Minha conta
    Maiores desastres do cinema superados pelos protagonistas... ou não!

    De Depois Daquela Montanha a Tubarão, vem ver nossa seleção de 10 filmes sobre catástrofe!

    Já imaginou como seria ficar perdido no meio de uma montanha gelada? Ter que encontrar sua família depois de um tsunami? Enfrentar um monstro alienígena? Dar de cara com um tubarão sedento por sangue, ou um tiranossauro à solta? Nas telonas, protagonistas passam por tragédias, seja na terra, no mar ou no espaço, que geram tensão, frio na barriga e deixam até o espectador nervoso.

    Pensando nisso, o AdoroCinema resolveu selecionar 10 dos maiores desastres do cinema, algumas baseadas histórias reais, que foram superados pelos protagonistas... ou não! Vale lembrar que estes e outros filmes podem ser assistidos através da playlist do Telecine Play.

    Depois Daquela Montanha

    Esqueça o naufrágio TitanicKate Winslet está pronta para enfrentar uma nova tragédia, desta vez ao lado de Idris Elba. Em Depois Daquela Montanha, os dois sofrem um acidente de avião e ficam perdidos em uma região montanhosa coberta de neve, sem civilização por perto. Eles precisam sobreviver, feridos e perdidos, enquanto uma chama de romance começa a ganhar força entre eles. Um filme de catástrofe com uma paisagem lindíssima e esses dois nomes de peso no elenco, tá bom ou quer mais?

    O Impossível

    A história real do tsunami que devastou a costa da Tailândia é o que dá forma à trama de O Impossível. O longa acompanha uma família que acaba se separando em meio à tragédia e precisa se reencontrar, sem ter a certeza da sobrevivência um do outro. Um misto de tensão e emoção. E o elenco? Ewan McGregorNaomi Watts (indicada ao Oscar pelo papel) e Tom Holland, nosso querido Homem-Aranha, novinho.

    A 5ª Onda

    Falando em onda... Chloë Grace Moretz cresceu em frente às câmeras e, entre viver a HitgirlCarrie - A Estranha e uma bailarina no inédito Suspiria, ela também integrou o elenco de um filme de catástrofe teen. Em A 5ª Onda, inspirado no livro de mesmo nome, a jovem (e a humanidade!) enfrenta uma série de ataques alienígenas — inclusive um pulso eletromagnético, um tsunami, um vírus letal e até extraterrestres infiltrados! Vai encarar?

    Horizonte Profundo - Desastre no Golfo

    Mais uma história real, de uma tragédia em uma plataforma de petróleo no Golfo do México, que explodiu em 2010, deixando 11 mortos e um rastro de destruição ecológica sem precedentes. Essa é a trama de Horizonte Profundo, um filme tenso, agitado, explosivo e emocionante. O longa traz Mark Wahlberg como o protagonista, além de ter Dylan O'Brien, Kate HudsonKurt RussellGina Rodriguez no elenco.

    O Dia Depois de Amanhã

    É gente sobrevivendo ao gelo que você quer? Roland Emmerich, cineasta conhecido por seus filmes-catástrofe, pegou o pretexto das alterações climáticas e transformou em uma tragédia no gelo em O Dia Depois de Amanhã. Na trama, o hemisfério norte está entrando em uma nova era glacial. Enquanto a maioria das pessoas passam a migrar para o sul, Dennis Quaid resolve ir atrás de seu filho, intérpretado por Jake Gyllenhaal no auge dos seus 24 anos de idade.

    Tubarão

    Quando pensamos em filmes de tragédia, sempre nos lembramos daqueles que trazem humanos versus predadores selvagens. O mais famoso deles certamente é Tubarão. Roy ScheiderRichard DreyfussRobert Shaw caçando um gigantesco tubarão branco assassino neste clássico de Steven Spielberg foi o que deu início à popularidade dos longas do gênero — inclusive a franquia Sharknado e até o recente Megatubarão.

    Jurassic Park

    Falando em predadores, não podemos os esquecer dos pré-históricos! Afinal, que ideia genial foi a de reviver dinossauros e não poupar despesas para montar um parque temático. Pena que as medidas de segurança foram deixadas nas mãos de um funcionário descontente, pronto para roubar as amostras genéticas e revender. O clássico Jurassic Park, de Steven Spielberg, originou duas sequências e uma nova franquia, recentemente estrelada por Chris Pratt e Bryce Dallas Howard.

    Cloverfield - Monstro

    Tragédias também incluem monstros fictícios, vindos de outros planetas. Cloverfield - Monstro, que gerou uma franquia, começou como um filme de baixo orçamento, combinando imagens com found footage — estilo com imagens supostamente reais captadas por amadores. O resultado é assustador, ao mostrar o ponto de vista de seis amigos que têm uma festa interrompida por um estranho tremor.

    Guerra dos Mundos

    Certamente você já ouviu falar da obra de H.G. Wells sobre um ataque alienígena. Livro, inclusive, que foi lido em uma transmissão de rádio por Orson Welles, causando pânico e fazendo muitas pessoas a acreditar que Nova Jersey estava sendo de fato invadido por extraterrestres. Tal história foi readaptada para as telonas por Steven Spielberg, trazendo Tom Cruise tipicamente correndo como louco para sobreviver ao ataque, ao lado de seus dois filhos (interpretados por uma pequenina Dakota Fanning e por Justin Chatwin).

    Alien: Covenant

    Ao falar em alienígenas e catástrofe, não se pode deixar de fora Alien. A franquia criada por Ridley Scott em 1979 ganhou novos ares com o prequel Prometheus (2012) e a continuação Alien: Covenant (2017). Neste segundo, a tragédia é marcada quando uma nave colonizadora sofre um acidente cósmico e resolve pousar em um planeta desconhecido, sobre o qual os protagonistas nada sabem — e desembarcam sem capacete. Michael Fassbender interpreta dois personagens diferentes, e isso já vale para assistir.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top