Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Dia Internacional da Música: trilhas sonoras marcantes do cinema
    Por João Vitor Figueira — 01/10/2018 às 10:00
    facebook Tweet

    Música e cinema: tem combinação melhor? Assista pelo Telecine Play aos filmes com as identidades musicais mais inesquecíveis!

    Quando o acadêmico italiano Ricciotto Canudo publicou, no ano de 1902, o "Manifesto das Sete Artes", a música foi citada como a primeira a arte — o cinema ocupa o sétimo lugar na lista. A numeração não foi concedida à toa, uma vez esta forma de arte basicamente feita de som e silêncio organizados no tempo está presente na humanidade desde a Idade da Pedra.

    Seja clássica ou popular, sacra ou folclórica, vanguardista ou convencional, a música ajudou e ainda ajuda a expressar, em diferentes culturas e épocas, valores fundamentais para o desenvolvimento da humanidade. Em função disso, neste dia 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional da Música. A data foi instituída em 1975 pela International Music Council, ONG ligada à UNESCO criada para possibilitar novas maneiras de se desenvolver a arte ao redor do mundo.

    Essa relação antiga entre música e cinema é o tema da playlist "Trilhas Sonoras", do Telecine Play. (Duvido você não cantarolar junto!)

    A seleção do AdoroCinema traz alguns dos maiores destaques entre os filmes quando o assunto são longas-metragens com uma identidade musical inesquecível — seja por conta da trilha sonora original instrumental ou pelo uso de canções (originais ou não) em momentos importantes da trama.


    O Rei Leão

    Só o brado de abertura entoado na língua zulu nos primeiros segundos de "Circle of Life" já é, por si só, um dos momentos mais exultantes das trilhas sonoras de animações da Disney em todos os tempos. Lançado em 1994, O Rei Leão conquistou corações e mentes com uma trilha sonora inesquecível. Três de suas canções concorreram ao Oscar na categoria e "Can You Feel the Love Tonight" (a vencedora) e "Hakuna Matata" se tornaram verdadeiros clássicos. As canções foram escritas por Elton John (música) em parceria Tim Rice (letra) não brilharam sozinhas. A trilha sonora instrumental composta por Hans Zimmer também rendeu ao prolífico compositor alemão seu primeiro (e até então único) Oscar.

    O Poderoso Chefão

    A crônica sobre a vida do mafioso Vito Corleone não teria sido a mesma sem a trilha sonora de Nino Rota. E pensar que a Paramount quase rejeitou as composições do maestro italiano para O Poderoso Chefão (1972) por considerá-las refinadas demais, até que o cineasta Francis Ford Coppola interviu. Amparada por bandolins lancinantes e outros instrumentos da música tradicional italiana, a trilha sonora do filme tem uma atmosfera que ao mesmo tempo é trágica e cheia de classe, sombria e expressiva. A composição mais famosa do filme é "Love Theme from the Godfather". Nino Rota venceu o Globo de Ouro, Grammy e o BAFTA de melhor trilha sonora original e só não faturou o Oscar porque a academia retirou desconsiderou o trabalho dele no filme em função do compositor reaproveitar composições criadas para o filme Fortunella (1958). 

    La La Land - Cantando Estações

    Se, entre os filmes já citados até aqui, O Rei Leão é famoso pelas boas canções e O Poderoso Chefão é conhecido pela ótima trilha sonora instrumental, La La Land - Cantando Estações (2016) tem o melhor dos dois mundos. Inspirado pelo jazz, a trilha sonora assinada por Justin Hurwitz, amigo do diretor Damien Chazelle desde a faculdade, é exuberante ("Another Day of Sun"), emotiva ("Audition - The Fools Who Dream") e simplesmente bela ("City of Stars"). Com toda a pompa da direção inspirada de Chazelle e das sequências de puro deleite cinematográfico, são as grandes performances de Emma StoneRyan Gosling — encenando, dançando ou cantando — que fazem o coração do filme bater.

