Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Festival de Brasília 2018: Noite do cinema LGBT apresenta o explosivo Bixa Travesty para fechar a mostra competitiva
    Por Bruno Carmelo — 23/09/2018 às 11:40
    facebook Tweet

    Filmes políticos, periféricos e inclusivos.

    Desde o início da 51ª edição, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem proposto um diálogo enriquecedor entre os curtas e longas-metragens apresentados na mostra competitiva.

    Com o cinema completamente lotado, o último dia da competição se concentrou em filmes sobre identidade de gênero e diversidade sexual, nos quais corpos fora dos padrões são vistos como forma de resistência política.

    Bixa Travesty, de Cláudia Priscilla e Kiko Goifman, teve a sua primeira exibição brasileira depois da passagem bem-sucedida em festivais internacionais, incluindo um prêmio em Berlim. O documentário propõe uma forma tão radical quanto sua protagonista, Linn da Quebrada, cujas canções e performances contestam o olhar reduzido à dicotomia homem-mulher. "Nós queremos destruir o patriarcado", afirmou a artista dentro do Cine Brasília, recebendo fortes aplausos do público.

    Leia a nossa crítica.


    Entre os curtas-metragens, Reforma, de Felipe Leal, traz o diretor interpretando a si mesmo no papel de um jovem gay, descontente com o corpo gordo, mas sem querer emagrecer para agradar os outros. O cineasta se insere num novo grupo de realizadores LGBT que exploram a própria nudez e filmam a si próprios em atos sexuais como forma política de autoexposição.

    O curta-metragem é excessivamente focado no corpo do personagem, mas sabe disso e questiona a si próprio nos diálogos. O personagem também sabe que poderia emagrecer, que poderia encontrar um namorado igualmente gordo, por isso contesta todas essas acusações de antemão. Reforma é muito consciente dos argumentos que podem receber, e trata de rebatê-los com franqueza e bom humor. 


    BR3, de Bruno Ribeiro, expande o escopo para retratar três personagens no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Duas mulheres transexuais e um homem trans exploram formas de serem felizes com os seus corpos e sua sexualidade, sem precisarem da aprovação alheia. Em dois casos, a autoafirmação se faz pelo espetáculo - Kastelany se imagina em forma de diva, como Beyoncé, e Mia se torna uma influenciadora digital. No terceiro caso, a aceitação passa pela cirurgia que retira os seios e permite a Dandara se sentir confortável com o próprio corpo durante o sexo.

    O olhar é simples, em imagens bem filmadas e montadas. Sem discursos externos, o curta-metragem transmite a autonomia das três dentro de um ambiente pouco acolhedor à diversidade de sexual e de gênero - vide a bela cena final. Este é um dos ótimos destaques da mostra competitiva.


    O sábado também trouxe os primeiros filmes da mostra A Arte de Viver, destinada a projetos sobre a arte e artistas. Orin: Música para os Orixás, de Henrique Duarte, busca valorizar o candomblé, o axé, as palavras em iorubá. Apesar das boas intenções, a execução possui inúmeras falhas técnicas e um discurso frágil. Dentro de um festival com tantos documentários excelentes, as deficiências deste trabalho se tornam ainda mais claras.

    Leia a nossa crítica.


    Já o documentário Humberto Mauro, dirigido pelo sobrinho-neto do cineasta, André Di Mauro, foge às biografias convencionais ao propor uma extensa colagem dos filmes feitos pelo diretor, comentados por ele mesmo em entrevistas concedidas durante os anos 1960. O resultado talvez não seja propriamente inovador, mas demonstra refinamento na edição e um senso poético raro em um projeto histórico.

    Leia a nossa crítica.


    O último dia do 51º Festival de Brasília apresenta A Roda da Vida, de William Alves e Zefel Coff, na conclusão da Mostra A Arte da Vida, além do filme de encerramento América Armada, de Pedro Asbeg e Alice Lanari. A partir de 18h40, serão apresentados no Cine Brasília os vencedores da edição 2018.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Vidamell Vida R.
      nossa
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Jumanji: Próxima Fase Trailer Legendado
    1917 Trailer (1) Legendado
    Um Lindo Dia na Vizinhança Trailer (2) Legendado
    Luta por Justiça Trailer Legendado
    Um Espião Animal Trailer (1) Legendado
    Maria e João: O Conto das Bruxas Trailer Legendado
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Festivais e premiações
    Festival do Rio ganha edição de verão
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
    SAG Awards 2020: Veja a lista de vencedores
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
    SAG Awards 2020: Veja a lista de vencedores
    PGA Awards 2020: 1917 vence prêmio do sindicato dos produtores
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    domingo, 19 de janeiro de 2020
    PGA Awards 2020: 1917 vence prêmio do sindicato dos produtores
    Últimas notícias de cinema Festivais e premiações
    Melhores filmes em cartaz
    Parasita
    Parasita
    4,4
    Diretor: Joon-ho Bong
    Elenco: Kang-Ho Song, Woo-sik Choi, Park So-Dam
    Trailer
    Minha Mãe É uma Peça 3
    Minha Mãe É uma Peça 3
    4,2
    Diretor: Susana Garcia
    Elenco: Paulo Gustavo, Rodrigo Pandolfo, Mariana Xavier
    Trailer
    Frozen 2
    Frozen 2
    4,2
    Diretor: Jennifer Lee, Chris Buck
    Trailer
    Jumanji: Próxima Fase
    3,9
    Diretor: Jake Kasdan
    Elenco: Dwayne Johnson, Jack Black, Kevin Hart
    Trailer
    Star Wars: A Ascensão Skywalker
    3,6
    Diretor: J.J. Abrams
    Elenco: Daisy Ridley, Adam Driver, Oscar Isaac
    Trailer
    Adoráveis Mulheres
    3,3
    Diretor: Greta Gerwig
    Elenco: Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh
    Trailer
    Todos os melhores filmes em cartaz
    Back to Top