Minha conta
    Festival de Brasília 2018: Domingo, filme sobre a posse de Lula, abrirá a mostra

    Na edição deste ano, o evento ainda entregará o Prêmio Leila Diniz, que celebra as mulheres do cinema nacional.

    O Festival de Brasília, marcado para setembro, começa a ficar ainda mais concreto. Após divulgar a lista dos nove longas que disputarão o Troféu Candango de Melhor Filme, o evento do centro-oeste brasileiro acaba de anunciar seu título de abertura: Domingo, obra que promete movimentar o festival. Codirigido por Fellipe Barbosa (Gabriel e a Montanha) e Clara Linhart, o filme, que será exibido em Veneza, acompanha a festa de uma família de classe alta no dia da 1ª posse do ex-presidente Lula, em 2003.

    A polarização política e a fragmentação social do Brasil - que também servem de força motriz para o documentário Torre das Donzelas, em disputa pelo Candango - não será o único tema atual contemplado pelo Festival de Brasília. No encerramento da mostra, antes do anúncio dos vencedores dos prêmios em disputa, será exibido o documentário América Armada, de Alice Lanari e Pedro Asbeg (Geraldinos). A não-ficção trata da escalada da violência em nosso país ao redor do mundo, traçando um paralelo entre a realidade nacional e os contextos de países vizinhos, como a Colômbia e o México.

    A outra grande novidade revelada pelo Festival é a criação de mais uma honraria: o Prêmio Leila Diniz, destinado a celebrar a participação feminina no cinema brasileiro. A diretora e atriz Íttala Nandi (O Bandido da Luz Vermelha) e a montadora Cristina Amaral serão as primeiras artistas a receber o troféu. Contando com inúmeras mostras paralelas, eventos para fomentar a formação de diretores iniciantes, masterclasses, oficinas e muitas outras atividades, o Festival de Brasília 2018 ocorre entre os dias 14 e 23 de setembro - fique ligado na cobertura completa do AdoroCinema!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Festival de Brasília 2018: Confira a lista completa de filmes selecionados
    Comentários
    Back to Top