee e alguns outros conversando sobre o futuro do cinema. Debatemos muito sobre a Netflix e as séries de streaming, e disse que acho que esse é o futuro do cinema, que é uma ideia interessante fazer uma série, uma série de streaming [...] A ideia de uma série é que ela é mais como um romance do que um filme. Quando você compara os dois, um filme é mais parecido com um conto e a complexidade que você pode atingir em uma série é muito interessante", declarou o realizador, ressaltando que ele ainda precisa pensar bastante antes de se comprometer com uma série.

    A razão para a mudança de mentalidade de Cronenberg diz mais respeito ao estado das coisas do que à duração de filmes e séries, evidentemente. Não se trata apenas de ter mais espaço temporal para narrar histórias, mas de trabalhar em plataformas cujo alcance é mais amplo. E em tempos onde a Netflix e suas concorrentes vêm tomando precedência nos hábitos de consumo dos espectadores ao redor do mundo, trabalhar com empresas de streaming tem sido uma constante para um sem-número de consagrados diretores, incluindo o próprio Lee, os irmãos JoelEthan Coen e Woody Allen, entre muitos outros.

    Vale ressaltar, por fim, que o próprio Cronenberg já trabalhou com a Netflix. Só que como ator, na minissérie Alias Grace. Portanto, não será surpreendente se a gigante do streaming e o cineasta retomarem sua parceria em um futuro próximo.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • "Eles sabem quando você pausa o episódio para ir ao banheiro", diz Spike Lee sobre controle da Netflix
    Comentários
    Back to Top