    Uma Linda Mulher

    Originalmente lançada em 1964, a canção "Oh, Pretty Woman", de Roy Orbison, foi imortalizada pelo cinema quando inspirou o título e embalou a história de Cinderela moderna Uma Linda Mulher (1990). No filme que transformou Julia Roberts em uma mega-estrela de projeção global, a faixa tem um uso proeminente na cena em que a garota de programa vivida pela atriz vai às compras e, entre outras coisas, confronta os vendedores que a trataram mal um dia antes. O longa-metragem iria se chamar 3000, uma alusão à quantia em dólares que o personagem de Richard Gere está disposto a pagar pelos serviços da protagonista. Foi a música de Orbison que fez o filme ganhar seu título original: Pretty Woman. Outra canção pop de sucesso estratosférico utilizada na trilha sonora do filme de Garry Marshall foi o hit "It Must Have Been Love", do duo Roxette.

    Na Natureza Selvagem 

    A convite de Sean Penn, o músico Eddie Vedder, líder da banda Pearl Jam, ficou encarregado de compor e performar as canções de Na Natureza Selvagem (2007). O longa-metragem sobre a jornada real de autoconhecimento antimaterialista do jovem Christopher McCandless ganha timbres de folk, country e rock ‘n’ roll na voz grave de Vedder. Assim como o filme de Penn estrelado por Emile Hirsch, as canções exaltam os sentimentos de liberdade, intrepidez, idealismo, autonomia e contemplação propostos pelo filme. As canções "Hard Sun", "Society", "Rise" e "Guaranteed" são os principais destaques.

    Todos os filmes citados nesta matéria estão disponíveis online e podem assistidos por assinantes da rede Telecine na web, em smart TVs, smartphones, tablets e no Xbox One.

    Além dos cinco filmes que você confere na notícia, o catálogo do Telecine Play conta ainda com diversas produções para assistir no volume máximo, como Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978), Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981), Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017), (500) Dias Com Ela (2009), O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001).

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    • Jonathan K
      Os temas de O Rei Leão, Uma Linda Mulher e la la land são inesquecíveis.
    • Vidamell Vida R.
      A trilha de todos esses filmes são muito massas!!!
    • Rodri
      A trilha de O Poderoso Chefão é foda.
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Confira o filme nos cinemas
    O Grito Trailer Legendado
    Para Todos Os Garotos: PS. Ainda Amo Você Trailer (2) Legendado
    Parasita Trailer Legendado
    Dolittle Trailer Dublado
    After - Depois da Verdade Teaser Legendado
    Todos os últimos trailers
    Últimas notícias de cinema
    Motivos pelos quais Sonic - O Filme e o personagem prometem conquistar nossos corações
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020
    Mitos do Pop: Qual é o segredo de Joaquin Phoenix?
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
    Nikita Waligwa: Atriz da Disney morre aos 15 anos por câncer
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
    Jackie Chan está oferecendo recompensa para quem descobrir cura para o coronavírus
    NOTÍCIAS - Personalidades
    segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
    Últimas notícias de cinema
    Melhores filmes em cartaz
    Bad Boys para Sempre
    4,3
    Diretor: Adil El Arbi, Bilall Fallah
    Elenco: Will Smith, Martin Lawrence, Vanessa Hudgens
    Trailer
    Parasita
    4,3
    Diretor: Bong Joon Ho
    Elenco: Song Kang-Ho, Woo-sik Choi, Park So-Dam
    Trailer
    1917
    4,3
    Diretor: Sam Mendes
    Elenco: George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong
    Trailer
    Jojo Rabbit
    Jojo Rabbit
    4,3
    Diretor: Taika Waititi
    Elenco: Roman Griffin Davis, Thomasin McKenzie, Scarlett Johansson
    Trailer
    Minha Mãe É uma Peça 3
    Minha Mãe É uma Peça 3
    4,2
    Diretor: Susana Garcia
    Elenco: Paulo Gustavo, Rodrigo Pandolfo, Mariana Xavier
    Trailer
    Frozen 2
    Frozen 2
    4,1
    Diretor: Jennifer Lee, Chris Buck
    Trailer
    Todos os melhores filmes em cartaz
    Back to Top