Minha conta
    Top 10: Conheça incríveis filmes não-americanos de zumbis

    Será que o seu favorito está na lista?

    Estreando essa semana nos cinemas brasileiros, o terror francês A Noite Devorou o Mundo, de Dominique Rocher e estrelado por Anders Danielsen Lie, traz um tema já bastante conhecido no gênero: zumbis.

    A maioria costuma seguir uma receita bolo: os mortos-vivos costumam ser muito rápidos ou muito lentos, o vírus que se espalha quase nunca tem uma explicação de onde surgiu, poucos heróis e dezenas de figurantes. Porém, alguns filmes têm se destacado e se tranformaram em sucessos internacionais, como o sul-corano Invasão Zumbi, de Yeon Sang-ho, que não se baseia apenas no susto e surpreende ao contar histórias de família.

    Sendo assim, o AdoroCinema decidiu listar 10 filmes não-americanos do gênero, lembrando aos fãs algumas das obras mais conhecidas (e outras nem tanto) com esses seres canibais que aprendemos a amar:

    1) A Noite Devorou o Mundo (França)

    Após um noite de festa com muita bebida, Sam (Anders Danielsen Lie) acorda completamente sozinho em seu apartamento. Ainda confuso ele descobre um terrível acontecimento: a cidade de Paris está tomada por zumbis famintos. Preso no prédio, ele precisa encontrar um jeito de se manter vivo neste cenário hostil. Leia a crítica do AdoroCinema

    2) Invasão Zumbi (Coréia do Sul)

    Em um trem de alta velocidade com destino à cidade de Busan, na Coréia do Sul, um vírus misterioso que transforma as pessoas em zumbis acaba se espalhando de maneira devastadora. A cidade de destino da locomotiva conseguiu com sucesso se defender da epidemia, mas até chegar lá eles deverão lutar pelas suas sobrevivências. Leia a crítica do AdoroCinema!

    3) Cargo (Austrália)

    Andy (Martin Freeman) corre contra o tempo para salvar sua filha. Infectado por um vírus de uma pandemia zumbi, ele tem apenas 48 horas para encontrar um lugar seguro a fim de proteger a criança. A salvação que o pai procura pode estar em um tribo aborígene isolada, mas para ter acesso ao grupo, ele terá que ajudar uma jovem indígena em uma missão perigosa. 

    4) Todo Mundo Quase Morto (Reino Unido)

    Saindo um pouco do terror, o longa é quase uma paródia ao filme Madrugada dos Mortos. Na trama,  Shaun (Simon Pegg) trabalha como vendedor e divide uma casa com Ed (Nick Frost), seu melhor amigo, e Pete (Peter Serafinowicz). Quando sua namorada termina o relacionamento, ele decide se embebedar com os amigos em pub. Porém, mal sabe ele que as pessoas à sua volta estão se tornando zumbis!

    5) [REC] (Espanha)

    Ángela Vidal (Manuela Velasco) é uma jornalista que, juntamente com seu operador de câmera Pablo (Pablo Rosso), faz uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate logo se transforma em um grande pesadelo quando um misterioso vírus infecta os moradores. O longa teve três sequências: [REC]² - Possuídos[REC]³ - Gênesis e  [REC]⁴ - Apocalipse.

    6) Extermínio (Reino Unido)

    Alguém salve a Rainha! Após invadirem um laboratório de pesquisas, um grupo de ativistas encontra chimpanzés presos em gaiolas diante de telas que exibem cenas de extrema violência. Assim que são soltos os macacos atacam todos aqueles à sua volta, em verdadeiros ataques ensandecidos. 28 dias após este acontecimento, Jim (Cillian Murphy) desperta do coma em um hospital de Londres. Ele está sozinho e a cidade está infestada de zumbis. Seguido por Extermínio 2 (2007)                                                          

    7) Juan dos Mortos (Cuba)

    Juan (Alexis Díaz de Villegas) é um sujeito de 40 anos especializado na arte de não fazer nada. Um dia, se depara com uma misteriosa infecção que está transformando os habitantes de Havana em mortos-vivos famintos. Como um bom cubano, decide começar um negócio ao lado do amigo Lazaro (Jorge Molina) para tirar vantagem da situação. Eles se especializam em assassinar zumbis e trabalham com o slogan "Matamos seus entes queridos". Leia a crítica do AdoroCinema!

    8) Mangue Negro (Brasil)

    Pensaram que o Brasil não tinha filme de zumbi? Pensaram errado! Do manguezal de onde sai o mísero sustento de uma comunidade de pescadores, emergem zumbis canibais. Ninguém sabe o que causa a contaminação, o que importa é fugir e sobreviver. Diante de um horror que não recua nem com a claridade do dia e não poupa sequer peixes e crustáceos, um sobrevivente relutante e amedrontado se descobre hábil com o machado e péssimo na hora de se declarar para a morena que faz seu coração bater.

    9) Zumbis na Neve (Noruega)

    Zumbis nazistas? Temos tambem! Um grupo de amigos estudantes de medicina vão passar as férias em uma isolada estação de esqui, dentro de uma cabana. Ao chegar lá, eles são aterrorizados por um velho maluco que conta uma estranha história sobre nazistas.  Os jovens acabam encontrando um baú cheio de ouro, só que com isso eles erguem inadvertidamente um exército de zumbis nazistas que havia morrido nas montanhas de neve.

    10) Rammbock: Berlin Undead (Alemanha)

    Quando Michael (Michael Fuith) chega em Berlim para visitar Gabi (Anka Graczyk), sua ex-namorada, descobre que um terrível vírus começou a se espalhar rapidamente pela cidade. Para piorar, Gabi não está em casa. Em vez disso, ele conhece o jovem Harper (Theo Trebs) e precisa da ajuda dele para sobreviver às vítimas que se transformaram em zumbis e encontrar Gabi.

    E aí, tem mais algum filme digno de entrar na lista?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top