Minha conta
    Os Incríveis 2: Disney alerta para risco de convulsões

    Animação produzida pela Pixar chama a atenção pela intensidade das cenas de ação, que podem afetar a saúde de pessoas epiléticas.

    Os Incríveis 2, aguardada continuação produzida pela Pixar, finalmente chegou aos cinemas dos Estados Unidos (a estreia no Brasil é só no dia 28 de junho), com recordes de bilheteria (US$ 180 milhões arrecadados no primeiro final de semana, mais do que qualquer outra animação) e elogios da imprensa especializada. Na crítica do AdoroCinema, por exemplo, as sequências de ação da nova aventura da família Pêra são apresentadas como um dos pontos positivos do filme. Tais cenas, por conta da agilidade dos cortes e da intensidade das luzes, podem ser vistas como um show visual para alguns ou como um risco à saúde para outros.

    Por conta disso, a blogueira Veronica Lewis, ativista pela saúde dos olhos, publicou uma sequência de tuítes em seu perfil na rede social na qual fala sobre os perigos da intensa frequência de luzes que o filme apresenta. Para pessoas com epilepsia ou outros problemas relacionados à fotossensibilidade ocular, o filme pode desencadear situações de desconforto ou até mesmo convulsões.

    "Eu não quero que haja um boicote de Os Incríveis 2 nem mudar o filme, que é muito bem feito e as luzes estroboscópicas são um ponto importante do roteiro. Eu só quero que a Disney/Pixar e as redes de cinema avisem isso", comentou Lewis. Em seguida, a blogueira atualizou sua publicação com uma série de avisos que começaram a aparecer em cinemas do país alertando para os riscos do visual do filme.

    "Os Incríveis 2 contém uma sequência de luzes piscantes que pode afetar espectadores que são suscetíveis a epilepsia fotossensível ou outras fotossensibilidades", diz um dos avisos, assinado pela distribuidora Walt Disney Studios Motion Pictures.

    Com direção de Brad Bird, a continuação de Os Incríveis (2003) traz Roberto Pêra, o Sr. Incrível, assumindo as tarefas do lar enquanto sua esposa, Helena, a Mulher-Elástica, comanda a luta contra o crime.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top