Minha conta
    Juiz rejeita acusação de plágio contra A Forma da Água

    Resultado do processo indica que há pequenas semelhanças entre o filme e a peça teatral de Paul Zindel.

    O cineasta Guillermo del Toro e a Fox Searchlight saíram na frente no processo judicial contra o longa-metragem A Forma da Águaacusado de ser um plágio da peça teatral 'Let Me Hear You Whisper', escrita por Paul Zindel no final da década de 1960. O juiz federal Percy Anderson, da Califórnia, concluiu que há pequenas semelhanças entre o filme e a obra do dramaturgo.

    O processo aberto contra del Toro, o produtor Daniel Kraus — que trouxe a ideia do filme ao diretor — e o estúdio Fox Searchlight foi aberto pelo filho do escritor, dias antes da cerimônia do Oscar, realizada em fevereiro de 2018. A acusação alegava que o fime teria copiado conscientemente a peça de Zindel, vencedor do prêmio Pulitzer.

    O enredo do show teatral gira em torno de uma mulher solitária, que trabalha em um centro de pesquisas durante a Guerra Fria e fará de tudo para defender um golfinho das mãos dos cientistas. Também ambientada no período de disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética, a obra cinematográfica de del Toro aborda a história de Elisa (Sally Hawkins), que se apaixona por uma criatura aquática e deseja resgatá-la de um laboratório experimental secreto do governo.

    Depois de comparar quesitos como enredo, montagem, humor, diálogo e personagens, o juiz do caso concluiu que o longa de del Toro não seria uma cópia, uma vez que a premissa do filme seria "muito genérica", segundo ele. A família, no entanto, havia listado mais de 60 semelhanças entre as duas obras na ação judicial.

    Compeã de indicações ao Oscar 2018, A Forma da Água ganhou quatro estatuetas na cerimônia, entre elas a de Melhor Filme e Melhor Diretor. Leia a crítica do filme.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top