Minha conta
    As Viúvas: Viola Davis elogia filme de ação por não "embelezar as mulheres para o olhar masculino"

    A atriz vencedora do Oscar interpreta a líder de uma gangue feminina.

    O Festival de Toronto deve apresentar nos próximos dias um dos filmes mais aguardados do ano: As Viúvas, dirigido por Steve McQueen (12 Anos de Escravidão). Na trama de ação, as esposas de mafiosos assassinados se reúnem e planejam um roubo para pagar a dívida dos falecidos maridos.

    Viola Davis tem o papel principal, ao lado de Michelle RodriguezElizabeth Debicki e Cynthia Erivo. Mas vale lembrar que a atriz vencedora do Oscar por Um Limite Entre Nós não era a escolha inicial para o projeto. Quando Davis conquistou o papel, a personagem, inicialmente escrita para uma mulher branca, foi alterada sob medida para seus talentos.

    "Este tipo de papel normalmente não é escrito para uma mulher negra", Davis afirmou à Variety, antes de lembrar toda a dificuldade que enfrentou na infância para chegar neste ponto de sua carreira: "Se eu não falasse sobre a minha jornada, eu estaria negando a garotinha de 6 anos de idade que passou fome, que fez xixi na cama, mas que também era forte. Ela sonhava alto. Ela se divertia muito. Grande parte do que sou hoje é uma tentativa de agradá-la".

    Em As Viúvas, Davis teve a rara oportunidade de atuar com seu cabelo real, ao invés dos apliques habituais. Ela agradece ao diretor Steve McQueen: "Pessoas negras sempre são ensinadas a não gostarem de seus cabelos. Quanto mais crespo, mais é considerado feio. [...] Mas nem todo mundo é Foxy Brown. Nem todas mulheres negras são beldades de pele mais clara com um belo cabelo afro. Existem as mulheres comuns - mais velhas, de pele mais escura e cabelo natural".

    De modo geral, ela acredita que as atrizes são embelezadas demais nos filmes de Hollywood: "As pessoas tentam ser gentis demais com as mulheres. Elas são embelezadas, são agradáveis. Elas se adequam às fantasias masculinas, ao olhar masculino. Mas este filme não faz isso".

    Com Liam NeesonColin FarrellCarrie Coon no elenco, As Viúvas chega aos cinemas brasileiros em novembro, de olho na temporada de premiações e no Oscar 2019. Enquanto isso, o Festival de Toronto terá cobertura diária do AdoroCinema.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top