Minha conta
    Encontrado um roteiro secreto de Stanley Kubrick

    O título é bastante apropriado: Burning Secret.

    Este é o sonho de muitos historiadores da arte: encontrar alguma obra rara dos grandes gênios, como um quadro perdido de Pablo Picasso, uma peça inacabada de August Strindberg ou, neste caso, um roteiro secreto de Stanley Kubrick.

    O pesquisador e professor de cinema britânico Nathan Abrams estava analisando materiais raros de De Olhos Bem Fechados, último filme de Kubrick, quando foi apresentado ao roteiro de Burning Secret, até então desconhecido, e redigido em parceria com Calder Willingham. O texto, sobre um barão que se torna amigo de um garotinho para seduzir a mãe dele, foi entregue pelo filho de um colaborador recente do cineasta, que preferiu permanecer anônimo.

    Embora Kubrick tivesse demonstrado interesse em adaptar a história homônima de Stefan Zweig, não se sabia se ele tinha escrito algo a respeito. De acordo com Abrams, o roteiro de 100 páginas, produzido em 1957, está completo, com começo, meio e fim. Mas o acadêmico não sabe afirmar se esta era uma versão final, nem as razões pelas quais o projeto não foi levado adiante pelo diretor. 

    Abrams é prudente quanto à descoberta, relembrando que Kubrick costumava utilizar o roteiro como esboço, fazendo diversas alterações durante a filmagem. Ou seja, talvez o filme baseado em Burning Secrets fosse muito diferente do material encontrado - e certamente diferente da adaptação de Andrew Birkin, de 1988, e intitulada O Segredo de um Homem no Brasil.

    O roteiro pode se tornar alvo cobiçado pelos detentores dos direitos autorais, mas caso o imbróglio jurídico se resolva, este seria um ótimo material para publicação em livro. Os fãs de Stanley Kubrick agradeceriam. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top