Meu AdoroCinema
O Predador: Cinco detalhes que só os fãs da franquia vão perceber
Por Pablo Miyazawa — 13/09/2018 às 17:11
facebook Tweet G+Google

O novo longa está carregado de easter eggs e referências aos filmes anteriores da saga, algumas óbvias, outras nem tanto

O Predador, que estreia no Brasil nesta quinta-feira (13), marca o retorno explosivo de uma das franquias de ação mais cultuadas surgidas na década de 1980. E ainda que a expectativa fosse de um remake ou reboot, o novo filme é um capítulo inédito que se conecta diretamente aos filmes anteriores, em especial aos dois primeiros, lançados em 1987 e 1990.

É claro, nem todas essas conexões são óbvias para quem não tem familiaridade com a franquia, e nem são obrigatórias para quem jamais assistiu a qualquer exemplar da série. Mas para os fãs de carteirinha, é especialmente interessante notar o cuidado do diretor e roteirista Shane Black com os pequenos detalhes -- e poucas pessoas em Hollywood são tão alinhadas à "mitologia Predador" como ele, conforme explicaremos abaixo.

A seguir, confira cinco detalhes interessantes de O Predador os quais só os grandes fãs vão se dar conta. É claro, contém spoilers para quem ainda não assistiu.

1. A cara do pai 

É piscar para perder essa referência a Predador 2: a presença de Jake Busey (abaixo), que interpreta Sean Keyes, um dos cientistas responsáveis por analisar evidências alienígenas em um laboratório secreto do governo norte-americano.  

Jake Busey em O Predador (2018)...

O filme não deixa claro, mas sabemos que Sean é o filho de Peter Keyes, o agente especial que liderou a caçada ao alienígena no filme de 1990. O detalhe é que naquela ocasião, Peter Keyes foi interpretado por Gary Busey, justamente o pai de Jake na vida real.  Como as fotos acima e abaixo evidenciam, a semelhança física entre ambos justifica a escolha.

...e Gary Busey em Predador 2 (1990).

2. Novos tempos, velhas armas

Logo em sua primeira cena, a bióloga Casey Bracket (Olivia Munn) é lembrada que a raça alienígena conhecida como "predador" já visitou a Terra em outras ocasiões -- em 1987 (nos acontecimentos mostrados no primeiro filme) e em 1997 (na continuação). Conduzida ao laboratório Stargaze, ela se depara com fotos antigas dos ataques anteriores e diversos vestígios deixados pelos alienígenas, como máscaras e armas -- é possível ver a lança utilizada pela criatura de Predador 2 e uma outra que é presenteada à heroína Lex no final de Alien Vs. Predador (2004).

3. “Get to the choppeeeeeeeer!”

Durante o primeiro encontro com o novo predador, o ex-mariner Nebraska (Trevante Rhodes) faz referência a um dos momentos mais icônicos (e hilários) da obra de 1987: quando Dutch Schaefer/Arnold Schwarzenegger ordena desesperadamente que Anna corra e embarque no helicóptero (“Get to the chopper!!!” -- relembre abaixo) . Já quando Nebraska grita a mesma frase para seus companheiros no novo filme, ele na verdade se refere a algumas motocicletas modelo “chopper” que podem ser utilizadas para a fuga.

4. Piadas internas

O Predador é um filme de ação eficiente que brilha ainda mais quando seu lado cômico fica evidente -- uma característica típica de Shane Black. Em vários momentos o roteiro questiona e satiriza o fato de o alienígena ser chamado de "predador": "Predador é aquele que caça para se alimentar, e esse não é o caso. Ele caça por esporte”, explica a dra. Casey, que escuta de volta: "Sim, mas 'predador' soa muito melhor". 

Em outra momento, Nebraska descreve a criatura como uma “Whoppi Goldberg alienígena”, referindo-se à atriz norte-americana que costuma ostentar dreadlocks nos cabelos semelhantes aos do icônico vilão -- uma comparação clássica há muito disseminada como "meme" na cultura pop.

