Minha conta
    Diretora de Frozen e diretor de Divertida Mente vão comandar Pixar e Disney Animation no lugar de John Lasseter

    Saída do criador de Toy Story foi marcada por acusações de assédio no ambiente de trabalho.

    Jennifer Lee e Pete Docter vão assumir as funções que foram de John Lasseter nos dois maiores estúdios de animação do mundo. A troca de cadeiras se dá depois da The Walt Disney Company passar por um processo turbulento envolvendo o afastamento e posterior saída de Lasseter, diretor, produtor, roteirista e animador que chefiou a Walt Disney Animation Studios e a Walt Disney Animation Studios por anos.

    Lee, vencedora do Oscar por Frozen: Uma Aventura Congelante (2013), será a diretora criativa da Walt Disney Animation Studios. Na Pixar, quem assume o mesmo cargo é Docter, vencedor do Oscar por Divertida Mente (2015). As duas atribuições eram acumuladas por Lasseter desde 2006.

    Jason Merritt/Getty Images

    Diretor Toy Story (1995), Vida de Inseto (1998) e Toy Story 2 (1999) — os três primeiros filmes da Pixar —, Lasseter ajudou a desenvolver, como produtor executivo, clássicos contemporâneos como Os Incríveis (2004), WALL·E (2008) e Up: Altas Aventuras (2009). Entretanto, o diretor saiu pela porta dos fundos da companhia na qual trabalhou por décadas após eclodirem denúncias contra seu comportamento no ambiente de trabalho. Alega-se que o produtor cometou "avanços indesejados" em colegas de trabalho, incluindo "pegar, beijar e fazer comentários sobre os atributos físicos das pessoas". Após as acusações de assédio, em novembro do ano passado, Lasseter pediu desculpas e foi afastado de seu cargo. Ao retornar para a Disney, o executivo anunciou que iria se desligar da companhia no final deste ano, o que significa que a era de Lee e Docter começa em 2019.

    O primeiro trabalho de Lee na Disney foi como roteirista de Detona Ralph (2012). Ela também é autora da história de Zootopia - Essa Cidade é o Bicho (2016) e do roteiro de Uma Dobra no Tempo (2018). "Animação é a forma de arte mais colaborativa do mundo e é com a parceria de meus amigos cineastas, artistas e inovadores que nós olhamos para o futuro", afirmou a cineasta em comunicado. "Espero apoiar os incríveis talentos que nós temos, encontrar novas vozes e trabalhar juntos para contar histórias originais."

    Docter começou a trabalhar na Pixar em 1990, quando o estúdio ainda pertencia à Steve Jobs e a Disney ainda não tinha a posse da companhia. Ele já venceu o Oscar duas vezes (por Divertida Mente e Up) e venceu o Annie Awards em cinco ocasiões. "Eu comecei aqui há 28 anos. Eu tenho sorte por trabalhar do lado dde algumas das pessoas mais talentosas do planeta e juntos vamos continuar levando a animação para novas direções, usando a tecnologia mais avançada para contar histórias que vão surpreender e deliciar as audiências em todo o mundo", afirmou o realizador.

    Entre os próximos lançamentos da Walt Disney Animation Studios e da Pixar estão Os Incríveis 2 (estreia no Brasil dia 28 de junho de 2018 depois de quebrar recordes de bilheteria nos Estados Unidos), WiFi Ralph (3 de janeiro de 2019), Toy Story 4 (20 de junho de 2019) e Frozen 2 (2 de janeiro de 2020).

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top