Outra referência bem menos óbvia está no nome da escola do garoto Rory (Jacob Tremblay), onde temos a primeira aparição dos chamados "predadogs": "Lawrence A. Gordon Middle School" só pode ser uma homenagem a Lawrence Gordon, mítico executivo de Hollywood e um dos produtores do filme de 1987.

A escola Lawrence A. Gordon: uma homenagem secreta?

5. O verdadeiro comandante 

Shane Black talvez seja a figura mais adequada para a árdua tarefa de renovar a franquia Predador para os novos tempos. Ele fez parte do elenco do longa de 1987 como Hawkins, um dos integrantes da equipe liderada pelo Major Dutch Schaefer (aliás, ele é o primeiro a ser caçado pela criatura). Além de atuar, Black também fez uma colaboração não-creditada como "script doctor", ajudando a reescrever partes do roteiro.

Foi na mesma época que a carreira de Black como roteirista decolou. Seu invejável currículo hoje ostenta participações nos scripts de Máquina Mortífera, Máquina Mortífera 2O Último Grande Herói e Homem de Ferro 3 (o qual também dirigiu), entre muitos outros.

Shane Black como Hawkins em O Predador (1987).
 

facebook Tweet G+Google
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
PéPequeno Trailer Dublado
A Primeira Noite de Crime Trailer Legendado
O Homem Perfeito Trailer Oficial
Um Pequeno Favor Trailer (2) Legendado
10 Segundos para Vencer Trailer
WiFi Ralph Trailer (2) Dublado
Todos os últimos trailers
Últimas notícias de cinema
Nasce uma Estrela: Bradley Cooper relembra primeiro encontro com Lady Gaga para o projeto
NOTÍCIAS - Visto na Web
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
Will Smith salta de bungee jump para comemorar aniversário de 50 anos
NOTÍCIAS - Personalidades
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
Buster Keaton – O mundo é um circo: Mostra em homenagem ao ator e diretor chega ao CCBB
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
Dicas do Dia: Capitão Fantástico e Negação são os destaques de hoje
NOTÍCIAS - Lançamentos
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
Will Smith, 50 anos: Curiosidades sobre o ator
NOTÍCIAS - Personalidades
terça-feira, 25 de setembro de 2018
Will Smith, 50 anos: Curiosidades sobre o ator
Galveston: Filme com Elle Fanning e Ben Foster ganha primeiro trailer
NOTÍCIAS - Visto na Web
terça-feira, 25 de setembro de 2018
Galveston: Filme com Elle Fanning e Ben Foster ganha primeiro trailer
Últimas notícias de cinema
Filmes da semana
de 20/09/2018
O Mistério do Relógio na Parede
O Mistério do Relógio na Parede
Diretor: Eli Roth
Elenco: Owen Vaccaro, Jack Black, Cate Blanchett
Trailer
22 Milhas
22 Milhas
Diretor: Peter Berg
Elenco: Mark Wahlberg, Lauren Cohan, Iko Uwais
Trailer
Buscando...
Buscando...
Diretor: Aneesh Chaganty
Elenco: John Cho, Debra Messing, Michelle La
Trailer
Traffik - Liberdade Roubada
Traffik - Liberdade Roubada
Diretor: Deon Taylor
Elenco: Paula Patton, Omar Epps, Roselyn Sanchez
Trailer
Uma Questão Pessoal
Uma Questão Pessoal
Diretor: Paolo Taviani, Vittorio Taviani
Elenco: Luca Marinelli, Lorenzo Richelmy, Valentina Bellè
Trailer
O Retorno do Herói
O Retorno do Herói
Diretor: Laurent Tirard
Elenco: Jean Dujardin, Mélanie Laurent, Noémie Merlant
Trailer
Lançamentos da semana
Back to Top